© Cinemundo

Song Sung Blue | Quem é Neil Diamond, homenageado por Hugh Jackman e Kate Hudson?

O novo filme protagonizado por Hugh Jackman e Kate Hudson, “Song Sung Blue”, é uma homenagem a Neil Diamond, o Elvis Judeu.

Janeiro de 2026 começou com a chegada do filme “Song Sung Blue” aos cinemas portugueses, no dia 8. Trata-se de um drama musical biográfico escrito e realizado por Craig Brewer, o produtor de “O Príncipe Volta a Nova Iorque“. Além disso, a longa-metragem baseia-se num documentário homónimo da autoria de Greg Kohs.

Pub

O biopic musical é protagonizado por Hugh Jackman (“O Grande Showman“) e Kate Hudson (“Quase Famosos“). Os dois atores dão vida a Mike e Claire Sardina, um casal que criou uma banda de tributo a Neil Diamond. Fora do grande ecrã, a dupla musical esteve em atividade até 2006, ano em que Mike não resistiu a uma queda fatal.

Apesar do seu lançamento recente, “Song Sung Blue” conta já com algumas premiações, tendo vencido um Gotham, entre outros. Além disso, Kate Hudson está nomeada aos Golden Globes, uma cerimónia que acontece já este mês. Mas, afinal, quem é Neil Diamond, o cantor que ficou conhecido como o ‘Elvis Judeu’?

Pub Ad Banner

Lê Também:
Springsteen: Deliver Me From Nowhere, a Crítica

Pete Seeger inspirou Neil Diamond a começar uma carreira musical

Neil Diamond nasceu em 1941, em Nova Iorque, no seio de uma família judia, com origens polacas e russas. Durante a sua juventude, Diamond passava os verões num acampamento para crianças com raízes judaicas. Num dos anos, o cantor ativista Pete Seeger apresentou-se ao vivo e Neil Diamond ficou encantado ao ver os seus colegas a cantar as músicas de Seeger. A partir desse momento, decidiu compor as suas próprias canções e aprender a tocar guitarra. Além disso, passou a fazer uso do seu talento de escrita para conquistar os corações das raparigas por quem se apaixonava.

Pub

No entanto, Neil Diamond optou por seguir o curso de medicina, fazendo uso de uma bolsa de estudos que ganhou enquanto aluno de esgrima. Mas, ao mesmo tempo, o jovem Diamond tentava a toda a força vender as suas letras, até que surgiu um contrato com uma empresa de música que o fez abandonar a faculdade.

Apesar de o contrato não ter sido renovado, este foi o ponto de partida para Neil Diamond se dedicar verdadeiramente à composição, tendo escrito letras para os Monkees, Cliff Richards, entre outros.

Pub

Lê Também:
Biopics No Feminino Que Não Podes Deixar De Ver

Como é que Neil Diamond se transformou no ‘Elvis Judeu’?

Depois do sucesso enquanto compositor, Neil Diamond decidiu arriscar e tornou-se intérprete dos próprios temas, iniciando-se com o lançamento do álbum “Solitary Man”. Desde então, Diamond alcançou o sucesso ao lançar canções que continuam a atravessar gerações. Talvez uma das mais populares seja mesmo “Sweet Caroline”, um tema que Caroline Kennedy ajudou a inspirar após a morte do seu pai, o Presidente John F. Kennedy.

Pub

Embalado pelo sucesso, Neil Diamond criou a banda sonora do filme “Fernão Capelo Gaivota”, que lhe valeu o seu primeiro Globo de Ouro e um Grammy (não voltaria a vencer mais nenhum, apesar das treze nomeações). Mais tarde, escreveu temas também para as longas-metragens “Pulp Fiction“, “Shrek Para Sempre: O Capítulo Final”, entre outros.

Já em cima do palco, Neil Diamond apresentava-se com uma energia eletrizante, deixando uma marca pelos concertos vibrantes que protagonizava. Essa intensidade valeu-lhe a alcunha de ‘Elvis Judeu’, por muitos o compararem ao ‘Rei do Rock’. Além disso, Elvis Presley chegou a fazer covers de alguns temas de Diamond, e vice-versa.

Pub

Ao longo dos mais de sessenta anos de carreira, Neil Diamond desenvolveu um dos catálogos mais duradouros da música popular americana. Em 1972, o músico lançou o tema “Song Sung Blue”, canção que dá agora título ao filme de Craig Brewer, que acompanha a história da dupla Mike e Claire Sardina, interpretados por Hugh Jackman e Kate Hudson.

Lê Também:
Do apagão ao Papa, eis os eventos mais marcantes de 2025

Pub

Quem é a dupla Mike e Claire Sardina, interpretados em “Song Sung Blue”?

Se Neil Diamond se deixou impressionar pela forma como os seus colegas cantavam as canções de Pete Seeger, não demorou muito até Diamond ter a sua própria legião de fãs. Consequentemente, alguns desses fãs criaram bandas de tributo ao cantor norte-americano, mas a que mais se destacou foi a dupla Mike e Claire Sardina.

Originalmente, Mike Sardina formou uma banda amadora e conheceu Claire durante uma audição para o projeto musical. Mais tarde, o casal apaixonou-se e decidiu criar a Lightning and Thunder, de tributo ao ‘Elvis Judeu’. Os dois apresentaram-se em diversas cidades norte-americanas e fizeram a abertura de vários concertos, incluindo os Pearl Jam. Infelizmente, Mike veio a falecer em 2006, após sofrer um traumatismo craniano, ditando o fim da banda.

Pub

Conhecias Neil Diamond? És fã das suas canções? Já assististe a “Song Sung Blue”?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *