©Zero em Comportamento

Stanley Kubrick desejou fazer este filme vencedor de Óscares mas não conseguiu

Stanley Kubrick é considerado um dos maiores realizadores de cinema de sempre. Ainda que com poucos filmes realizados, o autor tem uma filmografia diversificada que vai do histórico (“Spartacus”, 1960) à ficção científica (“2001: Odisseia no Espaço”, 1968) ou terror (“Shining”, 1980), entre outros géneros.

É também sabido por quem conhece Stanley Kubrick que ele deixou alguns projetos por fazer, sendo o mais notável a biografia de Napoleão Bonaparte. Contudo, há um filme que o realizador sempre quis fazer mas outro nome do cinema agarrou o projeto antes dele.

Pub
Lê Também:
Stanley Kubrick considerou realizar uma sequela deste icónico filme

Qual o filme que Stanley Kubrick pretendia fazer?

Stanley Kubrick faz Cameo em 2001: Odisseia no Espaço
©Zero em Comportamento

O icónico realizador Stanley Kubrick tem uma obra invejável que conta com 13 longas-metragens e 3 curtas-metragens. 26 anos depois da sua morte e a poucos anos do centenário do seu nascimento (em 2028), há um filme que o realizador quase realizou mas acabou por perder o projeto para outro colega: David Lean.

Falo do épico vencedor de 5 Oscars, incluindo melhor argumento adaptado, “Doutor Jivago” (1965). O filme de David Lean conta a história de um físico e poeta russo que se apaixona pela esposa de um ativista político. A narrativa decorre no contexto da I Guerra Mundial e da Revolução de Outubro.

Pub Ad Banner

Apesar da sua curta filmografia, o realizador preparou vários projetos que acabou por não concretizar. Vários deles já com planeamentos de realização e tudo! Enquanto no início da sua carreira, os projetos foram decorrendo com intervalos relativamente curtos, a partir de “2001: Odisseia no Espaço” os intervalos entre filmes foram sendo cada vez maiores e os seus fãs ficavam cada vez mais ansiosos pelo seu filme seguinte.

Numa carta encontrada pelo historiador de cinema James Fenwick, datada de 8 de janeiro de 1959, soube-se que Stanley Kubrick andava atrás dos direitos de adaptação de “Doutor Jivago” a partir do romance homónimo de Boris Pasternak lançado em 1957. Kubrick contactou mesmo o próprio autor do livro. No entanto, como sabemos, a adaptação ficou a cargo de David Lean.

Pub
Lê Também:
Este é o melhor filme da história para Stanley Kubrick

O que foi dito nesta carta?

Doutor Jivago
© Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)

Na carta que Stanley Kubrick enviou a Boris Pasternak refere-se: “O último filme que fizemos, Horizontes de Glória, recebeu o prémio de melhor filme do ano na Bélgica, Brasil e Finlândia. Agora, gostaríamos de comprar os direitos de cinema para Doutor Jivago. Contactámos o escritório de advogados em Nova Iorque que representa a editora italiana do livro. As negociações estão paradas, pois ainda não há previsão para a finalização de um acordo.” Adicionalmente, associado ao projeto como produtor estava Kirk Douglas que, provavelmente, iria ser também o protagonista do filme, Yuri. 

Já no início dos anos 50, Kubrick tinha escrito num dos seus cadernos que: “O momento exato de sucesso absoluto para um realizador é quando ele filma um grande clássico da literatura com mais de 600 páginas, algo que ele não perceba por completo e que é, de qualquer forma, impossível de filmar corretamente devido à complexidade da narrativa ou à elusividade da sua forma ou conteúdo.”

Pub

Estas notas podem, portanto, indicar que Stanley Kubrick havia chegado ao seu grande clássico da literatura anos mais tarde. No entanto, “Doutor Jivago” escapou-lhe das mãos para um realizador inglês: David Lean. Já Kirk Douglas, manteve-se ao lado de Kubrick mas noutro projeto igualmente épico: “Spartacus”.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *