© MGM

2001: Odisseia no Espaço | Sabes o verdadeiro significado do Monólito?

“2001: Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, é um dos filmes mais importantes da história. Mas há uma cena que deixa muitas dúvidas – saberás o significado do Monólito?

Sumário:

  • “2001: Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, marcou e mudou por completo a ficção científica aquando da sua estreia em 1968;
  • O filme contém alguma das cenas mais icónicas da história do cinema mas também das mais misteriosas, nomeadamente a que inclui o monólito;
  • O incrível monólito presente do filme tem vários significados e possíveis interpretações, incluindo provar a interferência de aliens na nossa evolução.
Lê Também:   Este é o melhor filme da história para Stanley Kubrick

Da nossa parte, Catarina Oliveira escreve, “a influência de um título como 2001: Odisseia no Espaço nas gerações de cineastas subsequentes não pode nem deve ser subestimada. Aquando do seu lançamento, em 1968, transgrediu a noção de género (no caso, ficção científica) para se desenrolar sobretudo numa ótica de ‘objeto de reflexão’ – sobre o papel do Homem no universo e a sua interação com o mesmo”.

“2001: Odisseia no Espaço” foi lançado em 1968 e realizado por Stanley Kubrick. Baseado numa história de Arthur C. Clarke, o filme é conhecido pelas suas inovações visuais e narrativas e é considerado um marco no género. Dividido em quatro partes principais, o enredo começa com a evolução da humanidade, mostrando o uso de ferramentas na pré-história.

Por incrível que pareça, o filme só venceu um Óscar, na categoria de Melhor Efeitos Visuais, também a única estatueta dourada de Stanley Kubrick. Logo ao início descobrimos um dos momentos mais misteriosos do filme –  o gigante monólito. Qual é o seu significado?


O significado do Monólito no clássico de Stanley Kubrick

2001 odisseia no espaço
© MGM

O icónico monólito aparece durante os momentos-chave na evolução da consciência humana. Surge quando os humanos pré-históricos descobrem o uso de ferramentas, o que sugere que o monólito é responsável por desencadear esse avanço evolutivo, estabelecendo a humanidade como a espécie dominante. Posteriormente, o monólito reaparece quando os humanos exploram o espaço, especialmente durante a primeira viagem à lua, sinalizando a necessidade de continuar a evolução ao invés de se acomodar nas conquistas passadas.

Lê Também:   A Clockwork Orange | Sabes o verdadeiro significado do Nome desta obra prima de Stanley Kubrick?

O monólito emite um sinal que leva o astronauta Dave Bowman a ser transportado para uma nova dimensão, onde ele passa por mais uma transformação evolutiva, tornando-se o “Star Child”, uma entidade interdimensional. Stanley Kubrick usa o monólito para representar esses saltos evolutivos, mas deixa perguntas em aberto sobre a sua origem e natureza, sugerindo que a jornada evolutiva da humanidade pode não ser totalmente controlada por nós mesmos.

O monólito, com sua forma estranha e sem grandes características, pode ser visto como um espelho negro, refletindo os nossos medos, ansiedades e curiosidade insaciável sobre o Universo. Ele simboliza o desconhecido e provoca reflexões sobre a nossa existência e como chegamos até aqui, levantando ainda mais perguntas do que respostas.

Stanley Kubrick analisa no filme a evolução da consciência face aos perigos e limitações da nossa tecnologia, levantando questões profundas sobre o que significa existir para nós.

Onde posso ver o “2001: Odisseia no Espaço”?

Em Portugal, o icónico filme de Stanley Kubrick pode ser visto no streaming através da Max. Podes ainda alugar ou comprar a obra na AppleTv+. Com 92% no Rotten Tomatoes, “2001: Odisseia no Espaço”, é considerado um dos melhores filmes do realizador, e perfeito para os fãs do sci-fi.

Já viste este filme? Para ti, qual é o verdadeiro significado deste objeto?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *