Steven Spielberg & Tye Sheridan

Steven Spielberg comprometeu-se a deixar os seus filmes de fora de Ready Player One, a sua equipa não concordou

Steven Spielberg comprometeu-se a exterminar todas à excepção de uma referência sua em “Ready Player One: Jogador 1”. A sua equipa fez os possíveis para que tal não acontecesse.

Quando foi divulgado que Steven Spielberg iria realizar “Ready Player One: Jogador 1” é seguro dizer-se que os fãs ficaram entusiasmados, mas ao mesmo tempo com receio de que se tornasse um filme de Spielberg sobre Spielberg. No entanto, o cineasta optou por jogar ao “Apanha-me se Puderes” com a sua filmografia, comprometendo-se a cortar qualquer referência ao seu trabalho. Por sorte, a sua equipa de “Ready Player One: Jogador 1”, comprometeu-se a fazer os possíveis para que tal não acontecesse, iniciando o jogo do rato e do gato com o cineasta.

Lê Também:
Curiosidades sobre Ready Player One que não podes perder

A estratégia da equipa passou por esgueirar os easter eggs de Spielberg para o cenário de fundo, na maioria filmes que o cineasta produziu em vez de realizar. Um exemplo foi o graffiti alusivo ao mostrengo verde de “Gremlins” numa das paredes da distópica realidade de “Ready Player One: Jogador 1”. Sendo que Spielberg descreve este episódio como:

Penso que muitos membros da equipa digital estavam a tentar esgueirar algumas das suas referências favoritas da cultura dos anos 80, sabe? E, tendo visto cada cena mais de 30 vezes ao longo dos vários passos da produção, comecei a notar pequenos pormenores. Eles esgueiraram um gremlin.”

Por sorte, o realizador só reparou neste pormenor numa fase tardia da produção, pelo que o mesmo sobreviveu à censura. Podes tentar descobri-lo na épica batalha final do filme. Outro exemplo foi a tentativa de incluir uma cena alusiva aos “Os Goonies”, a qual já não teve o mesmo destino. “Nós tínhamos um Fratelli’s Diner disfarçado, mas fomos apanhados”, confessa o designer de produção Adam Stockhausen, “ele [Spielberg] aniquilou-a”.

Lê Também:
Ready Player One: Jogador 1 tem ovação de pé em sessão de teste

Steven Spielberg justificou estes actos durante uma conferência de empresa em Hollywood como:

Chegou uma altura em que tive de começar a referir alguém que gostasse dos meus filmes, e não a fazer um filme sobre os meus filmes. Deixei que um limitado número de ícones dos meus filmes entrasse – especialmente o DeLorean, o qual veio directamente do livro -, caso contrário existiria um mar infinito de elementos que poderíamos ter incluido, mas que não o fizemos. […] Eu não defini o mercado dos anos 80. Há muito para explorar.”

Portanto, o único easter egg oficial de Steven Spielberg que podes encontrar em “Ready Player One: Jogador 1” é mesmo o DeLorean, que neste caso é um crossover de “Regresso ao Futuro” com “Os Caça-Fantasmas”. Mas nada te impede de procurar outros sobreviventes. Para além das referências ao cineasta, podes contar com o Iron Giant, Freddy Krueger, Duke Nukem, Christine de Stephen King, a carrinha da A-Team, entre outros, com especial destaque para o universo “Star Wars” que teve a aprovação oficial da Disney:

Ainda que “Ready Player One: Jogador 1” possa parecer uma viagem aos anos 80, quem assistiu à sua estreia no festival SXSW garante que este não é de todo o caso. O próprio Spielberg garante que “o filme não é bem sobre a nostalgia. A nostalgia é apenas o guarda-roupa da janela, a acção decorre no pára-brisas. É uma corrida. É uma competição pelo controlo do OASIS.”

TRAILER | STEVEN SPIELBERG LEVA-TE A UM MUNDO DE PURA IMAGINAÇÃO

“Ready Player One: Jogador 1” estreia esta quinta. Vais tentar encontrar os restantes Easter Eggs?

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *