Steven Spielberg regressa às origens com O Amigo Gigante

Depois de A Ponte dos Espiões (vencedor de 1 Óscar da Academia), Steven Spielberg regressa à realização de filmes para toda a família com a adaptação O Amigo Gigante.

É do conhecimento de todos que Steven Spielberg – ao lado dos nomes de Woody Allen ou Martin Scorsese – é provavelmente um dos mais aplaudidos cineasta americano por todo o mundo. Vencedor de 3 Óscares da Academia (dois por A Lista de Schindler e um de melhor realização por O Resgate do Soldado Ryan), Steven Spielberg, que comemora 70 anos no final de 2016, é uma das mentes mais criativas do cinema mainstream de Hollywood, que consegue captar a atenção (e, por sua vez, as emoções) de espetadores entre 8 aos 80 anos de idade.

Steven Spielberg
A primeira adaptação ao cinema de The BFG estreou em 1989, com realização de Brian Cosgrove

Este ano, como por magia, regressa à realização de filmes para toda a família – quem é que não se lembra de As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne (2011), Parque Jurássico (1993), Hook (1991), E.T. – O Extraterrestre (1982)? – com a adaptação cinematográfica da obra clássica “The Big Friendly Giant”, da autoria de Roald Dahl (1916 – 1990), também escritor de “O Fantástico Senhor Raposo” e “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, traduzidos em mais de 58 línguas e que já venderam mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.

Steven Spielberg
Penelope Wilton, Ruby Barnhill e Steven Spielberg na conferência de imprensa em Cannes

Lê ainda: 69º Festival de Cannes (Dia 5) | O Gigante Spielberg

Em inglês com o título The BFG e em português O Amigo Gigante, é distribuído pela NOS Audiovisuais e estreará no próximo no dia 7 de julho de 2016, ano que coincide com o centenário do nascimento do autor. “The Big Friendly Giant”  foi publicado pela primeira vez em 1982 e, desde então, tem encantado leitores de todas as idades. Em Portugal, o livro já foi lançado em novembro passado pela editora Oficina do Livro com o nome “O Grande Gigante Gentil”.

Lê Também:
Timothée Chalamet revela primeiro teaser de Bones And All

O livro e o filme (produzido pela Walt Disney Pictures) contam a história de uma menina órfã chamada Sophie que vive no orfanato dirigido pela rabugenta e maléfica Sra. Clonkers. Numa noite, através da janela do orfanato, Sophie vê um gigante a soprar numa espécie de trompeta. O gigante leva-a para a sua terra natal, o País dos Gigantes e explica que todas as noites sopra sonhos para os quartos das crianças, ao contrário dos outros gigantes que comem seres humanos. Na manhã seguinte, o Amigo Gigante leva Sophie ao País dos Sonhos para apanhar mais sonhos. No entanto, o Gigante engana-se e captura um pesadelo, usando-o para iniciar uma luta entre os outros gigantes.

Steven Spielberg
Para muitos Sophie é uma reinvenção da personagem de Drew Barrymore em E.T.

Lê também: Steven Spielberg prepara trilogia de Jurassic World

Do elenco de O Amigo Gigante fazem parte nomes conceituados como Mark Rylance (vencedor do Óscar de Melhor Ator Secundário no início deste ano pelo seu desempenho em A Ponte dos Espiões) no papel de “O Amigo Gigante”, a estreante Ruby Barnhill no papel de Sophie, Penelope Wilton (Downton Abbey; O Exótico Hotel Marigold) no papel da Rainha e Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona) no papel de Mary, a aia da rainha. O ator português Paul Moniz de Sá, nascido nos Açores e radicado no Canadá dá corpo e voz a um dos gigantes, ao lado dos comediantes Bill Hader (Descarrilada; Inside Out) e Jemaine Clement (Rio).

Steven Spielberg
O elenco no passado sábado no Festival de Cannes

Vê também: The BFG | O teaser trailer do novo filme familiar de Steven Spielberg

Para Steven Spielberg, foi uma honra poder contar esta história completamente imaginária, uma vez que leu o romance aos seus sete filhos quando eram crianças. Além disso, o realizador ficou agradado por trabalhar novamente com Mark Rylance, o seu novo ator-sensação (a par de Tom Hanks) e com a jovem de 11 anos Ruby Barnhill, que para ele foi bastante autêntica e espontânea na sua primeira interpretação no grande ecrã, razões pelas quais a escolheu. O objetivo do cineasta era fazer com que a personalidade da atriz fosse visível na personagem, já que estava à procura da verdadeira Sophie.

Lê Também:
E.T. e Tubarão regressam às salas de cinema portuguesas

No passado sábado à noite, O Amigo Gigante estreou no Festival de Cannes e foi recebido com algum entusiasmo, visto que Steven Spielberg encanta sempre à sua maneira. Para alguns este é o E.T. para uma nova geração. Já o jornal britânico The Telegraph escreve que “Spielberg cria uma paisagem de assombros em O Amigo Gigante” e atribuiu-lhe nota máxima. O Meu Amigo Gigante estará disponível nas salas de cinema portuguesa em versão original e em versão portuguesa (trailer abaixo), o que certamente fará com que mais pessoas se aproximem deste artista, que sabe sempre como entreter.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Maio 2016


 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1394 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.