Foto de Ekaterina Bolovtsova no Pexels

A relação entre tecnologia e fabricantes de cozinhas

Futuro chega a todo o lado, e as nossa cozinhas não ficam atrás! Conhece como a nova tecnologia promete modificar esta importante divisão do novo dia-a-dia!

Todos nos lembramos de algumas previsões futuristas do filme “Regresso ao Futuro” para 2015: carros voadores, robots que atestam o depósito do carro – presumimos que com combustível verde – hoverboards e, claro, o “Tubarão 19” realizado pelo filho de Steven Spielberg, Max. Apesar do futuro não ter sido exatamente como previsto por Robert Zemeckis é certo que este já chegou, nas mais diversas formas.

Não é preciso ir tão longe no tempo – voltar a 1985 e reimaginar 2015 – para concebermos os modelos de cozinhas e cozinhas por medida do futuro. Porque, em muitos casos, estes já chegaram: nas cozinhas modernas com ilhas, na decoração de cozinha de luxo e na forma como os fabricantes de cozinhas – como a Leiken – já imaginam esses mesmos modelos de cozinhas e cozinhas por medida. Mas há mais, claro. Sobretudo no papel que está reservado à tecnologia nesse ansiado futuro.

Modelos de cozinha e a Internet das Coisas

Como é que cozinhas por medida e modelos de cozinhas estão relacionados com a Internet das Coisas? É que pensar a cozinha no futuro não se resume a pensar na decoração de cozinha de luxo ou em cozinhas modernas com ilhas. A Internet das Coisas – originalmente, em inglês, Internet of Things (IoT) – terá um papel fundamental nos modelos de cozinhas e cozinhas por medida do futuro. A Internet das Coisas é a rede que liga todos os aparelhos – e que os liga à internet através de um sistema único – fazendo a gestão inteligente e eficaz dos mesmos. Um bom exemplo da ligação em rede através de um único sistema é a introdução dos assistentes de voz com comando no smartphone. Sim, esta é uma das formas em que a Inteligência Artificial (IA) entrará na cozinha e beneficiará da estrutura da Internet das Coisas. Um exemplo paradigmático será a evolução de dois aparelhos com os quais estamos familiarizados – os fogões e os frigoríficos.

Os fogões nas cozinhas por medida

Para além dos aspetos decorativos – das cozinhas modernas com ilhas, à decoração de cozinha de luxo – a inovação e a tecnologia estarão presentes nos aparelhos que equipam as cozinhas.

Os fogões serão paradigmáticos da omnipresença do digital nas propostas dos fabricantes de cozinhas. As placas terão uma componente touch screen e os fogões terão câmaras internas para acompanhar a evolução dos cozinhados e que poderão ser monitorizados através de um smartphone. Podem também dar conselhos e sugestões quanto à confeção de refeições.

Os frigoríficos nos modelos de cozinhas

O frigorífico foi das mais importantes consolidações na cozinha do século XX. Mas o que está para chegar no âmbito dos frigoríficos é absolutamente espantoso. Os fabricantes de cozinhas já sabem que os frigoríficos serão uma componente fundamental na gestão inteligente da cozinha, funcionando como uma verdadeira despensa.

As cozinhas por medida e modelos de cozinhas contarão no futuro com frigoríficos que irão monitorizar os produtos disponíveis e em falta no frigorífico, avisando ainda o utilizador quanto ao que deve ser incluindo na lista de compras.

É claro que o futuro das cozinhas modernas não depende apenas dos fabricantes de cozinhas. Estes podem pensar em questões mais estéticas, funcionais e relativas à dinâmica familiar de cada caso, mas tudo dependerá – em última análise – do desenvolvimento da tecnologia.

Se é verdade que a decoração de cozinha de luxo e as cozinhas modernas com ilhas já são, atualmente, sinónimos de vanguarda nas propostas dos fabricantes de cozinhas, a integração da tecnologia nesta realidade dependerá também das empresas tecnológicas, sobretudo aquelas dedicadas às inovações domésticas.

Resumo

Recapitulando, neste artigo vimos como os fabricantes de cozinhas e as empresas tecnológicas podem ser aliados no futuro em benefício de uma cozinha mais tech e amiga do utilizador.

Vimos ainda a importância da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial no futuro que se está a desenhar, e de como frigoríficos e fogões podem beneficiar da inovação tecnológica e serem protagonistas da cozinha do futuro.

O futuro das cozinhas será verde, funcional e eficiente. Mais do que nunca, as “máquinas” ajudarão os humanos a cumprir tarefas tão simples quanto cozinhar, ao mesmo tempo que auxiliam na gestão da casa, com incidência na otimização de armazenamento de produtos e ingredientes.

O futuro das cozinhas parece ser estimulante. E o melhor de tudo, é que nada disso parece perturbar a verdadeira essência da cozinha: a partilha de histórias, sabores e tradições à volta da mesa. Em resumo, família.

Como serão as cozinhas modernas do futuro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.