Tendências de tecnologias para eventos

Tendências de tecnologias para eventos

O conteúdo é material valioso quando se trata da gestão de um negócio, afinal, estamos na era em que as pessoas são bombardeadas por informação todos os dias e a todo instante. Nesse contexto, alternativas para qualificar o conteúdo que você fornece ao público do seu negócio não faltam hoje em dia, por isso, descubra as tendências de tecnologias para eventos.

Além de você ter um blog ou um site, que seguem as técnicas de SEO, com o nome de domínio devidamente registrado e criados em uma boa plataforma, é possível também realizar eventos, especialmente no formato online.

E é aí que determinadas tecnologias voltadas para a criação, organização e também a transmissão de tais eventos adquirem um importante protagonismo para a realização dessas atividades.

Tendências de tecnologias para eventos

GRANDES EVENTOS, GRANDES RESPONSABILIDADES

Seminários, congressos, reuniões, enfim, o fato é que eventos acerca de assuntos (sejam eles científicos, culturais ou de gestão empresarial) consistem em uma eficiente troca de conhecimento.

É importante para um estudante de Biologia saber, por exemplo, o que um grande pesquisador da área tem para falar a respeito das novidades na área. O mesmo vale para um empreendedor diante de um congresso que tem tudo a ver com a sua área de atuação.

Em uma época em que a informação e a troca de ideias andam de mãos dadas, os eventos reunindo várias pessoas e grupos se tornam cada vez mais relevantes. Por isso, não é surpresa que a tecnologia apareça para facilitar esse segmento.

Sendo assim, vale estar atento para o que as atuais tecnologias podem oferecer quando o assunto é facilitar todas as etapas de um evento, desde a sua organização e também a realização. Vamos ver algumas dessas novidades tecnológicas para eventos?

A VENDA ONLINE DOS INGRESSOS

Basta ter à disposição um computador, quem sabe até um tablet ou um smartphone, e muita coisa pode ser feita por meio da internet. Ver filmes, jogar um game online, comprar um produto e, por que não, comprar ingressos para um evento?

Pois é, organizar um evento e propiciar a venda de ingressos tem lá as suas vantagens. A comodidade é uma delas, afinal basta alguns cliques, sem sair de casa, e a pessoa irá garantir o seu lugar no evento.

Quem organiza o evento também terá mais facilidades graças a essa tecnologia, pois ela torna possível ter uma noção melhor sobre quantos participantes estão confirmados. Até mesmo formar listas se torna mais fácil.

E no caso de quem faz Inbound Marketing, esse tipo de abordagem é uma maneira rápida e prática para possibilitar a atração dos tão falados e importantes leads.

Uma das ferramentas que permite a venda online de ingressos para eventos é o Register. Por meio dele é possível saber quantas pessoas compraram e também quantas estão interessadas.

Outras vantagens do Register é permitir que você estipule prazos para a venda de ingressos, preços, tipos de ingressos e quantidade de lotes.

A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS ESPECIAIS E MICROSITES

Aplicativos é o que não faltam nos dias de hoje, certo? Você já deve ter visto por aí aplicativos para encontrar restaurantes, hospedagens, ouvir música, assistir filmes e para mais uma série de situações cotidianas.

Nesse caso, vale então conhecer aplicativos para facilitar a organização de um evento. Ao fazer uso dessa tecnologia, você pode disponibilizar ao público detalhes relevantes sobre cronogramas de atividades, datas, horários, enfim, todos aqueles aspectos importantes.

Se você tem um empreendimento e um dos objetivos do evento é trazer vantagens para o seu negócio, é interessante salientar também que determinados aplicativos podem gerar mais engajamento com a sua marca.

Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de integração com redes sociais, envio de perguntas e realização de enquetes.

Além dos aplicativos, utilizar um microsite pode ser uma boa alternativa, especialmente em se tratando da divulgação do evento, Afinal, eles podem ter aparência personalizada, serem responsivos e até serem utilizado para cadastro e vendas de ingressos.

Tendências de tecnologias para eventos

O USO DE DRONES E REALIDADE VIRTUAL

A interatividade deve ser um detalhe muito bem planejado por quem cria um evento, principalmente pelo fato de que o conteúdo pode ser transmitido via online. Por isso, para registrar o evento, a utilização dos drones é uma alternativa interessante.

Eles estão cada vez mais versáteis e podem captar imagens dos eventos sob diversas perspectivas.

A Realidade Aumentada também é uma possibilidade interessante, pois permite a inserção de objetos e cenas virtuais, gerando uma criativa e instigante maneira de interação.

A INSTALAÇÃO DE TOTENS ELETRÓNICOS

Se nos dias de hoje, smarthphones e telefones celulares fazem parte do dia a dia das pessoas, nada mais conveniente do que utilizar em seu evento pontos que possibilitam o recarregamento desses aparelhos.

Em um evento que reúne várias pessoas, seja ele de caráter cultural, científico ou empresarial, é normal que os participantes utilizem tais dispositivos móveis para registros fotográficos, de áudio e de vídeo.

Por isso, a presença de totens eletrónicos funciona como um atrativo a mais, bem como pode estimular o buzz marketing, que é excelente para qualquer evento.

No entanto, é importante efetuar a instalação de mais de um deles, especialmente em pontos estratégicos do evento, evitando que filas e aglomerações sejam formadas ao redor dele.

Lembre-se que o importante é proporcionar o máximo de vantagens para os seus participantes.

CRIAÇÃO DE BLOGS E SITES

Já conhecidos e atuantes há tempos em qualquer estratégia digital, blogs e sites podem contribuir muito para a divulgação, para vendas de ingressos e até mesmo para o relacionamento pós-vendas dos ingressos.

É importante, contudo, contar com uma boa hospedagem de sites nesse caso, capaz de suportar o elevado nível de tráfego que um site com esse propósito apresenta.

Caso o seu blog ou site seja feito na plataforma WordPress, vale a pena contar com a hospedagem WordPress, voltada especialmente para essa plataforma.

CONCLUSÃO

Os eventos, sejam eles nas mais variadas áreas, são importantes para a interatividade, para a transmissão de conhecimentos e também para a consolidação de negócios.

Portanto, abraçar as tecnologias que podem tornar a realização deles cada vez mais interativas e com maior alcance é um ponto que deve ser lembrado na hora de planejar o seu evento.

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2311 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.