"The Long Goodbye" ©WePresent

The Long Goodbye, em análise

Aneil Karia e Riz Ahmed entregam um filme assustador, que nos leva a olhar pela janela e ver o que está a acontecer na nossa rua, neste momento. As linhas entre distopia e realidade estão tão misturadas em “The Long Goodbye”, que o filme funciona como uma forte chamada de atenção. Sem dúvida um dos favoritos ao Óscar 2022 para Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.

“Did they ask you where you’re from?”

Realidade, ficção, presente, passado ou futuro? “The Long Goodbye” apresenta-nos uma visão sóbria e poderosa dos sentimentos descompactados de Riz Ahmed em relação ao seu país, através de uma curta-metragem focada num imaginário futuro próximo distópico.

Ator, músico, ativista e duas vezes nomeado aos Óscares, Riz Ahmed (“Sound of Metal”) usou o seu último trabalho para refletir de forma apaixonada sobre aquilo que está a acontecer no mundo da atualidade. “The Long Goodbye” surge assim como um álbum conceitual sobre o relacionamento histórico e contemporâneo do Reino Unido com sul-asiáticos e asiáticos britânicos. A metáfora de um relacionamento romântico abusivo enquadra-se no tempo pós-Brexit e na ascensão da extrema-direita na Grã-Bretanha.

Lê Também:   Bestia, em análise

Depois de “Microscope” em 2011, “The Long Goodbye” surge como o segundo álbum de estúdio de Riz Ahmed. Produzido por Redinho e lançado pela Mongrel Records a 6 de Março de 2020, o álbum foi acompanhado por uma curta-metragem do mesmo nome, realizada por Aneil Karia. O álbum composto por 15 músicas e com uma duração total de 27 minutos recebeu uma aclamação universal, ganhando uma classificação de 83/100 no Metacritic.

2020 foi um ano preenchido para o escritor e realizador Aneil Karia, que realizou “The Long Goodbye” para Ahmed e estreou a sua primeira longa-metragem “Surge” no Sundance Film Festival 2020. Nesta sua estreia, a longa-metragem ganhou o Prémio do Júri de Melhor Ator do World Cinema com o protagonista Ben Whishaw. Karia é particularmente elogiado pela sua prática observacional aguçada, revelando um interesse por códigos sociais, o que tem resultado em peças poderosas e exploratórias de cinema narrativo.

“The Long Goodbye” ©WePresent

A curta-metragem de Karia e Ahmed, produzida em parceria com a WePresent (que é parte da WeTransfer), teve assim a sua estreia em Londres a 5 de Março de 2020. No Raindance em 2020 ganhou Melhor Curta-Metragem do Reino Unido, assim como Melhor Projeto Especial no Music Video Awards 2020 do Reino Unido. A nível internacional, ganhou o prémio de Melhor Curta-metragem no Palm Springs International ShortFest 2021 e levou para casa o Leão de Ouro para Realização em Cannes 2021. Recentemente foi indicado para Melhor Curta-Metragem de Imagem Real na 94ª edição dos Óscares da Academia. Qualquer pessoa pode assistir ao filme de forma gratuita aqui.

The Long Goodbye” surge como um rápido e certeiro raio no racismo da sociedade britânica, onde o balanço narrativo e o ritmo hipnotizante cativam por completo. A normalidade de uma reunião familiar, sem aparente localização definida, rapidamente se transforma numa sinistra e violenta perseguição de uma milícia totalmente branca, auxiliada pela força policial, a uma família e a uma comunidade. A conclusão final com o rap de Riz Ahmed (que faz parte do single “Where You From”) é a conclusão perfeita, que nos deixa sem palavras e quase sem esperança.

The Long Goodbye
“The Long Goodbye” ©WePresent

Um ato de resistência ou um ato de provocação? Nas palavras de Karia, “Acordar é difícil. Acordar é um negócio assustador”, “É muito tentador ficar debaixo dos cobertores.”. E como Ahmed completa, “Há algo de esperançoso em compartilhar experiências” e o filme chega a funcionar como um processo terapêutico, “é meio assustador, desconfortável e um pouco nauseante.”

TRAILER | PARA SUA CONSIDERAÇÃO… “THE LONG GOODBYE”!

Já ouviste o álbum de música que acompanha esta Curta-Metragem?

The Long Goodbye, em análise
The Long Goodbye

Movie title: The Long Goodbye

Movie description: O que parecia um dia típico de família em casa leva a um resultado devastador, quando uma marcha de extrema-direita passa da televisão para os lares dos espectadores.

Date published: 6 de March de 2020

Country: Reino Unido, Holanda

Duration: 13 minutos

Director(s): Aneil Karia

Actor(s): Riz Ahmed, Sudha Bhuchar, Nikkita Chadha

Genre: Curta, Drama , Mistério

  • Emanuel Candeias - 84
84

CONCLUSÃO

Numa fatia de distopia demasiado próxima da realidade, Riz Ahmed oferece um desempenho de destaque. Assistimos a uma experiência avassaladora, instigante e ritmicamente hipnotizante, que nos coloca na linha de frente como testemunhas das consequências extremas do que o discurso de ódio e o racismo podem levar.

Pros

  • Riz Ahmed – ator.
  • Riz Ahmed – argumentista.
  • Riz Ahmed – cantor.
  • Colaboração entre Ahmed e Aneil Karia.

Cons

  • Sozinha, “The Long Goodbye” é uma estrondosa curta-metragem de grande impacto, mas só quando complementada com o álbum é que se percebe todo o potencial do projeto.
Sending
User Review
0 (0 votes)


Também do teu Interesse:


About The Author


Leave a Reply