The Marvelous Mrs. Maisel despede-se com a 5ª temporada |©Amazon Prime Video

The Marvelous Mrs. Maisel T5, primeiras impressões

“The Marvelous Mrs. Maisel” regressa já a 14 de abril com a sua 5ª e última temporada. Vimos todos os capítulos, à excepção do último, e ainda com muito por desvendar, deixamos já algumas impressões acerca dos eventos que esperam os fãs durante esta despedida nostálgica. 

Lê Também:   The Marvelous Mrs. Maisel T4, em análise

No ar desde 2017, e uma das produções mais bem-sucedidas da Amazon Studios, “The Marvelous Mrs. Maisel” é uma série de comédia capaz de reconstruir, com notável brio, a atmosfera e visual da Nova Iorque dos anos 50 e 60. Ao longo de quatro temporadas, conhecemos a história fascinante de Miriam ‘Midge’ Maisel (Rachel Brosnahan), uma dona de casa de classe alta que descobre um talento particular para a comédia depois do seu casamento cair por terra.

Uma criação de Amy Sherman-Palladino, apoiada na produção, realização e argumento pelo seu esposo Daniel Palladino, “The Marvelous Mrs. Maisel” tem muito em comum com a produção mais famosa da dupla Palladino, “Gilmore Girls”. Tal como na história comovente da mãe e filha interpretadas por Lauren Graham e Alexis Bledel, “The Marvelous Mrs. Maisel” assenta numa forte relação feminina central, no privilégio das fortes figuras femininas e claro, nos diálogos rápidos e excepcionalmente palavrosos, como nunca antes visto.

Todavia, ao contrário de “Gilmore Girls”, criado numa altura em que a televisão decretava a realização de mais de 20 episódios por temporada de série, eis que Mrs. Maisel teve a ‘sorte’ de estrear já na era do streaming, com temporadas sumárias e onde nunca existem ‘fillers‘, episódios de ‘encher chouriços’. Ao contrário do que já aconteceu no passado, “The Marvelous Mrs. Maisel” aproveita ao máximo cada minuto, cada segundo, de forma a aprofundar a personalidade das suas personagens e simultaneamente provocar situações divertidas e insólitas.

 

The Marvelous Mrs. Maisel T5 no mapa das séries de abril
A relação de Midge e Joel fortalece-se de formas interessantes nos últimos episódios | © Prime Video

 

Na última temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel” temos mais mudança e um ritmo mais apressado do que nunca. Ao longo dos quatro anos prévios, têm existido pontos altos e baixos na carreira de Midge, e por vezes os pontos baixos até estimulam alguma frustração em quem vê, à medida que o objetivo principal parece, por vezes, mais longínquo. Que se acalmem as consciências, porque não é de certo isso que acontece nesta 5ª temporada. O fim não podia ser mais evidente, e desde o primeiro episódio que conseguimos vislumbrar o derradeiro ponto final a chegar a uma velocidade alucinante.

Por tudo isto, não é estranho que esta 5ª temporada seja mais nostálgica e agridoce que qualquer outra. Pela primeira vez, abre-se a porta para o futuro. Acompanhamos Midge e companhia no presente, mas também espreitamos um pouco do futuro, com prolepses de vários momentos importantes na vida de Miriam várias décadas para a frente: dos seus filhos à sua relação com Susie (Alex Borstein), a qual passará por muitas mutações que também irão, garantidamente, mexer com as nossas emoções.

Algo é certo, Midge chegará finalmente aos holofotes da fama e reconhecimento pelos quais ansiávamos, e a série não se limita a dizer-nos que tal vai acontecer, mostra-nos o início e projeta-nos para as consequências desta fama. Tudo surge como ligeiramente vertiginoso nesta última temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel”, e embora sejamos da opinião de que tudo é feito com o máximo cuidado, como é habitual, não deixamos de ‘chorar’ o fim.

Mrs. Maisel Midge T5
Na 5ª temporada, Midge torna-se uma mulher trabalhadora, rodeada de homens na equipa de um talk show, mas sempre capaz de se destacar e brilhar |©Prime Video

Sim. “The Marvelous Mrs. Maisel” nunca irá cansar os seus fãs, terminando num momento de auge e ascensão. Todavia, gostaríamos de não nos despedir já destas personagens. Queríamos saber mais acerca da mulher de negócios interpretada por Kelly Bishop, ou sobre o estranho encantador que persegue Midge no metro (interpretado por Milo Ventimiglia, eterno Jess de “Gilmore Girls”). Queríamos não nos despedir já de Lenny Bruce, uma personagem com química inegável com a nossa protagonista. E queríamos também saber muito mais acerca da ascensão de Susie na indústria.

Duvidamos que a série deixe pontas soltas ou assuntos por resolver, mas, a um episódio de nos despedirmos, não deixamos de sonhar com mais capítulos nos próximos anos. E como destaque, ao longo destes episódios finais da quinta temporada, louvamos a epifania de Abe Weissman (Tony Shallhoub), que finalmente se aperceberá do quão especial é a sua filha. Mais uma marca do feminismo feroz e inteligente de Sherman-Palladino.

“The Marvelous Mrs. Maisel” regressa à Amazon Prime Video a 14 de abril, para uma quinta e final temporada repleta de situações insólitas – como um musical sobre tratamento de resíduos – e muitas surpresas imperdíveis para quem se apaixonou por esta série ao longo dos anos. 

TRAILER  | THE MARVELOUS MRS. MAISEL – TEMPORADA 5 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *