Rachel Brosnahan |©Amazon Prime Video

The Marvelous Mrs. Maisel T4, em análise

“The Marvelous Mrs.Maisel” regressou, no início do ano, à Amazon Prime Video. Passado mais um ano de emissão, e com o final já à vista com a próxima e derradeira quinta temporada, eis que Midge regressou em toda a sua glória – mais transgressora que nunca. Algo é certo: vai ser difícil dizer adeus! 

Lê Também:   The Marvelous Mrs.Maisel T4, primeiras impressões

A quarta temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel” chegou, em fevereiro de 2022, à Amazon, mais de dois anos depois da estreia da temporada anterior, que havia deixado a nossa protagonista titular numa situação complicada, depois de perder um enorme trabalho como número de abertura numa tour internacional (e uma amizade) à conta de falar demasiado da vida privada do músico Shy Baldwin (LeRoy McClain).

Assim, no início da quarta temporada, a série assume um carácter notório de “estaca zero”. Por um lado, ver o trabalho construído por Midge e Susie cair por terra é frustrante, por outro, esta é a oportunidade para um recomeço (e que recomeço, repleto de burlesco delicioso e mais sem papas na língua do que havíamos julgado possível).

The Marvelous Mrs. Maisel
The Marvelous Mrs. Maisel T4 | © Prime Video

O arco narrativo de Midge está quase a chegar ao fim, e enquanto agradecemos a Amy Sherman-Palladino (“Gilmore Girls”) por nos gracejar com mais uma produção épica e com diálogos mais rápidos do que em qualquer outro programa na televisão, apenas nos resta analisar o último conjunto de capítulos disponibilizados, enquanto aguardamos pelo grande adeus.

Com “The Marvelous Mrs. Maisel”, o olho criativo de Sherman-Palladino e do seu marido e braço direito, Daniel Palladino, chega a novos voos, seja devido à sofisticada representação de época, quer através do olhar crítico sob o papel da mulher na sociedade de então e de agora. Maisel é uma série importantíssima para a Prime, extremamente nomeada a todo o tipo de prémios, e vencedora de 20 prémios Emmy.

Como protagonistas, Rachel Brosnahan e Alex Borstein são verdadeiramente imparáveis e incomparáveis, e nesta quarta temporada continuam a demonstrá-lo. Ao fim de contas, a série gira em torno da irreverência desta parelha, numa típica situação de “os opostos atraem-se”, à medida que a dona de casa educada Midge continua a aprofundar a sua relação de amizade e representação profissional ao lado da sua aliada Susie, uma mulher com uma situação económica menos ideal e uma determinação notável.

Marvelous Mrs. Maisel
Alex Borstein e Rachel Brosnahan em “Marvelous Mrs. Maisel” T4 ©Amazon Studios

No início da quarta temporada, Susie lida com um vício do jogo que apenas vai escalando, à medida que Miriam consegue um novo e improvável trabalho como mestre de cerimónias num clube de strip-tease ilegal. E à medida que tudo na vida de Susie parece mais instável, eis que também consegue assegurar o seu primeiro escritório e simultaneamente um apartamento decente com uma bela vista. Mas a que custo? Entretanto, a robusta personagem Sophie Lennon (Jane Lynch) tem uma presença forte ao longo da temporada e um dos pontos altos é, sem dúvida, poder continua a testemunhar a sua rivalidade com Midge, que chega agora a novos níveis.

Por outro lado, uma discussão entre Midge e o sempre agitador Lenny Bruce traz a série para um tom mais negro e intenso e recorda-nos um ponto crítico e agridoce: ao contrário de muitas personagens em “The Marvelous Mrs. Maisel”, Lenny Bruce (interpretado com excelência por Luke Kirby) baseia-se num comediante que existiu na vida real, que foi altamente polémico, atormentado, contra-corrente, e que acabou inúmeras vezes na prisão. Ora, soa familiar?

Na realidade, Bruce morreu de overdose acidental aos 40 anos. O tom negro da conversa poderosa entre Lenny e Midge (quiçá a mais bem concebida cena de toda a temporada) faz-nos temer que, neste caso, a ficção imite a vida real no que diz respeito ao fim trágico deste que é considerado como um dos melhores comediantes de todos os tempos.

A quarta temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel” não foi de facto a mais animada do historial da série, nem de perto nem de longe, não se comparando, por exemplo, à diversão insana dos episódios da segunda temporada filmados nas Catskills. Todavia, a temporada teve coração suficiente para nos satisfazer e encher as medidas, em particular se falarmos do muito emotivo último episódio (escrito e realizado, com mestria, pela grande Amy Sherman-Palladino).

Lenny Bruce incentiva Midge a abandonar a sua zona de conforto e arriscar, sob pena de “lhe partir o coração”. A conversa honesta irá, quase certamente, motivar a nossa Miriam Maisel de formas nunca antes vistas. Por outro lado, outro momento emotivo no final da série prende-se com o ataque cardíaco de Moishe, que provoca uma forte reação emotiva em Abe Weissman e na totalidade do clã Maisel-Weissman, que mesmo depois do divórcio continua a ser uma bela unidade.

Marvelous Mrs. Maisel T4
©Amazon Prime Video

Entretanto, outro momento emotivo é protagonizado por Joel (Michael Zegen) e pelaa sua nova namorada Mei (a estupenda Stephanie Hsu, de “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”), que finalmente encontram inesperada aceitação à medida que Mei partilha a notícia da sua gravidez.

Entre as dívidas de Susie, as intrigas de Sophie, ou o drama do negócio de casamenteira de Rose (Marin Hinkle), a verdade é que a quarta temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel” engonhou um pouco. Não obstante, os acontecimentos finais prepararam-nos para a promessa de uma excelente e imperdível temporada final.

TRAILER | THE MARVELOUS MRS.MAISEL CHEGOU À 4ª TEMPORADA NO INÍCIO DE 2022

The Marvelous Mrs.Maisel T4, em análise
The Marvelous Mrs.Maisel T4 Prime Video

Name: The Marvelous Mrs.Maisel

Description: É 1960 e a mudança está no ar. Enquanto procura melhorar o seu número, Midge encontra um trabalho com total liberdade criativa. Mas o seu compromisso com a arte —e os lugares a que a leva — cria um fosso junto da sua família e amigos.

Author: Amy Sherman-Paladdino

[ More ]

  • Maggie Silva - 80
  • Rui Ribeiro - 90
85

CONCLUSÃO

“The Marvelous Mrs. Maisel” fechou a cortina da sua quarta e penúltima temporada com um episódio muito emotivo e repleto de momentos altos. No futuro, aguardamos com entusiasmo as próximas interações de Midge e Lenny Bruce, bem como o desenvolvimento iminente (e eminente!) da sua carreira (ao fim de contas, o tempo é agora, à medida que caminhamos para a temporada final).

Pros

  • Uma vez mais, o magnífico design de produção e guarda-roupa e, em geral, toda a reconstrução histórica exímia;
  • O devastador confronto emocional entre Midge e Lenny – a sua relação foi uma das que mais evoluiu nesta quarta temporada;
  • A bela cena no hospital, onde a cumplicidade do clã Weissman-Maisel brilha;
  • As (muitas) tribulações de Susie.

 

Cons

  • O sentimento de “estanca zero” que sentimos desde o arranque da temporada e que não se vê verdadeiramente resolvido;
  • A questão do negócio de casamenteira de Rose tem a sua piada, mas arrasta-se em demasia ao longo da temporada.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply