© HBO Portugal

The Vow | HBO Portugal estreia série sobre a seita sexual NXIVM

A seita sexual que marcava mulheres a sangue frio irá ser agora retratada em “The Vow”, a nova série documental da HBO Portugal.

A NXIVM (pronuncia-se nexium) teve o seu início em 1998, tendo sido fundada por Keith Raniere e Nancy Salzman. Apresentando-se como uma “comunidade guiada por princípios humanitários” que procurava ajudar todos os seres humanos, a entidade camuflava uma verdade tenebrosa. E em poucos anos, cresceu e tornou-se numa organização internacional influente com milhares de membros, incluindo executivos reconhecidos, estrelas de Hollywood, herdeiros ricos e filhos de dinastias políticas.

Com acesso ao interior e a ex-membros, “The Vow” acompanha um conjunto de pessoas que se juntaram à NXIVM. A série documental oferece um olhar profundo sobre as experiências de muitos dos participantes do grupo, destacando o seu desejo universal por crescimento pessoal e os conflitos internos inerentes aos acontecimentos, à medida que eles se vão desenrolando. Os primeiros relatórios polémicos emergiram em 2003, mas só em 2017 é que o New York Times publicou uma história com denúncias inquietantes sobre uma seita secreta exclusivamente feminina chamada “DOS”, que significa “Mestre das Mulheres Obedientes”.

Lê Também:   HBO Portugal em agosto | As séries do mês

De acordo com a notícia, as recém-chegadas eram obrigadas a garantir a sua dedicação, dando “garantias” ao seu “mestre”. Depois, numa cerimónia, algumas eram marcadas como símbolo do seu compromisso. Entre 2001 e 2011, Allison Mack, a atriz alemã conhecida pela sua participação em “Smallville”, foi uma das acusadas de recrutamento destas mulheres, arriscando-se agora a uma pena de 15 anos a prisão perpétua por participação no escândalo sexual. Já o seu fundador Keith Raniere foi condenado por crimes, incluindo extorsão, tráfico sexual, conspiração de trabalho forçado, roubo de identidade e produção e posse de pornografia infantil, e encontra-se a aguarda a sentença, prevista para este outono.

Com realização da vencedora do Emmy® e nomeada ao Óscar®, Jehane Noujaim e Karim Amer, “The Vow” tornou-se um projeto pessoal para Noujaim, que em 2010 participou nos “Programas de Sucesso Executivo”, o principal seminário da NXIVM, e os explorou com a realização de um filme sobre a experiência. Ao longo dos anos, a cineasta manteve contato com as pessoas que conheceu. Desta forma, quando em 2017 surgiram rumores sobre uma controversa irmandade secreta e vários membros importantes abandonaram a organização, Noujaim e Amer começaram a filmar, inicialmente sem saber até onde a história os iria levar.

TRAILER | THE VOW IRÁ EXPOR A VERDADE SOBRE O ESCÂNDALO NXIVM

“The Vow” estreia em exclusivo na HBO Portugal a 24 de agosto.



Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *