This Is America

Mundo das artes reage ao videoclipe This Is America de Childish Gambino

Partilhado há três dias, “This Is America” tornou-se rapidamente um dos videoclipes mais comentados e analisados online. Diversos artistas vieram a público elogiar o génio Donald Glover/Childish Gambino.

Atores, músicos, escritores, ninguém foi capaz de ficar indiferente. No passado dia 5 de maio, data em que coube a Donald Glover ser o anfitrião do “Saturday Night Live”, o mundo ficou a conhecer “This Is America”. O vídeo da nova música de Childish Gambino foi colocado no Youtube ao mesmo tempo que Glover interpretava o tema ao vivo no SNL. Uma performance, diga-se, memorável.

Com mais de 36 milhões de visualizações (indicador que está longe, per si, de traduzir o impacto cultural e a genialidade de uma canção), o novo tema do reportório do músico, ator, escritor, realizador, compositor, produtor e comediante Donald Glover tem gerado uma onda de reações online.

O videoclipe é uma crítica aos EUA contemporâneos, e foi realizado por Hiro Murai. Esta é apenas mais uma de várias colaborações de Glover e Murai, realizador de vários episódios de “Atlanta“. O nipónico já realizara antes 4 videoclipes para Childish Gambino, tendo sido também o responsável criativo por videoclipes de grandes nomes como Massive Attack, Chet Faker ou Queens of the Stone Age.

Lê Também:
As 10 Melhores Bandas Sonoras de Abril

O compositor Trent Reznor elogiou o trabalho incrível, comentando que há muito não via um videoclipe até ao fim, quanto mais um cinco vezes consecutivas. A atriz Jamie Lee Curtis descreveu “This Is America” como os 4 minutos obrigatórios do ano, e quiçá da década.

Por outro lado, o ator e comediante Rainn Wilson enalteceu o génio Donald Glover e um dos trabalhos mais tocantes, belos e perturbadores que viu nos últimos anos. Já a atriz e argumentista Lena Waithe agradeceu a Glover, destacando a verdade mergulhada num chocolate brilhante. Mas ninguém se expressou melhor do que Justin Simien, autor da série “Dear White People”, que usou o Twitter para fazer uma profunda e apaixonada análise.

THIS IS AMERICA | DONALD GLOVER É UMA DAS VOZES CRIATIVAS DO SÉC. XXI

É possível ficar indiferente a um pedaço arte como é “This Is America”? Será Donald Glover o artista mais completo da atualidade?

Miguel Pontares

Licenciado em Comunicação Empresarial, estudou ainda Escrita de Argumento para Cinema e Televisão. É um dos autores do blog Barba Por Fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *