Este thriller com Brad Pitt nomeado para um Óscar deixa a Netflix em poucos dias
Ao longo da história do cinema, o género thriller sempre teve uma constante popularidade. O público aprecia o suspense, o mistério e a tensão psicológica que este género de filmes contém. É uma forma de ter alguma adrenalina sem precisar de sair do sofá ou da cadeira de cinema.
Mas o thriller não só é apreciado pelo público, como também é elogiado pela crítica. A Academia, por exemplo, já premiou vários thrillers. É o caso de “O Silêncio dos Inocentes”, de 1991, que fez história ao vencer as cinco categorias principais, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.
Mais recentemente, “Parasitas”, de 2019, tornou-se no primeiro filme de língua não inglesa a vencer a categoria de Melhor Filme. Assim, ao longo da história, filmes como “Vertigo”, “O Sexto Sentido” ou “A Origem”, foram sucessos, tanto pela sua popularidade, como pelos prémios que receberam.
Em 1995, estreou um dos thrillers que, hoje em dia, é considerado um clássico de culto. Estamos a falar de “Seven”, que recebeu uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Edição.
O que conta a história de Seven?
- “Seven – 7 Pecados Mortais” | ©AXN Portugal
“Seven” acompanha, então, dois detetives: o veterano William Somerset e o novato David Mills, numa investigação para apanhar um serial killer que utiliza um padrão para escolher as suas vítimas. Como o nome indica, o assassino escolhe as suas vítimas baseadas nos sete pecados mortais, deixando pistas horrendas nas cenas do crime. Morgan Freeman, Brad Pitt, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey interpretam as personagens principais deste thriller.
O filme tem realização de David Fincher que, hoje em dia, é um dos realizadores mais populares no que toca a thrillers. Curiosamente, o realizador começou a sua carreira no cinema a trabalhar com efeitos especiais. De seguida, começou por realizar videoclipes e só depois passou para o cinema. A sua transição para o cinema foi, então, marcada pelo sucesso de “Seven”. Seguiram-se “Fight Club”, “Zodiac”, “The Social Network” e “Gone Girl”.
Todos estes filmes foram aclamados pela crítica e pelo público, mas o que mais se destacou nas premiações foi “The Social Network”. O filme recebeu oito nomeações para os Óscares, das quais venceu três. Nas categorias de Melhor Argumento Adaptado, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Edição
Como foi a recessão de Seven?
No que toca a “Seven”, apesar de só ter recebido uma nomeação para os Óscares, o filme foi um sucesso de bilheteiras. Em 1995 conseguiu fazer mais de trezentos e vinte milhões de dólares no box office mundial. Assim, tornou-se num filme muito popular entre os espectadores e atualmente é um clássico de culto. No Rotten Tomatoes, o filme conseguiu uma avaliação de 84% por parte da crítica e 95% por parte do público.
Onde posso ver o filme de Brad Pitt e Morgan Freeman?
- © New Line Cinema
A popularidade de “Seven” deve-se muito à originalidade do seu conceito, ao suspense e aos plot twists inesperados. Assim, se queres rever um dos teus clássicos favoritos ou surpreender-te pela primeira vez com os plot twists, já tens pouco tempo para o fazer na Netflix. “Seven” deixa o catálogo deste Streaming já no dia 15 de setembro. Contudo, ainda vais poder ver o filme se tiveres uma subscrição na Prime Video.