TikTok parou de funcionar nos EUA há poucas horas
Artigo em atualização
O TikTok esteve ser banido hoje nos Estados Unidos da América, mas algo mudou. O que se passou no outro lado do oceano?
Sumário:
- O antigo governo do Presidente Joe Biden aprovou a legislação para a venda do TikTok para uma entidade norte-americana ou país aliado;
- Com as recusas constantes da ByteDance, detentora da app, o TikTok foi banido dos Estados Unidos da América no dia de hoje;
- O novo presidente Donald Trump já anunciou novas medidas para reverter a situação e a app já está a voltar ao funcionamento.
À hora de publicação desta notícia a Reuters informa que em face do anúncio de Trump, o TikTok garante já ter recomeçado a repor a app.
A legislação que levou à saída do TikTok, foi aprovada com forte apoio bipartidário e assinada pelo Presidente Joe Biden em abril. Na ordem executiva, o governo exige que a TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, seja vendida a uma entidade norte-americana ou de um aliado dos EUA. No entanto, a ByteDance recusou todas as ofertas, levando o Supremo Tribunal a confirmar a proibição numa votação unânime na sexta-feira.
A decisão de suspender o TikTok (já está em vigor) afetou 170 milhões de utilizadores americanos, incluindo milhões de pequenos negócios que dependem da plataforma.
No entanto, o novo presidente norte-americano, Donald Trump, já anunciou medidas para reverter a situação e evitar grandes quebras.
Há milhares de vídeos de despedida no TikTok
Donald Trump afirmou que vai emitir uma ordem executiva para atrasar a entrada em vigor da lei e permitirá que empresas norte-americanas mantenham os serviços da aplicação por mais algum tempo. Segundo o Presidente-eleito, este período adicional servirá para negociar uma solução que garanta a segurança nacional. Da mesma forma o novo presidente também expressou interesse em que os EUA possuam uma participação de 50% numa potencial joint venture da TikTok. É de lembrar, que foi Donald Trump que iniciou o processo para banir a rede social durante o seu primeiro mandato.
Apesar das promessas de Trump, empresas como Google e Apple, receando multas exorbitantes, removeram a aplicação das suas lojas virtuais. Outros serviços da ByteDance, como CapCut, também ficaram inacessíveis.
A TikTok, num comunicado aos seus utilizadores e funcionários, agradeceu a Trump pela disposição em encontrar uma solução. A empresa está a trabalhar com os seus fornecedores para restabelecer os serviços o mais rapidamente possível.
Embora a administração Biden tenha garantido que não aplicará multas durante o fim de semana prolongado, a pressão cai agora sobre Trump para resolver a situação. Com senadores republicanos a defenderem a proibição, o desfecho permanece incerto.
Especialistas acreditam que o TikTok continuará a operar nos EUA, mas uma venda parcial ou uma nova estrutura jurídica pode ser inevitável para satisfazer as preocupações de segurança nacional. O futuro da aplicação será decidido nas próximas semanas, à medida que Trump assume oficialmente a presidência. Segundo a Forbes, há vários potenciais compradores para manter o TikTok ativo nos Estados Unidos – Elon Musk, Mr. Beast, Kevin O’Leary, Bobby Kotick, entre outros.
Costumas usar esta aplicação?