Eu, Tonya: Margot Robbie vs a real Tonya Harding

Tonya Harding e Nancy Kerrigan: onde estão hoje as protagonistas do ‘incidente’ relatado em Eu, Tonya?

1 de 3

O filme “Eu, Tonya” está a chegar aos cinemas portugueses e promete contar todos os lados do “incidente” mediático que chocou a América nos anos 90. Mas afinal onde estão hoje as protagonistas desse incidente, Tonya Harding e Nancy Kerrigan, 24 anos depois?

Há cerca de 24 anos atrás, a ex-patinadora da equipa olímpica americana, Nancy Kerrigan, foi atacada no joelho enquanto treinava para competir nas Olimpíadas de Inverno de 1994. Este “incidente” foi coberto de forma mediática pela imprensa americana, e foi um escândalo à data a partir do momento em que se soube do envolvimento da sua rival, Tonya Harding.

Um homem contratado pelo ex-marido de Harding, Jeff Gillooly, atingiu Kerrigan no joelho direito com um bastão depois de ela treinar na pista de gelo de Detroit em 6 de janeiro de 1994. As imagens e o audio do pós-ataque relevam a patinadora a proferir repetidamente “Why?”, com um tom de voz arrepiante.


 

O ataque tinha como objetivo eliminar Nancy Kerrigan da equipa olímpica que ela, apesar do acidente, acabaria por vir a integrar, de modo a que Tonya Harding garantisse a presença nos referidos Jogos Olímpicos. O envolvimento de Tonya Harding foi provado e ela foi permanentemente impedida de competir em provas de patinagem.

24 anos depois, onde estão elas, o que fizeram e como ultrapassaram este momento decisivo nas suas vidas?

1 de 3

Daniel E.S.Rodrigues

Sonho como se estivesse num filme de Wes Anderson, mas na verdade vivo no universo neurótico de Woody Allen. Sou obcecado pela temporada de prémios, e gostaria de ter seguido a carreira de cartomante para poder acertar em todas as previsões dos Óscares, Globos de Ouro (da SIC), Razzies, Troféus TV7 Dias e Corpo do Ano Men's Health. Mas, nesse universo neurótico e imperfeito em que me insiro, acabei por me tornar engenheiro. Sigam-me no Instagram para mais bitaites sobre Cinema, Música, Fotografia e outras coisas desinteressantes.

Daniel E.S.Rodrigues has 585 posts and counting. See all posts by Daniel E.S.Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.