Top 10 Filmes Universo Marvel – 10. Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3 foi a bizarra anomalia que desiludiu muitos fãs do Universo Marvel mas que esconde um enigmático estudo de personagem que mereceu um lugar de destaque na nossa lista.


<< Início | 9. Homem-Formiga >>


Homem de Ferro 3 representa uma bizarra e maravilhosa anomalia no cânone do MCU. Talvez por isso tenha sido um dos filmes deste franchise que mais fãs enfureceu e desapontou. Afinal, se há algo capaz de desiludir as audiências em massa é a violação de expectativas e o filme de Shane Black não tem quaisquer problemas em ir contra as ideias pré-concebidas do seu público-alvo. Desde a reinvenção de um vilão clássico, até à estranha estruturação do argumento que não tem nenhum enredo bem delineado e é mais propulsionado por desenvolvimento de personagem do que por conflitos externos, Homem de Ferro 3 quebra muitas das regras intrínsecas ao modelo do filme de super-heróis moderno.

Lê Também:
Anthony Mackie no thriller da Netflix "The Ogun"

Mais do que uma aventura de ação convencional, constitui um estudo de personagem e uma desconstrução cómica de iconografias populares. O tema de identidade é uma constante, manifestando-se até nas t-shirts ridículas de Tony Stark, e chega à sua apoteose quando nos apercebemos de quão separadas são a pessoa que é Stark e o ícone que é o Homem de Ferro. Não é por acaso, que o herói passa a maior parte do filme fora da sua famosa armadura e que as personagens-tipo da sua narrativa pessoal (namorada indefesa, vilão exótico, etc.) são deliciosamente subvertidas. Na mesma medida em que o MCU chega à segunda fase de desenvolvimento narrativo com este filme, também os seus heróis se começam a questionar relativamente à definição de si mesmos enquanto pessoas e entidades justiceiras.

Lê também: Homem de Ferro 3, em análise

Toda esta conversa identitária poderia sugerir um filme muito intelectual, mas, apesar de tudo, este continua a ser um blockbuster cheio de efeitos especiais e muita diversão. Podemos mesmo dizer que Homem de Ferro 3 tem uma das cenas de ação mais emocionantes e viscerais deste franchise (é uma das poucas vezes em que genuinamente tememos pela segurança das personagens) para além de contar com as melhores prestações de Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow como Tony Stark e Pepper Potts.

Lê Também:
Hawkeye conta com Hailee Steinfeld como Kate Bishop

No final de contas, não se trata de um filme perfeito e os seus desenvolvimentos de personagem são bem ignorados nos capítulos seguintes do franchise, mas, dentro do MCU e do panorama geral dos filmes de super-heróis, Homem de Ferro 3 é uma rara obra de cinema divertido, interessante e surpreendentemente inteligente.


<< Início | 9. Homem-Formiga >>


Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *