Top 10 personagens da DC Comics (DCU)

Com a chegada do aguardado “Liga da Justiça” juntámos forças para descobrir quais as personagens do DCU (DC Cinematic Universe) que mais se destacam!

10. FAORA-UI

dcu

Poderosa e imparável, Faora-Ul (Antje Traue) é um soldado honroso que só quer salvar o seu planeta de um destino inevitável e ser fiel à sua cultura, custe o que custar. Ela é vice-comandante do movimento revolucionário da Sword of Rao e submissa apenas a General Zod.

Nascida numa cultura em que cada bebé é confecionado para um determinado efeito, Faora segue o seu dever à risca, proteger o seu povo da extinção. Tentou derrubar o concelho de Krypton devido às suas ideologias tirânicas e apocalípticas, acabando por ser encarcerada na Phantom Zone, de onde escapou. Sendo uma das poucas sobreviventes de Krypton e com a ajuda de General Zod, Faora-Ul, tentou fazer terraforming o planeta terra para prolongar a vida da sua sociedade. Ul combateu o seu compatriota, Kal-el, dizimando Smallville e grande parte da cidade de Metropolis, onde demonstrou a sua superioridade.

Faora-Ul habituou-se à atmosfera terráquea mais facilmente do que qualquer outro Kryptonian, conseguiu ainda sobreviver à batalha da cidade de Metropolis e retornou à prisão da Phantom Zone onde se encontra novamente presa; é por termos consciência da sua ética e das suas acções que a colocamos nesta lista.




9. LOIS LANE

dcu

A reporter mais atrevida da DC Comics pode ser uma surpresa neste top mas uma presença que não lhe pode ser negada. Ainda que não tenha poderes sobrenaturais – nem seja rica – Lane mostra algo que todos deviamos ter: coragem e perseverança. Estes são aspetos que marcam a personagem e não é de admirar, afinal, nem todas conseguiriam a proeza de conquistar o homem de aço.

No mundo do DCU é Lane que ajuda a desmascarar os planos de Luthor e que prova a inocência de Superman quando o vilão o tenta incriminar pela morte de dezenas de pessoas. Isto para não falar na luz de esperança que ela é para Clark, incentivando-o a não desistir do mundo mesmo quando este desiste dele. Longe de ser a “princesa em apuros” ela acaba por ser uma heroína que nos inspira a ser melhores – mais destemidos e confiantes.

No futuro espera-se que Lane continue bem presente e que o seu impacto seja cada vez maior não apenas na vida de Superman mas também no desenvolvimento da história em si – especialmente tendo em conta o regresso de Luthor.




8. ALFRED

dcu

Alfred J. Pennyworth não é apenas um mordomo, mentor ou figura paternal de Bruce Wayne, é acima de tudo a consciência do cavaleiro das trevas. Alfred sempre tentou, ao longo dos vinte antes de luta ao crime, guiar o homem morcego pelos melhores caminhos, no entanto acabou por se tornar cúmplice nas suas infrações.

Alfred fez parte das forças-especiais do Reino Unido, onde se tornou um especialista tático, um piloto e guerreiro, até que se reformou. Servindo a família Wayne durante décadas a fio, Pennyworth seguiu Bruce desde que nasceu e sempre o protegeu, viu-o brincar, cair num poço cheio de morcegos, aguentou firme enquanto viu a vida do seu pequeno mestre estilhaçar-se num beco e reprovou-o, quando viu a sede de vingança nos olhos do jovem que viria a se tornar o Batman.

Com o coração e moralidade de Alfred e com a técnica e perícia de Lucius Fox, a personagem interpretada por Jeremy Irons é uma perfeita e poderosa junção dos dois homens que servem de suporte a Batman. Pelo seu sentido de humor e pela sua importância na parceria com o cavaleiro das trevas, Alfred recebe um lugar nesta lista.




7. AQUAMAN

dcu

Um dos membros fundadores da Justice League, Aquaman é também conhecido pelo nome de Arthur Curry. Filho do humano Tom Curry e de Atlanna, a rainha de Atlantis, Aquaman tem sobre si a responsabilidade de proteger não só o planeta terra mas também o mundo subaquático esquecido pelos homens – tarefa esta de que foge inicialmente, magoado pelo aparentente abandono da mãe, regressando quando percebe o real perigo que o seu mundo corre.

Para além de conseguir viver debaixo de água sem precisar respirar, o herói consegue comunicar com os oceanos e as criaturas que nele vivem. A sua infância e adolescência sofrida, levam-no a tornar-se numa pessoa relativamente amarga mas incapaz de negar ajuda aos que mais precisam, razão pela qual o encontramos numa pequena aldeia isolada pela neve e pelo gelo onde a comida escasseia no inverno.

Sempre pronto para a luta, a personagem é destemida e uma boa aquisição para a liga que será a principal responsável pela proteção do planeta terra no universo da DC.




6. FLASH

dcu

Bartholomew Henry Allen (Ezra Miller), também conhecido como Barry Allen teve um crescimento atribulado, até que no fim da adolescência foi atingido por um raio e se tornou no Flash. Barry assistiu ao homicídio da sua mãe quando era criança e viu o pai a ser condenado pelo crime. Allen tentou durante anos a fio provar a inocência do pai, mas sem sucesso.

Combatente de Gorilas telepáticos e encarcerador de capitães bumerangue, Barry tem uma das melhores e mais diversas galerias de vilões da banda desenhada. O Flash descobriu ainda a dimensão Speed-Force através da qual consegue atingir velocidades nunca antes vistas. Allen junta-se à Liga da Justiça e combateu Steppenwolf e a invasão de Apokalips, de forma a seguir os conselhos do pai que lhe pediu para arranjar amigos.

O Flash consegue atingir velocidades alucinantes, podendo ser mais rápido que a própria luz. Barry consegue viajar no tempo e tornar-se intangível, é com este aglomerado de poderes que Allen ambiciona revogar os problemas do seu passado. Os poderes e senso de humor do Flash dão-lhe um lugar nesta lista.




5. HARLEY QUINN

dcu

Dra. Harleen Frances Quinzel (Margot Robbie) é uma psicóloga de Arkham Asylum em Gotham, destacada para tratar o Joker, acaba por se alear a ele e aos seus planos maléficos. Harley vive numa relação abusiva, por opção não obrigação ou medo. Foi banhada em ácido, dançou como stripper e acabou por fugir do mundo que a odiava e juntou-se ao circo onde era acrobata.

Quinn uniu-se ao seu paciente e juntos confrontaram o Batman, ocasião em que mataram o Robin, motivo porque acabou na prisão de Belle Reve. Harley foi recrutada por Amanda Waller (Viola Davis) para se juntar à Task Force X e forçada a executar os interesses do governo americano sem que este se preocupe com consequências. Quinn apanhou usou e abusou de Deadshot (Will Smith) e juntos com o resto da equipa lutaram a Enchantress enquanto dançava.

Harley Quinn pode parecer distraída e louca, no entanto isso não é a total verdade. Manipuladora e altamente genial, Quinn consegue quase sempre o que quer e raramente se deixa levar por desvaneios. É por estes e muitos outros motivos que se encontra nesta lista.




4. LEX LUTHOR

dcu

Um génio da engenharia e filantropo nas horas vagas – quando não está a tentar destruir o mundo – Lex Luthor é o arqui-inimigo de Superman e o grande vilão de “Batman v Superman”. Para além de ser o responsável pela morte de centenas de pessoas, é Luthor que leva à violenta luta entre Superman e Batman, tendo ainda tempinho para criar Doomsday – levanto à morte do homem de aço. Apesar da sua loucura, proveniente de um passado claramente perturbador, Luthor sabe bem o que faz e está sempre um passo à frente do seu inimigo, aspecto que o torna bastante perigoso e impervisivel.

No mundo da DCU ele estará certamente presente na vida de Superman mas também de Batman e da sua Justice League, agora equilibrada pela terrível Legion of Doom – nascida pelas mãos do vilão – que reune, entre outros, vilões como Deathstroke, Bane, Two-Face e até mesmo o nosso querido Joker e a sua amada Harley Quinn (pelo menos assim o desejamos). A sua importância e poder são inegáveis e resta descobrir o que espera este mega-vilão.




3. WONDER WOMAN

dcu

Filha da rainha Hippolyta, Diana Prince (nome pelo qual é conhecida no mundo humano) nasce do barro na longinqua e esquecida Themyscira, uma ilha algures no mediterrâneo, para se tornar na mais poderosa das amazonas e a escolhida para derrotar a nova reincarnação de Hades – tarefa que custa a vida aos que mais dela eram próximos. Dona do laço da verdade, Diana nunca foge de uma luta e fará de tudo para proteger aqueles que a rodeiam.

Voz da razão, Diana consegue juntar na perfeição a força de uma guerreira mas também a feminidade de uma mulher. A primeira superheroína a chegar à fama, mostra que o mundo não precisa somente de “princesas em apuros” e que a mulher pode sim ser uma super guerreira equiparada aos super-heróis masculinos – sendo inclusivamente mais forte que muitos deles. O seu poder impõe respeito enquanto a sua amabilidade e capacidade de chegar aos corações dos seus colegas fazem-se de Wonder Woman a líder principal da Justice League, a cola que os mantem unidos mesmo nos momentos de caos.




2. SUPERMAN

dcu

O Super-Homem (Henry Cavill) é poderoso, no entanto não é um Deus. O homem-de-aço não passa de um refugiado, um ser alienígena que se vê forçado a procurar uma nova casa. Crescendo sobre a identidade de Clark, ele vê a sua vida estilhaçada ao descobrir quem realmente é, passando a viver dividido entre ser o último filho de Krypton e o pequeno rapaz de Kansas.

O homem-de-aço pode ser indestrutível, ter visão laser e Raio-X, voar e ter um sopro imparável, no entanto o que de mais valor tem é a sua paixão pela vida humana. O Super-Homem terá para sempre que enfrentar os restos moribundos do seus antigo povo e experiências atribuladas e dantescas que Lex Luthor lhe atira, desde que não encontre Kryptonite ou algo mago pelo caminho o resultado será sempre o mesmo.

Kal-el viverá para sempre entre dois destinos e filosofias, ser o salvador do seu novo planeta ou a vida mundana de um homem terráqueo. É pelas suas habilidades e por tentar a todo o custo agradar a um povo que lhe pede tudo, mas que nunca o aceitará como igual que o Super-Homem se junta a esta lista.




1. BATMAN

dcu

Numa lista maioritariamente composta por personagens com poderes incriveis Batman tem o incrível poder do dinheiro. Nascido como Bruce Wayne, o multi-milionário herdeiro da família mais rica de Gotham depressa descobre a crueldade do mundo e em especial da cidade que aprende a chamar de casa. No entanto, em vez de usar a sua riqueza para se alimentar dos mais fracos, Batman junta o seu dinheiro ao seu génio para criar uma armadura e armas que utiliza para salvar quem não se consegue defender. Numa cidade de podres, ele é a luz que protege quem mais precisa.

A personagem recebe o primeiro lugar pelo modo como luta contra tudo e todos, mesmo sabendo que um dia isso lhe custará a vida. Sacrificando-se fisica e emocionalmente, Batman está sempre disposto a salvar o mundo do perigo mesmo sem super-força ou raios laser. Ele é humano, destinado a envelhecer rapidamente e a ser apanhado pelos seus inimigos mais tarde ou mais cedo, contudo, e apesar disso, ele sacrifica-se constantemente quer a nível físico quer emocional, sabendo que mesmo que morra o mundo precisa dele uma última vez. Wayne deixa de lado os seus sentimentos mas vive na sua solidão para que outros possam viver vidas felizes e completas, longe da escuridão que se abate não apenas pela decaída Gotham mas por todo o mundo.

Agora resta saber qual a tua opinião? Para ti, qual o verdadeiro top da DCU?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2366 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.