TOP 10 Personagens do Universo Marvel | 4. Viúva Negra

Desengane-se quem pense que o único apelo da Viúva Negra é a sua inegável sensualidade, pois há muito mais de valor nesta icónica heroína dos Vingadores.


<< 5. Hulk | 3. Capitão América >>


Em comparação com os seus superpoderosos companheiros, assim como as suas respetivas habilidades vistosas, a Viúva Negra poderia passar despercebida ou ser algo obsoleta. No entanto, devido a uma cuidada e brilhante caracterização, uma incrível prestação de Scarlett Johansson e uma narrativa cheia de mistério e fascínio, Natasha Romanoff tem-se afirmado como um dos Vingadores mais populares e é impossível imaginar essa equipa sem a sua presença. Que tal ainda não lhe deu o direito de ter um filme a solo é, inquestionavelmente, uma das mais terríveis injustiças do MCU.

Viúva Negra

Apesar das origens da figura da Viúva Negra como uma antagonista de Homem de Ferro e como uma espiã soviética que nasceu nos comics do tempo da Guerra Fria, quando primeiro vislumbramos Scarlett Johansson em Homem de Ferro 2, Natasha já se estabeleceu como uma agente heroica da S.H.I.E.L.D., ou melhor uma fascinante anti heroína de suspeita moralidade. Encarnada por Scarlett Johansson com uma sublime mistura de completa certidão, confiança e implacável competência em momentos de ação, a espiã Viúva Negra depressa se revelou como um dos pontos mais fortes do MCU, com os argumentos de Joss Whedon a darem particular destaque à personagem. Mesmo em momentos mais dúbios, como todos os flashbacks e revelações de Ultron, ela consegue sempre manter a sua integridade e complexidade, nunca sendo somente o objeto de feminilidade sexualizada que muitos críticos parecem ver na sua figura.

Lê Também: Hollywood continua “machista”

Por exemplo, outro fator que faz da Viúva Negra uma das mais formidáveis personagens no cânone cinemático da Marvel é a sua inteligência. É certo que Tony Stark e Bruce Banner, como cientistas geniais, são de algum mérito intelectual, mas a sagacidade de Natasha é mais próxima de Machiavelli do que de Einstein. Como máxima prova deste aspeto, pouco explorado ou promovido da personagem, basta recordar-se a cena em que a Viúva Negra consegue enganar Loki no primeiro filme dos Avengers. Natasha Romanoff, implacável espiã russa, é tão exímia na sua manipulação que é capaz de ludibriar o deus do engano e das mentiras.

Como é possível resistir a esta espetacular personagem?

Viúva Negra

 


<< 5. Hulk | 3. Capitão América >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *