Top 15 Performances de 2018

Top 2018 | 15 Performances Injustamente Subvalorizadas

Danai Gurira, Keira Knightley e Daveed Diggs são três dos atores que, em 2018, encantaram as audiências com desempenhos extraordinários, mas não receberam as honras que tal triunfo merece.

1 de 16

Entre histórias de famílias em conflito na América da Grande Depressão, grandiosos épicos de super-heróis africanos e comoventes retratos de famílias a viver na margem da sociedade japonesa, 2018 tem sido um ano cheio de grande cinema e grandes desempenhos de grandes atores. Infelizmente, tanto no contexto de críticas como de prémios de cinema, existem sempre alguns esforços interpretativos que acabam o ano sem terem sido adequadamente celebrados.

Com isso em conta, a MHD destaca aqui o trabalho de 15 atores que brilharam em papéis difíceis e filmes que tanto desafiaram como divertiram os espectadores. Por razões de preconceito de género cinematográfico, terem de partilhar a cena com atores mais famosos ou a pequenez relativa de seus papéis, tais prestações foram injustamente subvalorizadas. Contudo, aqui tentamos assinalar o seu mérito. Não é o mesmo que um Óscar, mas não podemos fazer mais.

lady bird top performances de 2018
LADY BIRD tem um dos grandes elencos de 2018.

Antes de passarmos à lista de 15 performances em si, convém estabelecer critérios e destacar uma importante menção honrosa. Para fins desta listagem apenas contámos com filmes estreados comercialmente em cinemas portugueses em 2018. A menção honrosa é de “Lady Bird” que tem um dos melhores elencos do ano, estando recheado de espetaculares desempenhos do seu elenco secundário. Com isso dito, no discurso crítico internacional e prémios de cinema, Saoirse Ronan e Laurie Metcalf dominaram a perceção pública da obra.

Valor há que ser dado aos esforços de Stacy Letts como um pai deprimido, mas sempre pronto a apoiar quem ama. Temos de aplaudir Beanie Feldstein como uma melhor amiga silenciosamente invejosa da protagonista. Temos de felicitar Lucas Hedges e sua honestidade emocional ou o carisma arrogante de Timothée Chalamet, a dor de Stephen McKinley Henderson e a sabedoria sorridente de Lois Smith, entre muitos outros.

Lê Também:
20 filmes odiados pelas razões erradas (Parte I)

Segue as setas para descobrires todas as performances efetivamente destacadas neste artigo. Ao invés de estarem ordenadas num ranking de preferência, elas estão listadas pela ordem de estreia dos filmes no calendário de 2018.

1 de 16

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

One thought on “Top 2018 | 15 Performances Injustamente Subvalorizadas

  • Cynthia Erivo foi a melhor coisa do El Royale, espero que seja nomeada ao Oscar de Melhor Atriz Secundária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *