TOP Personagens Femininas de Animes | 7. Kaoru
Nascida num Japão do século XIX, Kaoru Kamiya é uma mulher fora do seu tempo. A sua força e ideologia concedem-lhe várias características que fazem dela uma das melhores personagens femininas de Rurouni Kenshin (1996).
<< 8. YONA (AKATSUKI NO YONA) | 6. MIKASA (ATTACK ON TITAN) >>
À primeira vista uma personagem frágil e doce, Kaoru Kamiya é tudo menos uma mulher fraca. Descendente de uma família de mestres do Kamiya Kasshin-ryu, Kaoru tem imenso orgulho nos seus antepassados. De personalidade forte, não teme quase nada (nem mesmo o mais terrível dos inimigos), excepto que o seu amado desapareça.
A menina Kamiya, como é por vezes tratada, é nos apresentada no manga (e anime) Rurouni Kenshin. A obra foi criada em 1994 por Nobuhiro Watsuki e centra-se num ex-samurai chamado Kenshin Himura. Antigo Hitokiri Battosai (um mercenário que assassinava figuras importantes em nome dos Imperialistas), Kenshin decide deixar a vida de assassino para trás. Após vaguear sem rumo durante dez anos, regressa a Tokyo onde encontra Kaoru. Ainda que tenha deixado o passado, este persegue-o constantemente, obrigando-o a batalhar contra vários inimigos.
Lê também: Tokyo Godfathers, análise
A compaixão de Kaoru depressa chama a atenção de Kenshin. Num mundo onde os homens vêm na espada um objeto para matar, Kaoru acredita que esta serve para proteger, uma filosofia que o andarilho compreende. Lutando com uma espada de bambo ela é a primeira a auxiliar os outros, mesmo quando mais ninguém o faz. Mistura perfeita entre a guerreira e a típica mulher feminina (sempre preocupada com a sua aparência), Kaoru possui contudo um temperamento por vezes infantil. Isto culmina em momentos onde a personagem entra em “modo fúria” trazendo à obra alguma comédia.
Pronta a sacrificar tudo, é preciso notar que ela é a única que impede Kenshin de regressar ao Battousai que fora outrora. Apesar dos seus defeitos ela possui objetivos muito claros e nenhum homem conseguirá mudar isso. Kaoru destaca-se assim das restantes figuras femininas da obra pelo seu carácter e dedicação num universo governado pelos homens.
No final ela consegue realizar-se amorosa (casando com Kenshin) e “profissionalmente”. As batalhas que travou valeram a pena e o pequeno dojo acaba frequentado por dezenas de alunos. O período de guerra termina e ela pode transmitir os ensinamentos de que tanto se orgulha.
Pequena e doce mas destemida, Kaoru não precisa de nenhum homem para a proteger.
<< 8. YONA (AKATSUKI NO YONA) | 6. MIKASA (ATTACK ON TITAN) >>