Trump proíbe realizador iraniano de ir aos Óscares 2017

O decreto do presidente Donald Trump está a impedir a presença de Asghar Farhadi na cerimónia dos Óscares 2017. O realizador iraniano é um dos nomeados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Trump não se cansa de se meter em polémicas, e a mais recente está relacionada com os Óscares 2017Asghar Farhadi, nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro através de The Salesman. O realizador iraniano, que fez história em 2012 ao vencer um Óscar na mesma categoria para o qual está novamente nomeado, mas dessa vez com o filme A Separation, está a ver-se impedido de comparecer à cerimónia de cinema devido ao decreto do novo presidente dos Estados Unidos.

Lê também: Óscares 2017 | Nomeados à tão cobiçada estatueta dourada

Nesse decreto, Donald Trump proíbe cidadãos de sete países muçulmanos de entrarem nos EUA nos próximos quatro meses, sendo eles o Iraque, a Líbia, a Somália, o Sudão, a Síria, o Iémen e o Irão, de onde Farhadi é natural. As exceções são os cidadãos com vistos diplomáticos e oficiais, além dos que trabalham para instituições internacionais.

Os cidadãos dos sete países referidos podem viajar para os Estados Unidos se tiverem uma autorização de residência permanente, o que não é o caso do realizador, que já confirmou que não vai poder estar presente na cerimónia dos Óscares 2017, realizada a 26 de fevereiro.

TRAILER | THE SALESMAN

Lê ainda: LEFFEST ’16 | The Salesman, em análise

Taraneh Alidoosti, protagonista de The Salesman, já tinha dito que iria boicotar a cerimónia dos Óscares 2017 antes de se saber esta notícia sobre Asghar Farhadi. A decisão da atriz iraniana deve-se aos comentários xenófobos de Trump e aos planos que já então se falavam, de expulsar os muçulmanos dos Estados Unidos.

“A proibição de Trump sobre os vistos iranianos é racismo. Mesmo que isto inclua ou não um evento cultural, não irei participar nos #AcademyAwards 2017 como forma de protesto”, escreveu Taraneh Alidoosti no Twitter.

Se Asghar Farhadi vencer o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, todos irão relembrar o porquê de ele não estar lá para o poder receber pessoalmente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *