Yucel Moran, ©Unsplash

Twitter vai alertar sobre informações falsas

O Twitter anunciou que vai ter um alerta nas suas publicações para notificar os utilizadores quando visualizam notícias e informações que possam ser falsas.

Ao longo dos anos, o Twitter foi desenvolvendo diferentes mecanismos para tentar eliminar notícias e informações que alegadamente seriam falsas, mas agora a rede social quer ir mais longe ao apostar em alertas que informem os utilizadores que um determinado conteúdo pode não ser verídico. Nestes casos, o utilizador não terá de manifestar interesse em consultar o conteúdo.

Nos próximos dias, o Twitter irá mostrar aos seus utilizadores norte-americanos alertas sobre potenciais notícias falsas. As notícias serão sobretudo sobre as eleições presidenciais e procurará desmitificar algumas dúvidas quanto a informações que já foram divulgadas a este respeito.

Lê Também:
Google Maps vai mapear zonas com surtos de COVID 19

Os “Tweets” vão ter associado um link para diversos sites que terão informações extra sobre questões que possam ser polémicas. A notícia foi avançada por um dos responsáveis da plataforma, Yoel Roth, citado pela agência espanhola EFE.

Tendo em conta a situação atípica vivida atualmente em todo o mundo, e  dado que nestas presidenciais uma grande parte das eleitores vão votar por correio, o que poderá levar a que a divulgação dos resultados demore, há muita probabilidade que surjam notícias falsas sobre possíveis vencedores. Relativamente a este assunto, a rede social anunciou que vai eliminar mensagens que possam vir a influenciar o processo de voto.

Recorde-se que no próximo dia 3 de novembro, terça-feira, as eleições presidenciais norte-americanas serão disputadas pelo atual Presidente Donald Trump (republicano) e pelo ex-vice-Presidente Joe Biden (democrata).

Costumas utilizar o Twitter no teu dia-a-dia?

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *