© Naughty Dog

Uncharted 4 consegue correr a 60fps

Um modder de “Uncharted 4” descobriu uma forma de desbloquear o framerate do jogo, permitindo-lhe que atinja uns estáveis 60 fotogramas por segundo.

Com o lançamento de consolas mais potentes a cada década, é normal que, devido às melhorias de hardware, estes equipamentos consigam tirar mais proveito da performance que certos jogos conseguem atingir. Já o vimos em inúmeros casos, quer seja em “Bloodborne”, “Call of Duty”, “FIFA” ou “Rocket League”, a cada dia que passa, mais jogos estão a receber um melhoramento da sua performance (quer seja gráfica ou não).

Lê Também:
Os Jogos Mais Aguardados de 2021

No entanto, o caso de “Uncharted 4” é algo diferente. O modder illusion0001 publicou recentemente a sua descoberta no seu blogue, explicando que, ao baixar a resolução do jogo, seria possível aumentar significativamente o número de fotogramas por segundo do famoso jogo da Naughty Dog. De acordo com o MP1st, é possível desvincular totalmente o framerate, permitindo que o jogo funcionasse a 60fps durante as cutscenes e alguns encontros de combate. Infelizmente, o senão, é que aumentar o framerate significa que a resolução tem de sofrer um golpe significativo, descendo até aos 540p.

uncharted 4 playstation plus
© Naughty Dog

Para além dessa diferença na resolução, a PS4 de base também sofre de uma série de falhas gráficas, mas é possível que consolas mais recentes possam estar mais bem equipadas. Nos comentários abaixo da sua demonstração no YouTube, ilusion0001 explicou que uma PS4 Pro seria capaz de atingir 60fps a 720p “em cenas limitadas”, mas atingiria o seu limite em encontros de combate. Isto deveria significar também, contudo, que a ainda mais potente PS5 poderia rodar Uncharted 4 a 60fps sem sacrificar a resolução.

VÍDEO | “UNCHARTED 4” A CORRER A 60FPS

Se há uma grande vantagem, é que esta modificação deverá ser totalmente possível de ser executada na PS5 sem grandes sacrifícios à resolução. Infelizmente, tudo isto depende inteiramente da Naughty Dog para que a implementação se torne pública e oficial, caso contrário, as únicas consolas PS5 que podem executar isto são as que podem executar código não assinado, tais como uma unidade de dev/teste ou uma que tenha sido pirateada (se é que isso já existe).

Achas que a diferença na resolução é menos importante que o framerate? Deixa nos comentários.

André Silva

Host do podcast "Duplo Sentido". Provavelmente o jogador mais azarado do mundo, o fanático por tecnologias e videojogos conseguiu vingar no pequeno grande mundo dos eSports (mesmo que por pouco tempo).

André Silva has 186 posts and counting. See all posts by André Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.