Universidade abre curso inspirado em Harry Potter
Na Índia, existe uma Universidade que vai começar o ano escolar com uma cadeira criada e inspirada nos princípios de “Harry Potter”.
LUMOS!
Se nunca recebeste a tua carta para Hogwarts e os teus pais ainda hoje insistem que não existe nada onde possas aplicar o teu conhecimento sobre Harry Potter chegou o momento de os corrigir! Agora conhecer toda a história, lições de moral e as personagens de “Harry Potter” pode garantir um 20 na Universidade Nacional de Ciências Jurídicas.
O quê? Posso ir estudar Direito e ter uma cadeira sobre Harry Potter? Sim é verdade! Se te inscrevesses na Universidade Nacional de Ciências Jurídicas, em Calcutá, esta podia ser uma das cadeiras que terias, não fosse a mesma já estar totalmente preenchida. O método inovador foi criado pelo Professor Shouvik Kumar Guha que abriu aulas do curso “Uma Interface entre Literatura de Fantasia e Ficção e Direito: Foco especial no universo de Harry Potter de J. K. Rowling”.
Com início em dezembro esta aula pretende aprofundar o conhecimento destes futuros advogados sobre a discriminação, maus tratos e violência presentes nas histórias de “Harry Potter”. Como disse numa entrevista à BBC, o Professor Guha acredita que as problemáticas expostas na obra de J.K.Rowling podem trazer uma nova perspectiva a estes alunos.
Os nossos alunos concordam que a discriminação existente no universo de Harry Potter é algo errado. No entanto, na vida real haverá coisas que alguns veem como discriminação e outros não. Pode ver-se nos livros de Harry Potter como a comunicação social é dependente de instituições políticas, a fazer paralelos com o mundo real.
Temas como “escravização de elfos domésticos e a marginalização de lobisomens” que existem no mundo de “Harry Potter” vão ser comparados aos temas semelhantes que se vivem na Índia, ajudando assim a que todos compreendam o que está para lá do acto de violência. Além disto os alunos vão ter também de analisar a morte de Sirius Black e saber as regras do Quidditch.
Será que a bibliografia obrigatória é “Quidditch Through the Ages”?
A verdade é que além de todas as outras cadeiras deste curso, todas pretendem ativar o pensamento críticos destes alunos sobre os problemas sociais atuais na Índia.
E se em Howgarts existe “Muggle Studies”, só faria sentido que finalmente os muggles pudessem estudar o mundo de “Harry Potter”. Mas nem todos vão poder ter essa oportunidade uma vez que as 40 vagas que foram abertas para este curso já foram todas preenchidas.