Unravel (PS4) | Análise

 

Ver a beleza nos mais pequenos detalhes

unravel  

  • Editora: Electronic Arts
  • Produtora: Coldwood Interactive
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Aqui somos um boneco feito de fios de lã e teremos de percorrer vários locais até chegarmos ao vosso objetivo (que não revelamos para não existirem spoilers da história). Devido ao nosso pequeno tamanho e fragilidade, cada local será difícil de percorrer e apenas podem contar com os vossos fios de lã.

unravel-screen-01-ps4-eu-16jun15

É neste cenário que Unravel (jogo disponível em formato digital a baixo preço) nos leva num inovador jogo de plataformas. Com a lã do nosso corpo iremos criar caminhos, nós, alavancas e muitas outras coisas para conseguirmos seguir em frente perante os mais variados cenários, criados com inteligência e preparados para nos surpreenderem com dificuldade que não esperamos. Graficamente apresenta um design único, colorido e com cenários que nos levam a ver os detalhes e a beleza do que está ao nível dos nossos pés. É, claramente, ver o mundo de outra forma. Avançamos com uma constante sensação de aventura, enfrentando o desconhecido, rodeados por uma beleza gráfica foto realista que espanta para um jogo de tão baixo orçamento.

unravel-screen-04-ps4-eu-16jun15

Com um excelente motor físico que nos faz lembrar Little Big Planet, Unravel leva-nos por florestas, campos, rios, cidades, estradas, lixeiras, etc… Facilmente percebemos a crítica social para a destruição da natureza que o Homem tem deixando por onde passa, com grande foco no lixo que produzimos. Existe também uma enorme facilidade em nos ligarmos ao nosso personagem feito de lã que, mesmo sendo um boneco, consegue encher o ecrã de emoções. É impressionante como nos ligamos a um personagem que apenas comunica connosco a partir de linguagem corporal.

 

Vê também: Life is Strange (PS4) | Análise

 

Apesar de ser um jogo pequeno, tal como é o seu preço, que se termina em pouco mais de seis horas, este é uma experiência diferente. Avançamos por puzzles com estratégias inovadoras no meio de cenários construídos com inteligência e criatividade para esses mesmos puzzles. Para isso muito ajuda o facto de o nosso personagem ter um limite de lã que pode usar antes do seu corpo começar a perder forma. Perante esta realidade teremos de melhorar o caminho, gastando menos lã, aumentando a estratégia e levando-nos a outros níveis de criatividade e astúcia.

Divertido, inteligente, inovador e muito emotivo, Unravel leva-nos a olhar o mundo com outros olhos enquanto os verdadeiros objetivos do jogo são revelados. Existe, mesmo que discreta, uma filosofia que questiona a forma como vivemos e vemos o que nos rodeia. Essa mensagem pode não ser vista pelos mais distraídos, mas está lá, e é poderosa.

unravel-screen-07-ps4-eu-16jun15

Unravel é um jogo pequeno, barato para o utilizador e de baixo orçamento para a produtora… mas é a prova de que o que conta é a ideia base, e que quando bem explorada, pode tornar-se num grande jogo. Unravel não é um jogo perfeito e apresenta alguns momentos frustrantes na sua jogabilidade, mas graficamente é belo, e os efeitos sonoros estão em grande nível. Globalmente é muito bom e se são fãs de plataformas, então este jogo tem de estar na vossa consola.

Pontos fortes:

  • Gráficos e design
  • Originalidade
  • Puzzles inteligentes

Pontos fracos:

  • Jogabilidade não está perfeita

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma

Luís Pinto

 

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *