Vanessa Redgrave estará em Portugal em setembro

Vanessa Redgrave estará em setembro em Cascais, no âmbito do Festival Internacional de Cultura.

A atriz britânica de 80 anos Vanessa Redgrave estará de visita ao nosso país no próximo mês de setembro, onde conversará com os fãs no âmbito do Festival Internacional de Cultura (FIC), evento que se estende por todo o mês, de 1 a 30 de setembro, para divulgar o melhor do cinema, da música, da literatura, do teatro, e da arte de rua, nesta que é já a sua terceira edição.

Para além da conversa com a atriz, orientada por António Borga, o público terá oportunidade de assistir a Julia, no 40º aniversário de lançamento do filme, pelo qual Vanessa Redgrave venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária. O drama, realizado por Fred Zinnemann, decorre nos anos 30, quando Lillian (Jane Fonda), uma mulher que se torna escritora de sucesso com a ajuda do também escritor Dashiell Hammett (Jason Robards). Enquanto isso, Julia (Vanessa Redgrave), bastante idealista, estuda em Viena e enfrenta o regime nazista. Quando Lillian vai até à União Soviética para uma conferência de escritores, recebe um pedido da sua amiga: transportar ilegalmente uma grande quantia de dinheiro da União Soviética para Alemanha, recursos esses que serão usado contra o nazismo.

A escolha do filme segundo a organização deve-se ao facto de “remeter para situações ainda bastante atuais”. A sessão decorre na Casa das Histórias Paulo Rego às 17h. Além disso, Vanessa Redgrave será também homenageada pela Academia Portuguesa de Cinema e, no dia 19, estará ainda na antestreia do documentário Sea Sorrow que chega aos cinemas portugueses a 28 de setembro.

Vanessa Redgrave e Jane Fonda em Julia (1977)

Vanessa Redgrave

Lê Também:   Sea Sorrow | Estreia 28 de setembro

Sea Sorrow, que marcou presença na última edição do Festival de Cannes, é o primeiro filme realizado por Vanessa Redgrave, sendo mais especificamente um documentário sobre a crise dos refugiados. No filme surgem dois dos mais conceituados e talentosos atores britânicos, nomeadamente Emma Thompson e Ralph Fiennes, num trabalho que recorre a uma dinâmica teatral, justamente pelo apoio na dramatização de A Tempestade, que é considerada como a última peça da autoria de William Shakespeare.

Franco Nero, ator italiano que alcançou a fama com Django e que é marido da atriz, estará igualmente presente nessa antestreia, uma vez que produziu o filme. Também o Lord Alfred Dubs, membro e antigo deputado do Partido Trabalhista, activista de longa data dos direitos dos refugiados e ex-presidente do Conselho para os Refugiados, que participou no filme, também estará na antestreia.

Sea Sorrow já passou por festivais como o Festival de Sidney, o Festival de Bucareste e pelo Atlantida Film Festival, que decorre em Palma de Maiorca.

Lê Também:   Guia das Estreias de Cinema | Agosto 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *