Vozes portuguesas de Vaiana contam tudo à Magazine.HD!

Quem seria melhor para nos contar mais sobre Vaiana senão os artistas portugueses que irão dar voz às personagens? A Magazine.HD esteve à conversa com eles para tentar descobrir mais sobre esta animação…

A nova obra em 3D da Disney está prestes a estrear, e a Magazine.HD quis saber mais sobre Vaiana através dos artistas que fizeram a dobragem das personagens do filme, entre eles Luz Fonseca (Vaiana), Pedro Bargado (Maui), Custódia Gallego (avó Tala) e Ricardo Monteiro (Chefe Tui). A protagonista da história é uma corajosa adolescente, que parte numa difícil viagem:

“Esta personagem não é bem uma princesa, ela é mais uma guerreira… Não quer saber de vestido, não quer saber se está bonita, é prática e é muito mandona, muito dona do seu nariz. É muito focada no que quer, e durante o filme ela está sempre, sempre a ir na direção do seu objetivo”, conta-nos a jovem Luz Fonseca, que já deu voz a outras personagens da Disney, como a pequena Riley em Divertida-mente. “Desde pequena que gosto muito de filmes da Disney, e então fazer parte deles, pôr toda a minha energia naquilo… é muito giro”, revela.

Lê Também: 15 Filmes para ver até 2016 terminar – Blockbusters | Vaiana

Vaiana não irá estar sempre sozinha nessa viagem, pois contará com a companhia de Maui, um poderoso semi-deus com quem atravessará o mar aberto. Os dois acabarão por partilhar vários momentos de aventura, que incluem enormes criaturas marinhas e mitos antigos.

“O Maui é malandreco e um bocadinho convencido… mas neste filme é uma personagem cómica. Quem for ver vai-se aperceber que ele tem muitas coisas de todos nós, assim como todas as outras personagens. Nós conseguimos rever-nos nelas em certos pontos. Mas nesta, o Maui consegue ser um bocadinho de todos nós, na realidade”, é desta forma que Pedro Bargado descreve a sua personagem. “No início ele não dá muita importância à miúda, à pequenita Vaiana, está sempre a resmungar com ela. Mas depois com o desenrolar do filme ele transforma-se quase no irmão mais velho”, explica.

Lê Mais: 10 Coisas que (possivelmente) Não Sabias sobre Vaiana

Mas a grande responsável pela coragem da jovem é a avó, Tala, a quem a atriz Custódia Gallego empresta a voz:

“A avó Tala é uma avó como todos os netos desejam ter, uma avó que ensina coisas a brincar, que passa os ensinamentos com muita paciência e bem fundamentados, passando a cultura daquela sociedade onde cresceu e onde ela se apoia, da forma mais carinhosa e mais confiante. Eu acho que esta personagem também é importante para todos os avós, mostra que o amor pode trazer uma confiança que faz com que as crianças e os humanos em crescimento sejam mais eficazes nos seus objetivos de vida. E esta avó tem isso tudo, é a avó ideal para qualquer classe etária, para qualquer época da nossa civilização, para qualquer futuro.”

Lê Ainda: Infância destruída em As Cinquenta Sombras… da Disney

Quem não acha graça nenhuma à rebeldia da personagem principal é o pai, o Chefe Tui, que não quer que ninguém se aventure no oceano, muito menos a sua filha:

“A Vaiana é muito reguila, e então ela decide que ‘Não, eu vou explorar’. Por um lado é bom, não é? Só que ela efetivamente decide ir conquistar para onde não deve”, diz-nos Ricardo Monteiro. “O Chefe Tui é o líder da tribo e tem uma parte paternalista muito interessante. Ele brinca muito com a filha, e nós não estamos muito habituados a ver os líderes em filmes a terem este papel assim tão brincalhões. Ele tem uma missão muito importante, que é proteger aquela população, e garantir que ninguém vai para o mar, para além do limite do recife. Acho que isso é uma das mensagens, senão a mais importante que ele transmite, é que devemos saber valorizar aquilo que temos perto de nós. E isso está muito patente também nas músicas do filme”, refere.

TRAILER | VAIANA

MENSAGENS TRANSMITIDAS EM VAIANA

A relação entre Vaiana Maui relembra que se deve dar valor a certas coisas que, nos dias de hoje, se começam a colocar em questão. A amizade é uma das várias mensagens transmitidas pelo filme, segundo Pedro Bargado:

“O que é que é a amizade? O que é que é o amor? O que é que é o afeto? O que é que é o cuidar do próximo? Este filme retrata isso tudo de uma forma muito clara, está carregado de boas mensagens e de ‘vamos lá acordar um bocadinho para o nosso lado mais humano’… porque nós somos um grão de areia neste universo imenso. Portanto no dia a dia não há necessidade de sermos mauzinhos uns para os outros, mas tomarmos conta uns dos outros.”

Lê Mais: Guia das Estreias de Cinema | Novembro 2016

O respeito ambiental também é mencionado, além do amor, do valor da família e da proximidade emocional que deve existir entre pais e filhos. Todos os entrevistados garantem que esta é uma obra para ser assistida por miúdos e graúdos, e têm uma opinião unânime: Vaiana vai corresponder às expetativas enquanto filme da Disney, e até mesmo superá-las.

“A Disney está a abrir um leque mais humano e não tão de fábula, ou de ‘o príncipe e a princesa’, está a tornar tudo muito mais humano. Neste filme não há aquela coisa da princesa, há seres humanos, há realidade, há verdade”, diz Pedro Bargado, que chegou mesmo a afirmar que este é o “melhor filme da Disney”.

Os adjetivos atribuídos pelos entrevistados à animação foram vários, entre eles “inteligente, irreverente, força, foco, bondade”.

Lê Também:
Homem-Aranha pode abandonar o MCU

O filme estreia já esta quinta-feira, dia 24 de novembro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *