Westworld | Cenas de sexo despertam polémica

A série da HBO intitulada Westworld está envolta no meio de uma polémica com um processo de casting que envolve actividades sexuais explícitas. 

O Business Insider divulgou um documento da Central Casting, que tem causado vários tipos de polémica, para um processo de recrutamento para a série televisiva da HBO intitulada Westworld (aqui a nossa análise à série) , que inclui várias actividades sexuais, a realizar por extras, tais como: “nudez, participação em actividades sexuais explícitas, toque e pintura de genitais, simulação de sexo oral com toque de mão para genital.”

westworld

Num comunicado a HBO referiu que este tipo de procedimento “não foi pedido, escrito, aprovado pela HBO, Warner Bros. Television, ou produtores, e contém várias situações que não são requisitadas seja a que actor for. Estamos a rectificar as discrepâncias deste documentos de acordo com as nossas práticas, que providenciam um ambiente de trabalho profissional e confortável aos nossos associados.”

Lê Também: As melhores séries a estrear | Seleção de outubro by MHD

Um representante da SAG-AFTRA, uma associação que representa vários elementos que actuam na área do entretenimento, em declarações ao Entertainment Weekly, referiu que é “importante que estes actores entendam os seus direitos, especialmente em circunstâncias deste género, que representam um grande risco de exploração. Os empregadores não devem pedir aos actores para assinar formulários de consentimento, que não descrevam com veracidade os seus direitos protegidos por um acordo colectivo de trabalho.”

Lê Também:
Westworld | HBO revela trailer da terceira temporada

westworld

A SAG-AFTRA terá um representante no set a fim de monitorizar as filmagens desta cena e para esclarecer dúvidas sobre este processo. De acordo com a Deadline, recorrendo a uma fonte anónima, os cerca de 50 extras que farão parte das filmagens irão receber cerca de 600 dólares por esta cena.

Lê Também: Livros a não perder | Seleção de outubro 2016 by MHD

Por seu lado Terri Becherer, directora da National Specialty Performers, reforçou que “acredita na primeira emenda, que permite a um criador contar a sua história, mas isto parece ir um pouco longe demais, à luz daquilo que é pedido a extras durante o curso do seu trabalho. Não sei se estarão a ser tomadas algumas medidas que protejam estas pessoas perante este nível de intimidade. Naturalmente estamos preocupados com o nível de segurança, e de riscos para a saúde, quando existe demasiada nudez e exposição.”

Lê Também:
Westworld | HBO revela trailer da terceira temporada

westworld

Apesar de todas as preocupações manifestadas por vários representantes desta indústria, os produtores da série já garantiram que estão a ser cumpridas as exigências dos vários acordos assinados para este sector, que providencia um consentimento para aparecer em cenas deste género de nudez ou sexuais, que o set estará fechado a quem não estiver envolvido na produção deste projecto, e que qualquer fotografia deve ter o expresso consentimento do extra para uma posterior divulgação.

Lê Também: Calendário de Séries Fall Season 2016 | Novas séries e regressos imperdíveis

Westworld é uma adaptação do filme de Michael Crichton de 1973, e foca-se num parque de diversões com androids que tentam realizar as fantasias dos seus habitantes. O elenco é de luxo com Anthony Hopkins (Thor: The Dark World), Ed Harris (Run All Night), Evan Rachel Wood (True Blood), James Marsden (Unfinished Business), Thandie Newton (Rogue), Jeffrey Wright (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1).

De acordo com o Collider a estreia de Westworld está prevista para o início de 2016.

 

westworld

 

(notícia originalmente publicada em outubro 2015)

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *