Os melhores 5 filmes de Tim Burton | Eduardo Mãos de Tesoura

Não há lista alguma sobre Tim Burton em que Eduardo Mãos de Tesoura não figure em lugar de destaque, ou não fosse este o filme favorito do próprio realizador entre a sua longa filmografia.


<< CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE |  SWEENEY TODD >>


Small town (mean town? parecia ser o mote de arranque para um dos filmes de culto mais populares da sétima arte. Mas Tim Burton, com mãos de artista e a habilidade de profeta, antecipa aqui algumas das realidades mais cruéis da sociedade dos nosso tempos, a qual se à nossa volta, remetem de forma arrepiante para o universo em redor de Donald Trump.

eduardo-maos-de-tesoura-os-melhores-filmes-de-tim-burton-13
A América capaz do seu melhor, exibe neste micro-cosmos também algo do seu pior. Raízes e sentimentos que levam Edward (um amoroso Frankenstein, concluído à pressa e que acabou por ter mãos de tesoura) a ser vítima da sua inocência, amado e aceite por uns, mas violentamente perseguido e usado por outros, passando de bestial a besta por (quase) uma maioria.

Lê também: Indie Mania | 7 filmes para descobrires Johnny Depp por detrás das máscaras

Entre as várias referencias cinéfilas que abundam ao longo do filme, Tim Burton inspirou-se no sonâmbulo de O Gabinete do Dr. Caligari (1920), para criar o visual de Edward. A maquiagem durava cerca de duas horas a ficar pronta.

Tim Burton
Inicialmente idealizado como um musical, Eduardo Mãos de Tesoura (1990), é daqueles filmes que ficam gravados na memória de todos quantos o viram, independentemente da idade, sexo ou orientação. É simultaneamente uma obra prima de entretenimento, exemplar e deslumbrante no que toca á sua cinematografia e criação de personagens.

Lê ainda:  E se Tim Burton realizasse os filmes da Disney?

Last but not the least é ainda uma das melhores bandas sonoras jamais compostas, a melhor da filmografia de Tim Burton.  Danny Elfman, o compositor que já havia trabalho com Burton em As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), aceitou novamente este convite e tendo a partir daí sido responsável por mais duma dúzia de outras bandas sonoras da filmografia de Tim Burton.

FICHA TÉCNICA | EDUARDO MÃOS DE TESOURA

  • Realizador: Tim Burton
  • Argunto: Tim Burton, Caroline Thompson
  • Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest
  • EUA | 1990

Para este vosso amigo, Eduardo Mãos de Tesoura é o melhor filme de Tim Burton e tão obrigatório de ver como de rever.


<< CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE |  SWEENEY TODD >>


 

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *