WhatsApp chega ao fim para todos estes telemóveis já em dezembro
Tal como acontece todos os anos, o WhatsApp, aplicação da Meta, deixa de funcionar em vários telemóveis.
Por que razão acontece?
A partir de 1 de dezembro de 2024, o WhatsApp, a aplicação de mensagens mais popular do mundo, deixará de ser compatível com diversos modelos de smartphones que não cumprem os requisitos mínimos do sistema operativo. Tal como aconteceu recentemente com milhares de contas Gmail, esta trata-se de uma decisão que visa melhorar a experiência e segurança dos utilizadores.
A verdade é que o WhatsApp está constantemente a adicionar novas funcionalidades que requerem sistemas operativos mais recentes para assegurar o melhor desempenho e segurança. Como tal, manter o suporte para dispositivos obsoletos limita a capacidade de evolução da aplicação.
Modelos afetados
Os seguintes dispositivos Android e iPhone deixam de suportar o WhatsApp devido a versões desatualizadas do sistema operativo:
- Samsung: Galaxy S3, Galaxy Note II, Galaxy S4 Mini e Galaxy Ace 3;
- Motorola: Moto G (1ª geração), Droid Razr HD e Moto E;
- LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini e L90;
- Sony: Xperia Z, Xperia SP, Xperia SV, Xperia T e Xperia V;
- Huawei: Ascend P6 e Ascend Y300;
- Nokia: Lumia 920 e Lumia 1020;
- ZTE: Z Max e Grand X;
- HTC: One X, One X+, Desire 500 e Desire 601;
- iPhone 5;
- iPhone 5c.
O que fazer?
Em primeiro lugar, deves verificar se existe uma atualização disponível para o teu telemóvel. No Android, vai a Definições > Sistema > Acerca do telemóvel. Se tiveres um iPhone, Definições > Geral > Informação.
Caso isto não resolva a situação, então deves ponderar comprar um modelo mais recente que seja compatível com os requisitos da plataforma da Meta. Tens telemóveis bem baratos e que suportam a aplicação durante muitos anos. Além disso, não te deves esquecer de fazer uma cópia de segurança.
Tens algum dos modelos acima mencionados?