Wolf Alice (foto de Jordan Hemingway)

O regresso épico dos Wolf Alice com “The Last Man on Earth”

Após quatro longos anos, os Wolf Alice regressam em grande com “The Last Man on Earth” e anunciam o terceiro álbum, Blue Weekend.

Depois de uma forte estreia em 2015, com My Love Is Cool, a banda londrina elevou a fasquia com Visions of Life, lançado em 2017. Superar um vencedor do Mercury Prize não é tarefa fácil, mas as novidades prometem um digno sucessor. Depois de quatro silenciosos anos, os Wolf Alice avançaram o single “The Last Man on Earth” do seu futuro e seguramente aguardado terceiro longa-duração, Blue Weekend, a sair no dia 11 de junho pela Dirty Hit/RCA Records.

“É sobre a arrogância humana”, explica Ellie Rowsell, vocalista dos Wolf Alice. “Tinha acabado de ler Cat’s Cradle de Kurt Vonnegut e tinha escrito o verso “Peculiares sugestões de viagem são lições de dança de Deus” nas minhas notas. Mas depois pensei ‘‘Uh, uma peculiar sugestão de viagem não é uma lição de dança de Deus, é apenas uma sugestão de viagem! Porque precisa tudo de ter um significado mais profundo?” Quanto ao nome do álbum, esclarece que este álbum é para outras pessoas: “Por vezes, ouves uma canção e ela faz-te sentir melhor, ou ouves uma canção e ela faz-te sentir olhado. Eu lembro-me de me sentir azul em relação a alguma coisa, e pensar ‘pergunto-me que canções posso ouvir que sejam sobre o que estou a sentir agora'”.

Lê Também:   Melhores Álbuns da Década 2010-2019

A canção funde a escrita clássica de canções e a personalidade vincada da banda, resultando numa faixa que, tendo tudo para ser apenas uma balada, vai-se lenta e subtilmente metamorfoseando noutra coisa graças ao cunho pessoal dos Wolf Alice. Se a primeira parte da canção nos dá a voz nua de Rowsell, em solitária conversa com o piano, enfatizando-se cada palavra proferida, a ponte assinala uma viragem inesperada, introduzindo uma mescla de coros épicos e guitarras psicadélicas da década de 60.

A banda partilhou também o vídeo do single, onde uma versão minimalista, estilizada a preto e branco, de Ellie Rowsell ocupa o centro, intercalando hipnoticamente planos de peito da vocalista com planos de pormenor do seu rosto impávido e sereno. Versos como “the thing you should be asking for is help” e “you’d like a light to shine on you” vão ecoando, trazendo à memória a nossa condição neste tempo de pandemia, enquanto efeitos caleidoscópicos e flashes de luz irradiada de fontes incertas sublinham o veio psicadélico da balada. Crítica à arrogância de quem pede por mais, olhos postos nas alturas, enquanto ignora a mão estendida pelos amigos na conversa da qual não se ouve palavra? E se as alturas não viessem daquela obscura e inatingível lua que lampeja por instantes no vídeo, mas da proximidade terrena de quem se encontra ao nosso lado?

WOLF ALICE | “THE LAST MAN ON EARTH”

O vislumbre que este nono capítulo nos dá do conteúdo do álbum sugere uma nova flexão da sonoridade da banda, confirmando o intuito experimentalista de Visions of Life. A crueza lírica de “The Last Man On Earth”, envolta num pacote enganadoramente doce e épico, promete um álbum digno de esperar e ouvir.

BLUE WEEKEND | Alinhamento

1. The Beach
2. Delicious Things
3. Lipstick on the Glass
4. Smile
5. Safe From Heartbreak (if You Never Fall in Love)
6. How Can I Make it OK?
7. Play the Greatest Hits
8. Feeling Myself
9. The Last Man on Earth
10. No Hard Feelings
11. The Beach II

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *