WTF | Trilogia sci-fi do Tetris em produção

Isto só pode ser um novo recorde em termos de adaptações descabidas.

Tetris. Um clássico dos videojogos e um marco da cultura em geral, este é um jogo que durante os seus 30 anos de existência nunca deixou de ser um fenómeno de popularidade unica e exclusivamente graças às suas mecânicas de jogo (com uma certa ajuda da sua icónica música). É um jogo nunca teve um tema central, nunca teve um vilão que tinha de ser derrotado por um protagonista, nunca teve sequer qualquer tipo de história ou justificação que explicasse o porquê de o jogador ter de fazer linhas atrás de linhas com figuras geométricas. O Tetris é um exemplo dos videojogos no seu sentido mais puro, em que a única coisa que importa são as regras impostas ao jogador e a forma como este consegue lidar com os resultados dos seus erros e adaptar-se até ser inevitavelmente derrotado, e não há melhor forma de vivenciar esta experiência do que jogando Tetris pessoalmente.

Por isso é claro que alguém achou que este seria o videojogo perfeito para transformar numa trilogia de longas-metragens.

Lê também: Top Jogos – As frases mais famosas

De acordo com as informações disponíveis, uma adaptação do Tetris está não só confirmada, como também já tem garantido um orçamento de 80 milhões de dólares e as filmagens começarão na China já no próximo ano. Ademais, o filme será produzido por uma colaboração entre equipas chinesas e norte-americanas pelo que irá também incluir atores no seu elenco de ambas as nacionalidades. De notar que o filme fora já anunciado em 2014 como sendo “um filme de ficção científica”, sendo que mais tarde a ideia de base seria alterada para um filme ao estilo de A Rede Social centrado no criador do Tetris, Alexey Pajitnov, e os seus esforços para receber uma compensação pelo seu trabalho após o lançamento do jogo em 1984.

Lê Também:   Esta foi a primeira banda sonora de um filme a chegar ao topo das tabelas musicais

Tetris

Mas ao que tudo indica agora estamos de volta à ideia de criar “um épico de ficção científica” que será esticado por uma trilogia inteira, por isso podemos já ficar descansados quanto aos padrões de criatividade artística do filme. Afinal de contas, os seus produtores claramente começaram primeiro com a ideia de usar o nome de um videojogo popular e só depois se preocuparam em procurar construir uma história à volta, em vez do oposto, como qualquer obra criativa que se preze, certo?

Lê também: Nintendo interessada em criar longas-metragens

Portanto, esta é a situação em que nos encontramos. Depois de termos recebido a confirmação há poucos dias atrás de que vamos ter adaptações cinematográficas dos clássicos Centipede e Missile Command, agora é a vez do Tetris e assim só nos podemos perguntar… o que virá a seguir? Uma adaptação do Minesweeper? Do Mahjong? Ou quem sabe, talvez um dia alguém faça uma adaptação do Mafia, o famoso jogo de sala, também conhecido como “jogo do lobo” ou “Town of Salem”, e… alto aí, agora que pensamos bem, e por muito incrível que pareça, esse jogo já tem uma adaptação cinematográfica:

Bem, estamos resignados à nossa sorte, agora só nos resta aguardar o inevitável. Mais cedo ou mais tarde iremos ver, perante os nossos olhos incrédulos, a adaptação do jogo mais popular de sempre… Solitário. Um filme certamente repleto de ação, mistério, romance, aventura e incalculáveis danos causados a nível mundial à produtividade no ambiente de trabalho.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *