© Xbox

Xbox Series X é a consola mais potente e compatível

A Microsoft revelou os esforços feitos para tornar a Xbox Series X a consola mais compatível de sempre com uma jogabilidade melhor do que nunca.

O director de programação da Xbox Series X, Jason Ronald, explicou no Xbox Wire de que forma é que a equipa da Xbox está a trabalhar para garantir que a consola da próxima geração é a mais potente.

O foco não gira só em torno dos jogos dos 15 Xbox Game Studios liderados por “Halo Infinite”, mas também nas 3 gerações anteriores da biblioteca de videojogos retrocompatíveis.

Halo Infinite Hologram
“Halo Infinite” é exclusivo de lançamento da Xbox Series X © Xbox

O legado dos consumidores é algo que a Xbox pretende preservar e respeitar, desde o progresso conquistado nos jogos, às comunidades formadas. Assim, como já tinha sido revelado anteriormente, os mais de 500 títulos do programa de retrocompatibilidade da Xbox 360 e Xbox original, assim como a biblioteca da Xbox One, poderão ser jogados na Xbox Series X.

Manter a compatibilidade não é fácil, dados os desafios técnicos e arquitecturas dos sistemas das diferentes gerações. Até agora, a equipa Xbox já passou mais de 100mil horas em testes na Xbox Series X, tudo para que no lançamento a biblioteca de jogos dos consumidores esteja pronta para jogar.

Lê Também:   Inside Xbox apresenta 13 jogos na Xbox Series X

Os títulos retrocompatíveis correrão de forma nativa no hardware da Xbox Series X, com todo o poder providenciado pelo CPU, GPU e SSD, sem boost mode nem downclocking, o que significa que os jogos são desfrutados no pico da performance para o qual foram projectados, podendo até ter um desempenho melhor na Series X do que na sua plataforma original de lançamento.

As novas técnicas da equipa permitem que os jogos corram a resoluções ainda mais altas e atinjam uma melhor qualidade de imagem sem nunca interferir com a visão e objectivo artístico criadores originais.

Portanto, os jogos retrocompatíveis estarão optimizados na nova consola, traduzindo-se para framerates mais constantes e renderização à máxima resolução e qualidade visual, tendo também reduções significativas nos tempos de carregamento em jogo, graças ao poder da Xbox Velocity Architecture.

Xbox Series X Front
Xbox Series X © Microsoft

A Xbox Series X traz também um HDR inovador que será aplicado automaticamente, sem qualquer impacto na performance dos jogos, mesmo nos títulos com quase 20 anos da Xbox 360 e Xbox original.

O Quick Resume, que permitirá trocar entre títulos diferentes e retomar no ponto em que se deixou, também engloba os jogos das gerações passadas. E tudo isto acontecerá sem a necessidade de trabalho extra por parte dos estúdios.

Outras inovações em curso incluem a possibilidade de duplicar o framerate de alguns títulos, de 30 fps para 60 fps, e de 60 fps para 120 fps.

Xbox OG Retro-compatibilidade
Jogos retro-compatíveis da Xbox original © Xbox

Além de tudo isto, a equipa Xbox abriu de novo as portas a mais feedback de títulos da Xbox 360 e Xbox original que os fãs desejam ver retrocompatíveis.

A nova consola está na tua mira? O que pensas destas melhorias para os jogos das gerações passadas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *