© Xbox

xCloud deverá chegar ao iOS em 2021

O xCloud poderá chegar aos dispositivos iOS em 2021 através de um browser. Os planos de Phil Spencer para trazer o cloud gaming à Apple continuam.

O serviço incluído no Xbox Game Pass Ultimate chegou a 22 países, inclusive Portugal, a 15 de Setembro de 2020, ainda numa fase Beta. O cloud gaming da Xbox já incluí mais de 100 títulos que poderão ser jogados a partir de um dispositivo Android em qualquer lugar, mas a Apple tem restringido a sua chegada aos dispositivos iOS.

A Apple tem bloqueado serviços de streaming como o xCloud e Stadia de serem utilizados através da App Store, oferecendo a hipótese de tornar os jogos acessíveis individualmente e não através do serviço.

Isto implicaria que os criadores colocassem os seus títulos individualmente e em aplicações únicas, utilizando a tecnologia de streaming, enquanto a Microsoft e Google teriam uma app com links para o conteúdo. A Apple receberia ainda 30% das vendas. Esta solução não agrada a Microsoft, especialmente pelo funcionamento do seu serviço numa aplicação única, dado que obrigaria os clientes a descarregar centenas de aplicações diferentes em vez de apenas uma que acede ao catálogo completo.

Lê Também:
Os Melhores Jogos de Sempre

Razer Kishi Project xCloud
© Razer

Phil Spencer, chefe da divisão gaming da Microsoft, deixou claro que a equipa não iria desistir de lançar o cloud streaming através do Xbox Game Pass Ultimate nos dispositivos iOS. E, de acordo com relatórios da Business Insider e The Verge, a Microsoft já está a trabalhar numa solução que passaria por um navegador de internet.

Segundo fontes do The Verge, a Microsoft tem desenvolvido uma versão web do xCloud para correr nos dispositivos iOS, enquanto continua a trabalhar na aplicação original. O objectivo seria trazer o cloud gaming à Apple em 2021. Esta foi a solução que a Amazon também encontrou para lançar o seu próprio serviço de streaming recentemente anunciado: Luna.

Spencer terá afirmado ainda que os planos para lançar o serviço no PC continuam, e o xCloud está previsto chegar ao Windows 10 também em 2021.

As polémicas restrições da Apple já levaram, inclusive, a uma batalha judicial com a Epic Games, o estúdio que trouxe “Fortnite”.

És cliente da Apple? O que pensas desta opção?

Catarina Ferreira

Sempre tive desejo inato de expressar a minha criatividade, tendo envergado pelas artes nos estudos e nos tempos livres, como pintura, desenho, fotografia ou arte digital. Os videojogos também me acompanharam desde cedo. Halo foi o que me trouxe à Xbox, onde acabei por criar os Xbox PT Dummies. Não sou fã de guerras de consolas e acredito que todos têm o dever de ser felizes onde entenderem. Podem ver as minhas opiniões (não) populares no Twitter.

Catarina Ferreira has 242 posts and counting. See all posts by Catarina Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.