Bill Bertram, via Wikimedia Commons

ZX Spectrum foi lançado há 40 anos

Há precisamente 40 anos, a empresa britânica Sinclair criou um computador pessoal, barato e acessível para todos, o ZX Spectrum. 

Decorria o ano de 1983, a Nintendo tinha lançado uma das suas consolas mais bem sucedidas de sempre, a Nintendo Entertainment System. A indústria dos videojogos estava ainda a dar os primeiros passos, quer na área das consolas, quer a nível de computadores pessoais. Além desta e outras consolas, a empresa britânica Sinclair, sediada em Cambridge, decidiu criar um computador pessoal, barato e acessível para todos, o ZX Spectrum. A sua função principal seria a programação, mas acabou por ser popularizado pelos videojogos.

Lê Também:   Xbox Game Pass | Final de Abril 2022

Assim sendo, aquando do seu lançamento, o ZX Spectrum tinha 48k de memória, longe dos vários gigabytes que estamos habituados. Contudo, em 1986, recebeu uma versão melhorada, com 126k de memória, e ainda com o leitor de cassetes incumbido. Nesse sentido, existem três aspetos do computador que ficaram para a história e para na memória dos jogadores que cresceram com o computador. Os jogos em cassetes, o “Load” e o som da cassete a correr, é algo que certamente marcou. Longe dos gráficos atuais, mas ainda assim marcaram uma época, podemos experimentar vários jogos, tais como, “Jet Pac”, “Jet Set Willy” e “Bomb Jack”.

Em Portugal, a influência do computador também chegou, inclusive existe o único museu do mundo dedicado ao computador pessoal. Situado em Cantanhede, distrito de Coimbra, está o LOAD ZX Spectrum, fundado por João Diogo Ramos. Para os fãs, ou para os mais curiosos, podem visitar o seu espólio, um dos maiores a nível internacional. Dado à celebração dos 40 anos do lançamento, vão estar distribuídos durante dois dias, várias palestras, incluindo com um dos engenheiros responsável pela criação do ZX Spectrum.

TWITTER | 40º ANIVERSÁRIO DO ZX SPECTRUM

Já conhecias a popularidade do computador? Já alguma vez jogaste nele? O que achas do museu?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *