© Festival Mental

Festival Mental regressa em maio com VI edição

A VI edição do Festival Mental está de regresso à cidade de Lisboa e já existem mais novidades da agenda geral do evento.

De 19 a 27 de maio, com uma programação que se vai desdobrar em Lisboa entre o Cinema São Jorge, Atmosfera M e Feroviário, o Festival Mental vai voltar a trazer à esfera pública o debate sobre a saúde mental. Com áreas do evento como o M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas e Longas-metragens, os painéis M-Talks, M-Debate, Literatura, Dança, o M-Jovem, este ano conta tambem com cinema e Música via evento My Story My Song.

Nesta nova edição o M-Debate terá como tema a Saúde Digital, com algum foco no Direito à Privacidade e o Direito a Desligar; a entrada, livre e gratuita, convida à participação activa do público. Em conversa nesta área estarão Fernando Alvim, locutor e humorista, Miguel Oliveira da Ordem dos Psicólogos Portugueses e José Pereira, associado da Abreu Advogados.

São Jorge
O Festival Mental está de regresso ao Cinema São Jorge, em Lisboa © Mental

Com uma OpenCall já lançada no início do ano, o M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens vai reunir novamente várias visões cinematográficas sobre a saúde mental, com um júri que irá seleccionar várias obras submetidas pelos participantes.

Já numa vertente mais educacional, o Festival Mental vai contar com uma aposta reforçada no Mental Jovem. Em 2022 haverá espaço para o M-Cinema Jovem, que irá incorporar curtas-metragens que visam o público jovem assim como duas peças de teatro distintas na forma e na encenação.

Lê Também:   Festival Mental | Entrevista a Henrik Dahlbring e Hannah Currie

Também em grande destaque, e sempre um dos pontos altos do festival, as M-Talks vão reunir diversos painéis de luxo, sempre moderados por jornalistas. Com temas como Medo, Direitos Humanos e Saúde Mental e Trauma e Superação, as conversas irão contar com especialistas das áreas da saúde mental, cinema, sociologia, entre outros.

Nas outras áreas o Festival Mental irá ainda abrir portas à Dança, com o Núcleo de Dança Terapia do HPL que terá presença no último dia do Festival Mental no Cinema São Jorge. No que diz respeito à Literatura, será apresentada no Atmosfera M, a 26 de maio, “Centrifugar ângustias a 1600 rpm”, assinado por Rita Tormenta.

Festival Mental
Os painéis das M-Talks e M-Debate estarão novamente em destaque © Mental

O Festival Mental, à semelhança de outros anos, será fechado com o espectáculo de música My Story My Song. Um showcase sempre diferente, este é o espaço para os artistas convidados escolherem temas que os ajudaram a ultrapassar momentos difíceis e a partilharem as suas histórias com a audiência. Este ano estão já confirmados JP Simões e Luiz Caracol (para dia 27 de maio, no Ferroviário).

Uma produção da Safe Space Portugal, o Festival Mental é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para promover a saúde mental, o bem-estar psicológico e combater a iliteracia sobre o tema.

A agenda do evento está disponível no site do Festival Mental e os bilhetes já podem ser adquiridos nos locais habituais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *