Janelle Monáe, Taraji P. Henson e Octavia Spencer

15 recentes e imperdíveis feel-good movies

Conhece alguns dos mais recentes feel-good movies que têm tudo para te deixar num estado pleno de felicidade. 

As más notícias sobre os tempos conflituosos que vivemos não dão tréguas. Hoje as maiores catástrofes e os maiores desastres climáticos, as crise políticas, económicas e sociais, e a crise dos refugiados estão estampados nas capas dos jornais e nos rodapés televisivos. Mas a verdade é que, de vez em quando, o espectador contemporâneo precisa de escapar desse bombardeamento de informação que o deixa num estado sufocante de ansiedade e até de pânico.

Em determinados momentos das nossas vidas é importante encostar a cabeça no sofá, juntar-se àqueles que mais amamos e usufruir de uma sessão de cinema que nos faça sentir melhor com o mundo em que vivemos. Umas horas de relaxamento com o cérebro voltado apenas para o cinema.

É então que domina uma categoria que tem influências diretas sobre o nosso humor, que inclui filmes que extraordinariamente têm capacidade de nos fazer sentir todos os bons sentimentos. São histórias realistas ou fantasistas que nos fazem querer acreditar nalguma coisa, por muito em baixo que estejamos. Na verdade, pode-se dizer que há um certo sentido nostálgico nessas obras, algumas das quais convocam uma certa herança do cinema clássico, quando a audiência conseguia desligar-se de tudo e não só ver cinema, como viver pelo cinema.

Se andas com a mente cansada e procuras o melhor feel-good movie, talvez consigas encontrá-lo nesta lista. Nela estão presentes filmes de vários géneros e para todos os gostos! Senta-te e relaxa!

 

1. “Lady Bird”  (2017)

Lady Bird critica
Lady Bird
EUA, 2002. A terminar o liceu, Christine McPherson – ou Lady Bird, como prefere ser chamada – mal pode esperar por entrar na faculdade, de preferência bem longe de Sacramento (Califórnia), a cidade de onde nunca saiu. A mãe, uma enfermeira incansável que se desdobra em empregos para pagar as despesas familiares, acha a ideia absurda e despropositada. Contudo, determinada a conquistar o mundo a qualquer custo, Lady Bird não deixa de lutar para concretizar esse sonho. Enquanto Setembro não chega, ela vai vivendo o dia-a-dia com a naturalidade própria da adolescência, entre amores, desamores, conflitos e reconciliações. Uma comédia dramática sobre as dores do crescimento que marca a estreia na realização da actriz Greta Gerwig. “Lady Bird” foi nomeado para cinco das principais categorias dos Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Actriz Principal e Secundária. Já disponível em DVD e Blu-Ray e no videoclube da tua televisão.



2. “Encantador” (2017)

filmes na tv
Jacob Tremblay e Julia Roberts
Auggie Pullman, de dez anos, sofre de síndrome de Treacher Collins, uma malformação congénita rara que se manifesta em deformações no crânio e na face. Foi operado diversas vezes ao longo da sua curta existência. Agora que está a iniciar o quinto ano de escolaridade, os pais entendem que é o momento ideal de ele deixar de estudar em casa e de se aventurar numa escola normal. Apesar de consciente do grande desafio que tinha pela frente, Auggie não esperava que o seu aspecto físico fosse causar tanta aversão aos colegas. Contudo, à medida que os dias vão passando, acaba por compreender que tudo leva o seu tempo, até mesmo a aceitação da diferença. Um filme dramático realizado por Stephen Chbosky (“As Vantagens de Ser Invisível”) segundo um argumento seu, de Jack Thorne e Steve Conrad, que tem por base o “best-seller” homónimo de R. J. Palacio. Com Jacob Tremblay como protagonista, o filme inclui também Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vidovic e Noah Jupe. “Wonder-Encantador” já está disponível em DVD e no videoclube da tua tv.



3. “Cinderela” (2013)

feel-good movies
Lily James e Cate Blanchett

Após a morte do pai, a jovem Ella fica a viver com a terrível madrasta e as suas duas filhas Anastasia e Drisella. Invejada por todas devido à sua rara beleza e encanto, é obrigada a trabalhar como empregada na própria casa, cedendo aos caprichos das três mulheres. Um dia, num longo passeio pela floresta, conhece um rapaz por quem fica irremediavelmente apaixonada. O que ela não imaginava era que ele fosse nada mais nada menos do que o próprio filho do rei. É então que é anunciado um baile no castelo onde todas as raparigas do reino terão de ser apresentadas ao futuro soberano. No momento em Ella se prepara para ir com as irmãs e a madrasta ao baile de que todos falam, descobre que está proibida de sair de casa. Quando nada parece poder alterar o seu triste destino, surge-lhe a sua fada madrinha, que está disposta a fazê-la brilhar na festa e a conquistar a admiração de todos. Maravilhada, Ella sabe que tem apenas umas horas para se apresentar no baile pois, à meia-noite desse mesmo dia, toda a magia se dispersará e ela voltará aos trajes de “gata borralheira”. O filme é protagonizado por Lily James (a jovem Donna de “Mamma Mia! Here We Go Again”) e conta ainda com Cate Blanchett, Richard Madden, Stellan Skarsgård e Helena Bonham Carter no elenco.




4. “Cartas para Julieta” (2010)

filmes na tv
Amanda Seyfried e Christopher Egan

Sophie Hall (Amanda Seyfried), uma jovem americana aspirante a escritora, decide viajar na companhia do seu namorado Victor (Gael García Bernal) até Verona, Itália, a cidade do par mais romântico da história da literatura ocidental: Romeu e Julieta. Quando se encontra na famosa casa de Julieta, junto à célebre parede dos recados de amor deixados por milhares de mulheres do mundo inteiro, ela descobre uma carta de há 50 anos escrita por Claire Smith (Vanessa Redgrave) sobre o seu amor por um jovem italiano. Ao responder a essa carta e ao encontrar a mulher que a escreveu, Sophie torna-se numa inspiração para aquela velha senhora reencontrar um amor perdido no tempo. E é assim que Claire, na companhia do seu neto Charlie (Christopher Egan) e de Sophie, faz uma grande viagem por toda a região da Toscânia em busca de Lorenzo, o italiano que marcou a sua vida. Mas a busca não se revelará simples. Realizado por Gary Winick (“A Teia da Carlota”, “De Repente, Já Nos 30!”), uma comédia romântica sobre as complexidades do amor.




5. “A Teia da Carlota” (2006)

feel-good movies
A Teia da Carlota

Baseado no livro de E. B. White, é a história de Abílio, um porquinho de estimação. Abílio é o mais pequeno da ninhada e o preferido de Flor. Mas Abílio sabe que mais tarde ou mais cedo acabará à mesa de jantar. Quando se muda para o celeiro, torna-se amigo da aranha Carlota, e o laço de amizade que os une inspira os animais a tornarem-se uma família. No entanto, ao espalhar-se a notícia de que Abílio tem os dias contados, Carlota deita mãos à obra e tece palavras na sua teia para convencer todos em seu redor que Abílio é um “porquinho incrível” que merece ser salvo.




6. “Stardust” (2007)

feel-good movies
Michelle Pfeiffer
Apaixonado, o jovem Tristan faz uma promessa à rapariga mais bela da aldeia, cujo coração ele sonha conquistar: promete trazer-lhe uma Estrela Cadente, mesmo que para isso tenha de cruzar os muros proibidos e entrar num reino misterioso e mágico. Em Stormhold, esse mundo fantástico, Tristan percebe que a Estrela Cadente é afinal uma bela jovem que é perseguida por causa dos seus incríveis poderes pelos três filhos vivos (já para não falar nos fantasmas dos quatro filhos mortos) do Rei e pela Bruxa Lamia, que precisa dela para recuperar a juventude e beleza. Decidido a proteger a Estrela, Tristan enfrenta fantásticas aventuras em que descobrirá o sentido do amor.



7. “Charlie e a Fábrica de Chocolate” (2005)

feel-good movies
Charlie e a Fábrica de Chocolate

Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate, que já não recebe visitas há 15 anos. Wonka decide então promover um concurso mundial para escolher o herdeiro do seu império de chocolate. Cinco crianças, entre as quais Charlie, um rapaz que vive com a família numa casa muito pobre, encontram os Bilhetes Dourados em barras de chocolate e ganham uma visita guiada com o bizarro Wonka à lendária fábrica. Charlie fica imediatamente fascinado pelo mundo do “chocolatier” e pela sua estranha personalidade. “Charlie e a Fábrica de Chocolate” é uma adaptação do clássico homónimo de Roald Dahl, realizada pelo inclassificável Tim Burton, que desde o encantamento de “Eduardo Mãos de Tesoura” e “O Estranho Mundo de Jack” aos delírios de “Marta Ataca” já assinou alguns dos maiores cultos cinematográficos contemporâneos.




8. “(500) Dias com Summer” (2009)

feel-good movies
Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel
O romântico Tom (Joseph Gordon-Levitt) é basicamente um pessimista no que diz respeito ao amor, não acreditando que alguma vez o encontrará. Até que surge Summer (Zooey Deschanel), a rapariga dos seus sonhos. Summer, demasiado realista para acreditar nessa coisa do amor, acaba por deixá-lo 500 dias depois de se cruzarem pela primeira vez. E é então que Tom, determinado a compreender até à exaustão o porquê do fracasso, passa em revista os mais marcantes momentos daqueles 500 dias que passaram juntos. Mas atenção: apesar das aparências, “esta não é uma história de amor”, avisa o narrador. Uma hilariante e premiada comédia, de Marc Webb, que passou ao lado das salas lusas. O filme recebeu um prémio Spirit para melhor argumento e foi nomeado para dois Globos de Ouro (melhor filme de comédia e melhor actor deste género).




9. “Um Ritmo Perfeito” (2012)

feel-good movies
Anna Kendrick

Caloira na Universidade de Barden, Beca é levada a juntar-se ao grupo de raparigas que formam um coro a cappella. E as Barden Bellas têm um desafio pela frente: arrasar os rapazes que formam o coro masculino. E, assim, a rebelde Beca vê nestas novas – e indesejadas – amizades uma oportunidade para se aproximar de Jesse.




10. “As Vantagens de Ser Invisível” (2012)

Emma Watson

Apesar da sua inteligência fora do comum, Charlie (Logan Lerman) tem uma enorme dificuldade em se relacionar com os seus pares. Porém, este início de ano lectivo, está decidido a mudar e a criar laços, mesmo que tenha de lutar contra os seus receios mais profundos. E é assim que conhece Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), duas pessoas alegres, extrovertidas e com um gosto esfuziante pela vida. Juntos, vão desabrochar para o mundo dos adultos, seguindo o caminho da amizade, do amor e da descoberta da sexualidade.
Com argumento e realização de Stephen Chbosky, “As Vantagens de Ser Invisível ” é baseado no aclamado romance homónimo, escrito pelo próprio realizador e editado em 1999 pela MTV.




11. “Guia Para um Final Feliz” (2008)

filmes na tv
Bradley Cooper e Jennifer Lawrence

Após passar algum tempo internado numa clínica psiquiátrica devido a problemas emocionais que quase lhe destruíram a vida, Pat (Bradley Cooper) pretende começar tudo de novo e remediar os erros do passado. Assim, ao mesmo tempo que decide voltar para casa dos pais (Robert De Niro e Jacki Weaver) para tentar uma reaproximação, vai fazer de tudo para se reconciliar com Nikki (Brea Bee), a ex-mulher. Porém, os seus planos caem por terra no momento em que conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma rapariga problemática que luta contra os seus próprios demónios e se esforça por superar a recente morte do companheiro. Assim, duas almas torturadas e com pouca esperança no futuro acabam por se tornar na inspiração que necessitavam e, ao reencontrar o caminho, retomam o gosto pela vida. Uma comédia romântica com argumento e realização de David O. Russell (The Fighter – Último Round”) segundo o romance de Matthew Quick.




12. “Elementos Secretos” (2016)

feel-good movies
Octavia Spencer
Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo (o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior).




13. “O Amor Acontece” (2003)

feel-good movies
Hugh Grant e Martine McCutcheon

É a primeira longa-metragem de Richard Curtis, o argumentista dos grandes sucessos “O Diário de Bridget Jones”, “Notting Hill” e “Quatro Casamentos e um Funeral” e conta com grandes estrelas do género nos principais papéis: Hugh Grant, Emma Thompson, Laura Linney, Liam Neeson, Rowan Atkinson… e a portuguesa Lúcia Moniz. O filme segue a vida de oito casais que têm de lidar com o início ou com o fim de um amor, em Londres, em plena quadra natalícia.




14. “Paddington 2” (2017)

filmes na tv
Paddington

Paddington, um jovem urso-pardo originário das florestas do Peru, vive agora em Windsor Gardens, Londres, com a família Brown, que o adoptou como se fosse do próprio sangue. Toda a vizinhança se habituou à sua presença no bairro e ele sente-se muito feliz por fazer parte da comunidade. Com o aproximar do 100.º aniversário da sua tia preferida, Paddington decide que tem de encontrar um presente perfeito. Depois de muito procurar, encontra algo muito especial numa loja de antiguidades: um livro em 3D sobre Londres. Quando se apercebe do elevado preço do livro, oferece-se para fazer alguns trabalhos em troca de algum dinheiro extra. Quando finalmente consegue a quantia exacta para o comprar, descobre que o livro foi roubado. Para piorar, ao perceberem todo o interesse de Paddington pelo objecto, as autoridades acabam por considerar que foi ele o responsável pelo roubo. O ursinho acaba encarcerado numa prisão de alta segurança. É então que os Brown, empenhados em fazer justiça e retirar o amigo da cadeia, se juntam para encontrar o verdadeiro culpado…




15. “La La Land: Melodia de Amor” (2016)

feel-good movies
Sebastian (Ryan Gosling) e Mia (Emma Stone) em LA LA LAND.

Los Angeles, EUA. Mia (Emma Stone) tem um sonho: singrar em Hollywood e tornar-se uma estrela de cinema mundialmente conhecida. Ao mesmo tempo que insiste em mostrar o seu talento nos vários “castings” onde, por infortúnio, nunca é seleccionada, vai sobrevivendo à custa de um pequeno ordenado de empregada de mesa. Sebastian (Ryan Gosling), por seu lado, é um pianista prodigioso mas pouco valorizado que ambiciona ter o seu próprio bar, onde possa dar largas à paixão pelo jazz. Um dia, sem que o esperassem, os seus destinos cruzam-se e eles apaixonam-se perdidamente. Apesar do amor sincero e do esforço por incentivar os sonhos um do outro, aquela é uma cidade estranha, onde a competição e a busca individual pela fama geram inevitáveis obstáculos aos relacionamentos.

Ficaste satisfeito com a nossa lista? Quais destes filmes já viste? Aconselharias outros feel-good movies? 

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *