30 Filmes para ver até ao final de 2014 (IV)

 

“THE HUNGER GAMES – A REVOLTA: PARTE 1”

30 filmes 2014

Quem começa um franchise juvenil com um título como “The Hunger Games – Jogos da Fome” não se pode queixar, mas a verdade é que a sequela “Em Chamas” conseguiu melhorar (e aumentar) virtualmente todos os aspetos mais fracos do primeiro capítulo. Este ano, Francis Lawrence regressa à cadeira da realização para dirigir a primeira parte do final bipartido da revolta de Panem, que beneficiará sobretudo da novidade da estrutura (desta vez não há Jogos, mas Guerra) e das adições ao elenco de Julianne Moore, Natalie Dormer e Mahershala Ali.

Sinopse: Katniss Everdeen torna-se o símbolo de uma nação em rebelião para pôr fim ao regime do Capitólio e à abolição dos Jogos da Fome.

 

 

“SERENA”

30 filmes 2014

Depois de “Guia para um Final Feliz” e “Golpada Americana”, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence voltam a juntar-se no grande ecrã para protagonizar “Serena”, de Susanne Bier, inspirado no romance homónimo de Ron Rash. Apesar de uma pós-produção preocupante e um “parto difícil” (que envolveu a demora em associação com uma distribuidora), já surgiram relatos mais animadores, que o identificam como um filme muito forte e sólido. Além de tudo isto, saber que um dia Darren Aronofsky e Angelina Jolie estiveram associados ao projeto só abona em seu favor.

Sinopse: Em 1929, George Pemberton (Bradley Cooper) e Serena Pemberton (Jennifer Lawrence) decidem ir de Boston até à Carolina do Norte com o intuito de construir um império no ramo da madeira. Ao descobrir que é infértil, Serena começa a manifestar sentimentos de vingança contra a mulher com quem George teve um filho ilegítimo antes de se casar. Ela suspeita cada vez mais da relação do marido com esta outra família e a intensa união dos dois começa a destruir-se.

 

“MR. TURNER”

top_mrturner 30 filmes 2014

Sempre que Mike Leigh se mobiliza para realizar um filme, nós mobilizamo-nos para o aguardar com a maior ansiedade. Depois das fantásticas incursões recentes de “Vera Drake”, “Um Dia de Cada Vez” e “Um Ano Mais”, é a vez de “Mr. Turner” – um biopic do pintor impressionista J. M. W. Turner – dar cartas. A receção em Cannes foi promissora, e apesar de os detalhes do enredo serem poucos, o protagonismo de Timothy Spall e o tom de tragicomédia prometido por Leigh parecem prenunciar um sucesso digno de seguimento.

Sinopse: Biopic centrado nos derradeiros 25 anos da vida de J.M.W. Turner (1775-1851), um pintor romântico inglês, considerado um dos precursores da modernidade na pintura, em função dos seus estudos sobre cor e luz.

 

 

“FOXCATCHER”

top_foxcatcher 30 filmes 2014

O plano original era lançá-lo em 2013, bem a tempo da Oscar season, mas por vários motivos a Sony decidiu dar mais tempo a Bennet Miller para limar o seu drama biográfico sobre a relação peculiar entre um par de lutadores (Channing Tatum e Mark Ruffalo) e o seu excêntrico treinador (Steve Carrell). A receção em Cannes foi arrebatadora (onde recebeu, inclusive, o galardão de Melhor Realização), prezando sobretudo o esforço dramático de Carrell e a dissecação elegíaca da emocionalmente potente cultura americana.

Sinopse: Inspirado na história verídica do assassinato de um atleta olímpico de luta greco-romana, “Foxcatcher” conta a história de John du Pont, o herdeiro de uma fortuna considerável que decide abrir um ginásio destinado aos praticantes de luta greco-romana chamado Team Foxcatcher. Todavia, a desgraça estava estendida no futuro próximo…

 

 

“DOIDOS À SOLTA, DE NOVO”

top_dumb 30 filmes 2014

O ridículo do original tornou-o um objeto de culto, juntamente com a dupla protagonista de elevada qualidade. Desta feita, e depois de muitos anos a ser falada e trabalhada, a sequela volta a juntar Jim Carrey e Jeff Daniels, naquela que será, provavelmente, uma das melhores ou piores comédias do ano.

Sinopse: 20 Anos depois, estão de regresso os dois idiotas mais famosos de Hollywood para nos surpreender com mais inesperados e divertidos momentos.

 

 

“A MOST VIOLENT YEAR”

top_amostviolentyear 30 filmes 2014

Após surpreender com a examinação da mentalidade de Wall Street em “Margin Call – O Dia Antes do Fim” e a exploração das possibilidades do meio cinematográfico em “Quando Tudo Está Perdido”, J.C. Chandor parece transportar-se para a primeira liga de Hollywood com “A Most Violent Year”, um thriller com aparentes inspirações em Scorsese que conta com a dupla protagonista em voga, Oscar Isaac e Jessica Chastain. A mais de dois meses de distância, já cheia a Óscar.

Sinopse: O enredo explora a história de um imigrante e a sua família, enquanto tentam expandir o seu negócio no meio da decadência, corrupção e brutalidade de um dos anos mais violentos da história de Nova Iorque.

«« PARTE 3  |   PARTE 5 »»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *