Do Livro à Tela – O Prestígio

 

 

O Prestígio (livro) – O Terceiro Passo (filme)

Do livro à tela – Tanto o livro como o filme passaram completamente ao lado do público português. No caso do livro, talvez devido a ter sido lançado numa fase em que os olhos dos leitores apontavam para outro tipo de fantasia, no caso do filme talvez por publicidade desastrosa. Mas quem estivesse atento saberia duas coisas: que o livro recebera inúmeros prémios e que o realizador do filme era Christopher Nolan, que apesar de menos conhecido na altura, já nos tinha dado “Memento” e “Batman: O Início”.

 

Mas conseguiria Nolan adaptar um livro que é a junção de dois diários de mágicos rivais que, de forma obsessiva, tentam descobrir os truques um do outro? Conseguiria “montar” a narrativa por forma a enganar e prender o público até ao fim? A resposta é: sim, e de forma fantástica!

 

Se com os seus filmes anteriores Nolan já tinha provado que era um realizador de qualidade, com “O Terceiro Passo” (“The Prestige”), Nolan mostra que é um exímio “contador de histórias”. A forma como agarra a história original e a transforma, melhorando-a em vários aspetos, e tudo isto enquanto altera a ordem de alguns acontecimentos, aumentando o suspense, é a prova que estamos perante um dos grandes realizadores do nosso tempo.

 

A adaptação não é totalmente fiel, com Nolan a fazer algumas alterações e omitindo alguns acontecimentos do livro que não conseguiria encaixar na sua visão, e no final acabamos com duas obras de grande qualidade e distintas em vários aspetos.

 

O livro apresenta uma visão mais pessoal de cada personagem, e também mais completa, tornando mais difícil manter em segredo os factos que mudam toda a perspetiva da história. O filme foca-se mais nos truques usados por cada mágico, nas relações com as suas mulheres, e mais tarde nos sacrifícios que cada um fará. Tudo isto enquanto Nolan nos engana com uma realização fantástica, tal como um truque de magia, e que fez a crítica aplaudir de pé um filme tão marcante.

 

Esta adaptação de Nolan é fantástica, e das poucas que consegue melhorar a obra original, sendo um filme obrigatório. Tudo encaixa de forma sublime e é bem sustentado pelas interpretações de Hugh Jackman e Christian Bale. No entanto o livro não deve deixar de ser lido, principalmente pelas diferenças que apresenta e pelo final que é excelente. Para todos os que queiram dar uma vista de olhos à história destes dois mágicos, aconselhamos que comecem pelo filme (um conselho raro quando falamos em adaptações) porque a visão de Nolan tem o seu ponto alto na revelação de alguns segredos e que deixarão qualquer um de boca aberta. O livro tem o seu trunfo na visão mais pessoal, em que os segredos são revelados mais facilmente mas mostrando todas as suas consequências.

 

 

A leitura do livro será também muito interessante para quem gostar do filme e irá notar alguns detalhes muito bem conseguidos pelo autor Christopher Priest. Tal como Christian Bale diz neste filme: Are you watching closely?

Um  livro muito bom que se tornou num filme extraordinário com um elenco de luxo. Uma vez mais, Nolan está de parabéns.

 

LP

 


One thought on “Do Livro à Tela – O Prestígio

  • Os meus merecidos parabéns por a Magazine HD dar a devida homenagem a um dos melhores filmes de sempre. É para mim a grande obra de Nolan e não sabia da existência do livro. Já é tempo de alguém olhar para este filme com olhos de ver e lhe dar o merecido valor. Agora vou dar uma vista de olhos ao livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *