Entrevista – “Duo de Sobreviventes Brasil”

 

Qual o local onde encontraram mais obstáculos?

LEITE: Fácil nenhum deles foi. Cada episódio superamos novos obstáculos que exigiram reações adequadas para cada situação. Cada lugar tem sua particularidade. Posso exemplificar comparando o Pantanal e a Caatinga. O primeiro, cheio de mosquitos que não nos deixavam nem respirar direito, além de ficarmos com os pés molhados durante todos os dias. Já na Caatinga andamos dias sem ver uma gota de água no chão e pisando nas pedras e areias quentes cheias de espinhos. Fica muito difícil escolher o pior local.

LEO: O Pantanal, apesar de ser o ambiente que eu conhecia há mais tempo. Foi bem difícil e cheio de obstáculos geográficos, vegetais, e animais, sendo que em alguns lugares em que passamos tem uma absurda concentração de animais perigosos principalmente jacarés, piranhas e cobras.

Duo de Sobreviventes - Brasil - Entrevista 2

Por terem métodos muito diferentes de abordagem aos desafios de sobrevivência foi difícil trabalharem juntos?

LEITE: Trabalhar em equipe é uma tarefa muito complexa numa situação de sobrevivência. O Leo é muito diferente de mim. Temos visões da vida de forma muito antagónica, mas respeitar estas diferenças e pensar no objetivo final, que é sobreviver, torna tudo muito mais fácil.

LEO: Foi um pouco difícil sim, e teve momentos de atrito, mas um dos ensinamentos mais importantes da sobrevivência é aprender a contornar as diferenças e exercitar a tolerância, mesmo estando cansado, às vezes exausto. Se você não se esforçar para se entender com quem esta ao seu lado não poderá contar com ninguém.

Duo de Sobreviventes - Brasil - Entrevista 3

Gostariam de fazer um desafio de sobrevivência em Portugal?

LEITE: Sem sombra de dúvida! Para mim seria excelente, pelos novos desafios e ter a oportunidade de trabalhar na terra dos meus ancestrais. Gosto muito de Portugal.

LEO: Sim claro, gostaria muito de conhecer os ambientes selvagens de Portugal e do mundo. Espero que tenhamos a oportunidade. Fui convidado para participar de um grande evento que estão organizando em Portugal, que é um encontro internacional de Bushcraft, que será organizado pela Escola do Mato. Estive em contacto com o Luiz Varela que falou em nome da Escola do Mato e do Pedro Alves. Ambos são pessoas muito simpáticas e grandes conhecedores da arte do Bushcraft. Eu gostaria muito de participar e espero que este seja apenas o início de uma bela parceria com Portugal.

Duo de Sobreviventes - Brasil - Entrevista 4

Estreia: Segunda 25 de fevereiro às 21:00
Emissão: Segundas às 21:00
Redifusões: Terças às 14:50