Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem

Músicos famosos que usaram anime nos seus videoclipes

[tps_header]

Daft Punk, The Weeknd e Michael Jackson são só alguns dos artistas que usaram anime nos seus vídeos musicais. 

[/tps_header]

Começa a ser habitual vermos artistas a fazerem pequenas referências aos anime. Sejam eles atores, realizadores, músicos… A verdade é que estes artistas apreciam bastante as animações japonesas. Contudo, alguns deles revelam-se grandes fãs dos anime ao incluí-los nos seus trabalhos. Na lista seguinte vais encontrar videoclipes onde alguns músicos famosos usaram determinadas cenas de anime, tanto em imagem como em som. E em certos casos, até contam com anime originais nos seus vídeos musicais.

Linkin Park

Começamos com a banda que muitos de vós provavelmente se lembraram quando abriram este artigo. Breaking The Habit é um dos clássicos do grupo. E o seu respetivo videoclipe é todo composto por anime, criado especialmente para o vídeo. O videoclipe foi animado pelo Studio Gonzo, realizado por Joe Hahn e contou com a supervisão de Kazuto Nakazawa, responsável por realizar o segmento de animação do filme Kill Bill: Volume 1 de Quentin Tarantino.




Matthew Sweet

Matthew Sweet foi bastante conhecido no início dos anos 90 durante a primeira vaga do Rock Alternativo e foi o primeiro artista americano a usar animações japonesas nos seus vídeos musicais. Por exemplo, a sua música Girlfriend usa cenas de Space Adventure Cobra: The Movie. Já a música I’ve Been Waiting usa excertos de Urusei Yatsura.




The Weeknd

E agora começam as surpresas para muitos de vós. É verdade. The Weeknd é fã de animações japonesas. Ao contrário dos últimos artistas que já vimos, The Weeknd é mais discreto no que toca às referências a anime nos seus videoclipes. Por exemplo, em Coming Down, o músico escondeu esta frase da série Fate/stay night. Na música The Hills, The Weeknd também usou o grito de Ramiel, da série Neon Genesis Evangelion. Contudo, este interesse pela cultura japonesa em Kiss Land. Confere!




Pharrell Williams

Se havia dúvidas de que Pharrell Williams era fã de animação japonesa, elas desapareceram de imediato quando este lançou o videoclipe de It Girl. Este vídeo está recheado de referências a videojogos e a animação japonesa. Para além disso, o música produziu anteriormente um remix da música de Hatsune Miku, denominada Last Night, Good Night (Re:Dailed).




Kanye West

Se esta é uma surpresa para alguns de vocês, então é porque estão um pouco distraídos. Já que Kanye West nunca escondeu o seu lado de fã de anime. Na verdade até chegou a defender o filme Akira como sendo um dos melhores filmes de animação japonesa de todos os tempos. E onde é que este gosto se revela no seu trabalho? O caso mais evidente é obviamente no videoclipe de Stronger, onde ele faz recriações praticamente idênticas a cenas do filme Akira. Estejam atentos à sequência das motas, e vejam se não vos lembra algo.




Michael Jackson

No videoclipe de Scream, Michael Jackson juntou-se a Mark Romanek, um famoso realizador de vídeos musicais. Este é um dos poucos videoclipes que não teve o seu conceito criado por Michael Jackson. Portanto a utilização de excertos dos anime ZillionAkira foi ideia de Romanek. Scream foi um dos primeiros videoclipes pop americanos a usar animações japonesas.





Daft Punk

E por último, temos possivelmente o grupo mais conhecido por usar anime nos seus videoclipes. Para quem segue a dupla Daft Punk desde os seus primórdios, terá certamente conhecimento da parceria entre Daft Punk e Leiji Matsumoto. Em 2001, os Daft Punk lançavam o seu segundo álbum, Discovery, conhecido por conter alguns dos clássicos da dupla como One More Time, ou Harder, Better, Faster, Stronger. Ora este álbum serviu de banda sonora para o filme de 2003 Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Este filme foi fruto da colaboração entre os Daft Punk, Leiji Matsumoto e o estúdio de animação japonês Toei Animation. E portanto, todos os videoclipes das faixas do álbum Discovery são na realidade segmentos do filme.

Qual o teu videoclipe favorito? 

[tps_footer]

Lê Também:   Séries de manga mais vendidas no Japão na primeira metade de 2017

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *