Os Melhores Filmes de 2013 by MHD | Parte II

Estamos na iminência de dizer adeus a 2013 e a dar as boas vindas a 2014. E, como sempre, fazemos o balanço cinematográfico do ano elegendo aqueles que são, na opinião de doze membros da Magazine.HD os melhores filmes que estrearam em Portugal, em circuito comercial, em 2013.

Os membros votantes da Magazine.HD, após uma pré-seleção de 20 títulos, ordenaram os dez filmes favoritos de cada um, sendo atribuídas classificações progressivas aos dez filmes escolhidos e ordenados. A lista abaixo apresentada traduz o somatório de todas as pontuações atribuídas.

#5 – Antes da Meia-Noite / Before Midnight

bf

«É uma viagem no tempo, do passado para o presente. Não só uma viagem do amor autêntico que Jesse e Celine partilham, mas uma jornada de todos aqueles que contemplaram a sua história através dos tempos, e se sentem parte dela. Alguém uma vez afirmou que o maior sonho de um verdadeiro cinéfilo seria poder voltar a ver o seu filme favorito e admirá-lo como se fosse a primeira vez. É esse o sentimento que permanece depois de ver “Antes da Meia-Noite”.» Leia a crítica completa aqui. (64pontos)

#4 – Guia Para Um Final Feliz / Silver Linings Playbook

slp

«Superficialmente, “Guia para um Final Feliz” pode parecer difícil de engolir – tem tudo para não funcionar. Mas funciona, e de uma forma de rara, ainda que de simples beleza. O apelo é o de um entusiasmante crowd-pleaser capaz de chegar a todos, mas é a sua capacidade de explorar a mente e espírito dos seus personagens a um nível tão profundo e de forma tão afetuosa que o torna um fenómeno. De alguma forma ou várias, “Guia para um Final Feliz” é familiar, mas parece diferente e fresco, ao mesmo tempo que profundamente sincero e honesto.» Leia a crítica completa aqui. (65pontos)

#3 – Os Miseráveis / Les Misérables

les

«A audácia de Tom Hooper demonstra uma fé corajosa nos seus atores e no material, bem como um profundo conhecimento de ambos. Afinal, o realizador britânico deu-nos uma versão relativamente atípica do grandioso musical, onde se esperava uma escala gigantesca do início ao fim. Afinal esses tais momentos de grandeza (como a explosão enérgica de “Master of the House” ou do epílogo épico) são intercalados com sequências profundamente simples e íntimas. Este intimismo impede que as emoções fujam a um insuflamento artificial, apresentando-se assim despidas, cruas, reais e poderosas.» Leia a crítica completa aqui. (66 pontos)

#2 – 00:30 Hora Negra / Zero Dark Thirty

zdt

«É isto que faz um grande filme, ou uma grande experiência cinematográfica. Torna-se parte de nós, exigindo a nossa atenção, impondo a utilização do cérebro e de todos os sentidos. Um grande filme estimula e desafia e oferece um esmagador sentido de catarse. Provavelmente, e talvez por muito tempo, deverá ser o que de mais próximo teremos de saber o que realmente aconteceu na maratona que levou ao descobrimento e abate de Bin Laden. E “00:30 – Hora Negra” surge assim como uma importante peça que ajuda a definir um pedaço da história moderna do Mundo.» Leia a crítica completa aqui. (85 pontos)

#1 – Gravidade / Gravity

gr

«“Gravidade” é a bomba de oxigénio que pode fazer ressurgir o Cinema no lugar onde pertence – entre as estrelas, inserido num fantástico mundo de possibilidades que nos poderão arrebatar. Transcende a forma de um filme e torna-se uma experiência – uma experiência absolutamente visceral. Nesse sentido, mesmo com as suas falhas, é, em absoluto, uma revelação e uma restauração da fé. Hoje voltamos a acreditar.» Leia a crítica completa aqui. (115 pontos)

«« Parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *