Star Wars | O glorioso vestuário de O Despertar da Força

 

No que diz respeito aos seus figurinos, O Despertar da Força não desaponta, sendo que muitos dos seus mais gloriosos looks poderão, com tempo, alcançar o mesmo valor iconoclasta das roupas de passados filmes da saga Star Wars.

No sétimo episódio da saga Star Wars, O Despertar da Força, o peso do passado está bastante presente, quer seja em pequenos momentos e referências que decerto farão a delícia dos mais devotos fãs, quer seja na sua construção enquanto filme, nomeadamente nos seus visuais. A responsabilidade de criar o vasto guarda-roupa para esta aventura espacial caiu nos ombros de Michael Kaplan, um formidável figurinista que não é, de todo, um novato no que diz respeito a criar figurinos ora para célebres sagas, ora para gloriosas criações de ficção-científica.

Nas páginas seguintes poderás encontrar análises mais especificas de alguns desses figurinos, nomeadamente os destas figuras:

  • Parte 1 – Kylo Ren
  • Parte 2 – A Primeira Ordem
  • Parte 3 – Os novos stormtroopers e a Capitã Phasma
  • Parte 4 – Rey e Finn, os dois protagonistas do filme
  • Parte 5 – Poe Dameron e Maz Kanata
  • Parte 6 – Han Solo, Leia e Luke

Parte 1 –  O tenebroso visual de Kylo Ren>>

 

Lê Também:
Lançada PlayStation 4 dedicada a Star Wars: Battlefront II

Star Wars O Despertar da Força

Kaplan, que confessa nunca ter sido um fã ensandecido da saga, vai continuar a desenhar os figurinos para o episódio VIII. Veremos se o figurinista alcança semelhante sucesso a trabalhar com outra pessoa na realização, sendo que Rian Johnson vai substituir J.J. Abrams. A filmografia passada de Kaplan, onde Blade Runner tem lugar de primazia, certamente indica que não há razões de preocupação.

Star Wars O Despertar da Força

Apesar do seu colorido trabalho nos mais recentes filmes de Star Trek, a estética predileta de Kaplan é baseada no realismo do design, algo que o criativo teve em alta consideração quando chegou a altura de modernizar os visuais originários na primeira trilogia Star Wars. Esta procura realista veio de encontro às intenções de Abrams na cadeira de realizador, e os dois conceberam para O Despertar da Força mais um espetacular guarda-roupa para o novo capítulo da ópera espacial mais famosa da história do cinema.

Lê Também: Star Wars | Os 10 melhores figurinos da saga

Star Wars O Despertar da Força

O Despertar da Força tem o seu início cerca de 30 anos depois dos eventos de O Regresso do Jedi, sendo que o mundo evolui, e com ele as modas, as estéticas e as tecnologias. Certos figurinos clássicos foram reinventados por Kaplan, tentando que não se perdesse o que os tornou icónicos, mas sempre tendo em conta o modo como, numa lógica relativamente realista, as roupas se teriam alterado. Como consequência desta abordagem, quase nada foi reutilizado dos filmes anteriores, e todos os figurinos tiveram de ser construídos de raiz.

Lê Também:
Bilhetes para Star Wars: The Last Jedi já estão à venda!

Lê Também: Star Wars | 07. O fato de C-3PO

Star Wars O Despertar da Força

Uma pequena curiosidade: O favorito figurino de Kaplan dos anteriores filmes de Star Wars é o fato de C-3PO, uma personagem que regressa em O Despertar da Força com um novo braço vermelho. Este é outro exemplo do modo como Abrams e Kaplan trouxeram modernidade ao universo Star Wars e conceberam uma visão que, não traindo as suas origens, está perfeitamente apta a capturar a imaginação de uma audiência contemporânea.

O mais flagrante exemplo desta modernização é o uniforme dos Stormtroopers mas, para saberes mais sobre esse e outros figurinos específicos, tens de seguir para as seguintes páginas, mas tem cuidado se te quiseres manter completamente livre de spoilers.

 

Parte1 –  O tenebroso visual de Kylo Ren>>

 



Sobre Cláudio Alves