Star Wars | O glorioso vestuário de O Despertar da Força
No que diz respeito aos seus figurinos, O Despertar da Força não desaponta, sendo que muitos dos seus mais gloriosos looks poderão, com tempo, alcançar o mesmo valor iconoclasta das roupas de passados filmes da saga Star Wars.
No sétimo episódio da saga Star Wars, O Despertar da Força, o peso do passado está bastante presente, quer seja em pequenos momentos e referências que decerto farão a delícia dos mais devotos fãs, quer seja na sua construção enquanto filme, nomeadamente nos seus visuais. A responsabilidade de criar o vasto guarda-roupa para esta aventura espacial caiu nos ombros de Michael Kaplan, um formidável figurinista que não é, de todo, um novato no que diz respeito a criar figurinos ora para célebres sagas, ora para gloriosas criações de ficção-científica.
Nas páginas seguintes poderás encontrar análises mais especificas de alguns desses figurinos, nomeadamente os destas figuras:
- Parte 1 – Kylo Ren
- Parte 2 – A Primeira Ordem
- Parte 3 – Os novos stormtroopers e a Capitã Phasma
- Parte 4 – Rey e Finn, os dois protagonistas do filme
- Parte 5 – Poe Dameron e Maz Kanata
- Parte 6 – Han Solo, Leia e Luke
Parte 1 – O tenebroso visual de Kylo Ren>>
Kaplan, que confessa nunca ter sido um fã ensandecido da saga, vai continuar a desenhar os figurinos para o episódio VIII. Veremos se o figurinista alcança semelhante sucesso a trabalhar com outra pessoa na realização, sendo que Rian Johnson vai substituir J.J. Abrams. A filmografia passada de Kaplan, onde Blade Runner tem lugar de primazia, certamente indica que não há razões de preocupação.
Apesar do seu colorido trabalho nos mais recentes filmes de Star Trek, a estética predileta de Kaplan é baseada no realismo do design, algo que o criativo teve em alta consideração quando chegou a altura de modernizar os visuais originários na primeira trilogia Star Wars. Esta procura realista veio de encontro às intenções de Abrams na cadeira de realizador, e os dois conceberam para O Despertar da Força mais um espetacular guarda-roupa para o novo capítulo da ópera espacial mais famosa da história do cinema.
Lê Também: Star Wars | Os 10 melhores figurinos da saga
O Despertar da Força tem o seu início cerca de 30 anos depois dos eventos de O Regresso do Jedi, sendo que o mundo evolui, e com ele as modas, as estéticas e as tecnologias. Certos figurinos clássicos foram reinventados por Kaplan, tentando que não se perdesse o que os tornou icónicos, mas sempre tendo em conta o modo como, numa lógica relativamente realista, as roupas se teriam alterado. Como consequência desta abordagem, quase nada foi reutilizado dos filmes anteriores, e todos os figurinos tiveram de ser construídos de raiz.
Lê Também: Star Wars | 07. O fato de C-3PO
Uma pequena curiosidade: O favorito figurino de Kaplan dos anteriores filmes de Star Wars é o fato de C-3PO, uma personagem que regressa em O Despertar da Força com um novo braço vermelho. Este é outro exemplo do modo como Abrams e Kaplan trouxeram modernidade ao universo Star Wars e conceberam uma visão que, não traindo as suas origens, está perfeitamente apta a capturar a imaginação de uma audiência contemporânea.
O mais flagrante exemplo desta modernização é o uniforme dos Stormtroopers mas, para saberes mais sobre esse e outros figurinos específicos, tens de seguir para as seguintes páginas, mas tem cuidado se te quiseres manter completamente livre de spoilers.
Parte1 – O tenebroso visual de Kylo Ren>>
Artigos relacionados:







