Top 2015 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano

 

2015 foi um grande ano cinematográfico, repleto de gloriosas obras tão excitantes como ousadas. Muitos desses filmes apresentaram também fantásticos guarda-roupas, criados por alguns dos mais formidáveis figurinistas a trabalhar na atualidade.

 

10. Um Ano Muito Violento  >>

Apesar de muitas vezes serem um elemento menosprezado ou erroneamente associado a simples decoração superficial, os figurinos são uma parte essencial da grande maioria do cinema atual.

Não se trata somente da definição das personagens e do apoio ao trabalho do ator, visto que os figurinos são também essenciais na concretização do mundo visual do seu filme, apoiando a visão do realizador ou mesmo criando um discurso conceptualmente paralelo que em si pode conter tantas complexidades como o mais verboso dos guiões.

Vê Também: Star Wars | Os 10 melhores figurinos da saga

Star Wars O Despertar da Força Top 2015
Star Wars: O Despertar da Força

 

Com esta lista, entende-se fazer uma compilação de alguns dos melhores guarda-roupas que agraciaram as salas de cinema portuguesas no ano de 2015, sendo que se pretende também mostrar uma variedade de possíveis abordagens e visões artísticas no que diz respeito à criação de vestuário para cinema. Apesar do que a maioria dos prémios de cinema parecem apontar, não é apenas o cinema de época que merece admiração no panorama do vestuário, sendo que filmes passados na nossa contemporaneidade ou noutros mundos fictícios têm tanto ou mais valor que uma narrativa situada na antiguidade da História europeia.

A beleza e elegância também não são critérios essenciais para esta seleção, sendo que alguns dos filmes impressionam não pela sua atratividade, mas sim pela visceral repulsa que despertam nos espetadores, ou no sofrimento e desgaste humano que conseguem traduzir visualmente às audiências dos seus filmes.

The Homesman Top 2015
The Homesman

 

Antes de se iniciar esta listagem, que continuará nas páginas seguintes, será apropriado apontar algumas das menções honrosas que, infelizmente, acabaram por ser deixados de fora deste top 10.

Spectre James Bond 007 Top 2015
007: Spectre

 

007: Spectre e Missão Impossível: Nação Secreta apresentaram glamourosas visões de mundos de espiões originados de narrativas emblemáticas da cultura de meados do século passado. O vestido amarelo de Rebecca Ferguson no mais recente filme da saga Missão Impossível é uma peça de particular destaque, sendo tão memorável como deliciosamente sensual e elegante.

Consulta Também: Spectre | A elegância intemporal de James Bond

Missao Impossivel Naçao Secreta Top 2015
Missão Impossível: Nação Secreta

 

The Hunger Games: A Revolta Parte 2 e Star Wars: O Despertar da Força foram impressionantes continuações de sagas de ficção-científica, apresentando mundos intrinsecamente criados por formidáveis figurinistas. Em ambos os exemplos, o realismo é mesclado com a exuberância fantasiosa deste género, dando origem a impressionantes guarda-roupas, tão colossais na sua ambição como memoráveis e icónicos.

Lê Também: O vestuário de The Hunger Games: A Revolta – Parte 2

The Hunger Games A revolta parte 2 Top 2015
The Hunger Games: A Revolta – Parte 2

 

No panorama do cinema de época os grandes destaques foram The Homesman – Uma Dívida de Honra, O Jogo da Imitação, Vício Intrínseco e Longe da Multidão. No filme de Tommy Lee Jones e na biografia de Alan Turing, a modéstia visual é imperativa, revelando, apesar disso, cuidadas construções de vestuário que caracterizam perfeitamente as diferentes personagens e criam mundos palpáveis do passado.

Lê Ainda: Star Wars | O glorioso vestuário de O Despertar da Força

Vício Intrínseco Top 2015
Vício Intrínseco

 

No filme psicadélico de Paul Thomas Anderson, o estilo do vestuário é bem distinto, e a extravagância alucinada é a estética de eleição, resultando num dos mais coloridos guarda-roupas deste ano cinematográfico.

Longe da Multidão Top 2015
Longe da Multidão

 

O guarda-roupa de Longe da Multidão foi concebido pela genial Janet Patterson e é aquele que mais se aproximou do top 10, oferecendo uma peculiar visão de ambientes campestres na Inglaterra do séc. XIX. A verdadeira magnificência deste trabalho encontra-se no modo como Patterson consegue tornar o filme em algo visualmente distinto da miríade de outras obras semelhantes. Usando padrões expressivos, têxteis inesperados e silhuetas cuidadosamente desenhadas, Patterson faz de Longe da Multidão um dos mais belos filmes do ano, e um dos mais invulgares costume dramas do cinema europeu dos últimos tempos.

Longe da Multidão Top 2015
Longe da Multidão

Para descobrires o nosso top 10 dos melhores guarda-roupas do cinema de 2015 tens de seguir para as próximas páginas, onde te esperam, entre outros, princesas de contos-de-fadas, espiões charmosos e uma cidade desértica invadida pelo glamour da alta-costura. Não percas!

10. Um Ano Muito Violento  >>

 

0 thoughts on “Top 2015 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *