10 sustos para a noite de Halloween

 

That’s not the devil.

(…)

Be careful Michael, choosing not to believe in the devil doesn’t protect you from him.”

Michael and Father Lucas in “The Rite”, Mikael Hafstrom

 

“Stop it! You’re ignorant!”

Barbara in “Night of the Living Dead”, George A. Romero

 

“Demons exist whether you believe in them or not.”

Father Moore in “The Exorcism of Emily Rose”, Scott Derrickson

 

Os títulos que se seguem – sem qualquer ordem de preferência – só foram pacificamente escolhidos, porque o Halloween se comemora todos os anos. Com efeito, o universo do terror é detentor de esplêndidas criações, obviamente longe de se esgotarem nestas maravilhas da adrenalina cinéfila.

 

The Conjuring – A Evocação, James Wan

horror-the conjuring (1)

Os apreciadores do cinema fantástico não podem deixar de ver esta brutal realização de James Wan, que deu corpo cinéfilo à existência verídica de um casal (os Warren), cuja intervenção, em 1971, causou impacto ao lado da família Perron. Os mais insensíveis não ficarão indiferentes à potência das cenas.

 

The Omen – O Génio do Mal, Richard Donner

horror-the omen

Um clássico. E a dar provas que um olhar, um rosto, um corpo infantil certo numa película de terror são meio caminho andado para o seu sucesso. Quem é o assumido fã de horrores que não se recorda de Damien? Imperdível e em ‘repeat’.

 

The Shining, Stanley Kubrick

horror-shining

Respeito, eis Kubrick. Uma família, um hotel, o caminho para a loucura. Repleto de criatividade e gloriosas interpretações, tornou-se uma ‘masterpiece’  do género. E o que vem à memória? “Heeere’s Johnny!”

 

Village of the Damned – A Cidade dos Malditos, John Carpenter

horror-villageofthedamned

É ou não fabuloso que as habitantes de uma localidade comecem a dar à luz crianças extraterrestres, mas confundindo toda a gente, fingindo-se humanas?  Isto é “A Cidade dos Malditos”, um remake da obra de 1960, de Wolf Rilla, que lhe acrescenta mais pujança e atracção visual.

 

The Exorcism of Emily Rose – O Exorcismo de Emily Rose, Scott Derrickson

horror-exorcismofemilyrose

Tal como “A Evocação”, também este é baseado em factos verídicos e, curiosamente (ou  nem por isso), extremamente assustador. A pedra de toque recai no confronto ciência-religião, com um ‘casting’  perfeito, a incidir na pessoa de Jennifer Carpenter.

 

Ringu – A Maldição, Hideo Nakata

horror-ringu (1)

O original. A cassete primeira é de Hideo Nakata. A adaptação por Gore Verbinski – “The Ring – O Aviso” não dispensa o conhecimento asiático. Neste género, é mais do que sabido.

 

I Saw the Devil – Eu Vi o Diabo, Kim Jee-woon

horror-isawthedevil (1)

Soberbo argumento. Uma história de vingança a todo o custo, em direcção a um ‘serial-killer’. Poderoso e impróprio para estômagos fracos.

 

[REC], Jaume Balagueró, Paco Plaza

horror-rec

Eles são francamente eficazes, os senhores do lado. Espanha raramente desilude no horror, e “REC” veio gritar isso mesmo. Uma repórter televisiva acompanhada do seu ‘cameraman’ presenciam eventos surreais, naquilo a que, a princípio, seria uma simples simulação de uma operação de bombeiros.

 

Haute Tension – Alta Tensão, Alexandre Aja

2005_high_tension_wallpaper_004high-tension-movie-wallpaper-002

Cru, agressivo, feio. “Alta Tensão” prende do início ao fim e é exactamente aquele tipo de história que vai bem numa noite de Halloween. Quem sabe, com uma ou outra surpresa a final.

 

The Birds – Os Pássaros, Alfred Hitchcock

horror-thebirds(2)

Respeito – parte II. Isto é Sir Hitchcock. Eles não só voam, como matam. Num crescendo de raiva e inexplicável insanidade. O que seria do cinema sem os ensinamentos deste senhor?

 

                                                                                                                                                                                                                                                     Ghostly Greetings!

 

2 thoughts on “10 sustos para a noite de Halloween

  • Obrigado =) e fica atento pois as novidades não param por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.