28 potenciais candidatos ao Óscar de 2019
[tps_header]
Sabemos que ainda falta algum tempo para a 91ª edição dos Óscares da Academia, mas os potenciais candidatos à estatueta dourada vão chegar brevemente aos cinemas.
[/tps_header]
Antes da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas formalizar a sua escolha, existem três grandes eventos que lhe antecedem e acabam por funcionar como excelentes indicadores dos potenciais candidatos ao Óscar de 2019. Falamos dos Festivais de Veneza, Toronto (TIFF) e Nova Iorque (NYFF), que este ano contam com cineastas de peso como Barry Jenkins, Steve McQueen, Alfonso Cuarón, Xavier Dolan, entre outros.
Percorre a nossa galeria e fica a saber quais os filmes a que deves estar atento nesta temporada Outono/Inverno:
COLD WAR
O vencedor do Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira de 2015, Paweł Pawlikowski poderá estar de volta para mais uma estatueta. Depois de ter recebido as honras de Melhor Realizador em Cannes, o seu romance a preto e branco “Cold War” irá estar presente no TIFF.
22 JULY
Paul Greengrass, nomeado para Melhor Realizador com “Voo 93”, volta a surpreender com outra história real sobre o ataque terrorista que matou 77 pessoas na Noruega, em 2011. O drama irá ter a sua estreia mundial na competição de Veneza.
WILDLIFE
Paul Dano poderá ser um dos estreantes na 91ª edição dos Óscares da Academia. O até agora ator estreou-se atrás das câmaras com “Wildlife”, que deslumbrou a crítica do Sundance e Cannes. O filme, protagonizado por Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal, será apresentado em Setembro no TIFF.
ROMA
“Roma” é o aguardado regresso de Alfonso Cuarón, ausente desde “Gravidade”, pelo qual recebeu o Óscar para Melhor Realizador. O filme será um drama na língua espanhola filmado a preto e branco no México, e terá a sua estreia mundial no Festival de Veneza, seguindo depois para o TIFF e NYFF.
THE FRONT RUNNER
Depois de “Tully”, Jason Reitman apresenta “The Front Runner” protagonizado por Hugh Jackman. O ator dará vida ao Senador Gary Hart, que viu a sua campanha presidencial de 1988 descarrilar devido a um escandaloso caso. O filme vai estar presente no Festival de Toronto, antes de chegar aos cinemas norte-americanos em Novembro.
MID90S
Outro dos estreantes nesta temporada é o ator-agora-realizador, Jonah Hill. Depois do sucesso alcançado com “Lady Bird”, a A24 aposta em “Mid90s” para o mesmo efeito. De referir que este será o segundo potencial nomeado a contar com a revelação de “Manchester By the Sea”, Lucas Hedges, que desde então tem estado sob a mira da crítica. O filme terá a sua estreia mundial em Toronto.
CAN YOU EVER FORGIVE ME?
Depois de “Três Cartazes à Beira da Estrada” e do vencedor do Óscar para Melhor Filme de 2018, “A Forma da Água“, a Fox Searchlight apresenta-nos “Can You Ever Forguive Me?” de Marielle Heller (“O Diário de Uma Rapariga Adolescente”). Protagonizado por Melissa McCarthy, que também já conta com uma nomeação da Academia, o projecto é baseado na auto-biografia de Lee Israel com o mesmo título. “Can You Ever Forguive Me?” irá ter a sua estreia internacional em Toronto.
EVERYBODY KNOWS
Todos sabem que Penélope Cruz e Javier Bardem nutrem uma química incrível no grande ecrã. O premiado casal de atores são os protagonistas do novo projecto do cineasta Asghar Farhadi, “Everybody Knows”, ou no seu título original “Todos lo saben”, que teve a sua estreia em Cannes onde foi comprado pela Focus Features. A Focus irá agora apresentá-lo no TIFF.
PETERLOO
Com estreia mundial agendada para o Festival de Veneza, “Peterloo” marca o regresso de Mike Leigh responsável pelo forte nomeado de 2015, “Mr. Turner”. O filme tem como base o infame massacre Britânico de 1819 que ocorreu na St. Peter’s Field em Manchester.
IF BEALE STREET COULD TALK
Este é o aguardado regresso do realizador do (atribulado) Melhor Filme de 2017, “Moonlight”. “If Beale Street Could Talk,” irá ser lançado no Festival Internacional de Toronto, contando a história de uma mulher em Harlem, interpretada pela estreante Kiki Layne, que luta para que o nome do seu noivo, acusado de um crime, seja limpo.
BOY ERASED
“Boy Erased” é a segunda longa-metragem de Joel Edgerton que junta Nicole Kidman, Russell Crowe e a jovem estrela, Lucas Hedges. Um trio arduamente difícil de ignorar nesta próxima temporada de prémios. O filme é a adaptação das memórias de Garrard Conley com o mesmo título e terá a sua estreia internacional no TIFF.
THE DEATH AND LIFE OF JOHN F. DONOVAN
Depois de mais de um ano em edição, “John F. Donovan” irá chegar em Setembro a Toronto. O projecto é da autoria de Xavier Dolan (“Mamã”), que costuma deslumbrar Cannes. O drama conta ainda com mais um (possível) trunfo, o ator sensação de “Game of Thrones”, Kit Harington, para não falar da pequena grande estrela Jacob Tremblay, com quem contracena. O elenco secundário conta, nada mais nada menos, com Natalie Portman, Kathy Bates e Susan Sarandon. Precisam de mais algum elemento?
SUNSET
A estreia na realização de László Nemes, “Son of Saul”, valeu-lhe o Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira. Este ano, o cineasta húngaro está de regresso com o drama histórico “Sunset”, que conta com Budapeste pré-Primeira Guerra Mundial como cenário. O filme terá o seu lançamento mundial no Festival de Veneza, seguindo depois para o TIFF.
THE BALLAD OF BUSTER SCRUGGS
Os irmãos Joel e Ethan Coen chocaram os fãs quando anunciaram que a sua próxima antologia Western estava concluída e pronta a ser lançada no Festival de Veneza. “The Ballad of Buster Scruggs” segue-se a “Indomável”, o êxito do mesmo estilo dos Coen que conquistou 10 nomeações aos Óscares em 2010, incluindo a de Melhor Filme.
COLETTE
O aclamado realizador Wash Westmoreland irá, muito provavelmente, voltar a chama a atenção à Academia com “Colette”. Protagonizado por Keira Knightley, o filme gerou um enorme buzz aquando a sua estreia no Sundance Film Festival em Janeiro. Veremos se as críticas se mantêm com o lançamento em Toronto.
THE OTHER SIDE OF THE WIND
O último filme de Orson Welles, “The Other Side of the Wind”, terminado graças à Netflix, terá a sua estreia mundial, fora da competição, no Festival de Veneza.
SHOPLIFTERS
O vencedor da Palma d’Or desta edição de Cannes, prepara-se para ser o primeiro potencial candidato nipónico a pisar o Dolby Theater. “Shoplifters” de Hirokazu Kore-eda será agora apresentado no Toronto International Film Festival.
WIDOWS
As expectativas estão no limite para o próximo filme de Steve McQueen, ausente do grande ecrã desde “12 Anos Escravo”, o vencedor do Óscar para Melhor Filme de 2014. “Widows” conta com o guião da autora de “Em Parte Incerta”, Gillian Flynn, e é protagonizado pela também galardoada Viola Davis. Liam Neeson, Michelle Rodriguez e Colin Farrell juntam-se a Davis neste aguardado regresso que terá o seu lançamento mundial no TIFF.
BEAUTIFUL BOY
Será que para Timothée Chalamet o ditado é “à segunda é de vez?” Bom, na realidade poderíamos dizer o mesmo de Steve Carell. De acordo com as críticas inicias, ambos os atores são potenciais candidatos ao Óscar pelo seu desempenho em “Beautiful Boy”. O filme é a estreia na língua inglesa do realizador Felix Van Groeningen (“Bélgica”; “Ciclo Interrompido”) e será lançado no TIFF.
SUSPIRIA
Luca Guadagnino poderá voltar a entrar na lista dos nomeados da Academia com um registo completamente diferente de “Chama-me Pelo Teu Nome”. O cineasta italiano, que nos tem habituado a histórias com um foro mais romântico, irá agora reimaginar o clássico de terror de Dario Argento, “Suspiria”, protagonizado por Dakota Johnson e Tilda Swinton. O filme irá entrar na competição de Veneza, antes da sua distribuição pela Amazon.
THE FAVOURITE
Parece que a Academia desenvolveu sentimentos contraditórios em relação ao cineasta Yorgos Lanthimos. Com “A Lagosta” recebeu uma nomeação para Melhor Argumento Original, mas “O Sacrifício de Um Cervo Sagrado” foi totalmente ignorado na última edição. Mas parece que este ano Lanthimos irá complicar a tarefa, tornando-a bastante difícil para Academia não conceder a (possível) merecida atenção. “The Favourite” conta com duas favoritas de Hollywood, Emma Stone e Rachel Weisz, e ainda Olivia Colman. O filme terá a sua estreia mundial em Veneza, seguindo depois para Nova Iorque.
A STAR IS BORN
“A Star Is Born” terá a sua estreia mundial no Venice Film Festival, ainda que fora da competição, seguindo depois para Toronto. O projecto também é de outro estreante atrás da câmara, Bradley Cooper, que para além de realizar, é também o co-protagonista em dupla romântica com Lady Gaga. As adaptações anteriores de “A Star Is Born” foram todas destacadas pela Academia, por isso a versão de Cooper não deverá ser excepção.
AT ETERNITY’S GATE
Ausente na Cerimónia dos Óscares desde 2008, Julian Schnabel (“O Escafandro e a Borboleta”) poderá ser um nome a ter em atenção para a edição de 2019. O aclamado cineasta transforma Willem Dafoe em Vincent van Gogh no drama “At Eternity’s Gate”, o que também poderá representar a quarta nomeação para o próprio ator. O filme terá a sua estreia em Veneza, terminando no New York Film Festival.
THE SISTERS BROTHERS
“The Sisters Brothers” é a estreia na língua inglesa do cineasta francês Jacques Audiard, que será lançado mundialmente, em competição, no Festival de Veneza, passando depois por Toronto. O filme conta com um elenco de luxo difícil de passar despercebido em qualquer competição: Jake Gyllenhaal, Joaquin Phoenix, John C. Reilly e Riz Ahmed.
VOX LUX
“Vox Lux” de Brady Corbet irá competir e estrear no Festival de Veneza. Ainda que o filme em si possa não ter grande hipóteses de ser considerado pela Academia, o envolvimento da vencedora de um Óscar, Natalie Portman, torna-o impossível de perder. A atriz dará vida a Celeste, uma cantora Pop internacional, que se vê confrontada com o seu legado nos momentos que antecedem ao maior espectáculo da sua carreira.
WHITE BOY RICK
“White Boy Rick” de Yann Demange irá ter a sua estreia internacional no TIFF. O filme é protagonizado por Matthew McConaughey no papel do pai do mais jovem informador do FBI ao ser uma peça chave no mundo da droga antes dos 16 anos.
FIRST MAN
“First Man” reúne uma das duplas mais aguardadas de 2018, o cineasta mais novo da história do Cinema a receber o Óscar da respectiva categoria, Damien Chazelle, e a estrela do premiado “La La Land”, Ryan Gosling. Neste drama espacial Gosling será Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a lua. O filme será a sessão de abertura, em competição, do Festival de Veneza, sendo também exibido em Toronto.
THE OLD MAN AND THE GUN
A despedida de Robert Redford do grande ecrã pelas mãos de David Lowery em “The Old Man and the Gun” será apresentada em Toronto. O drama é baseado na história verídica de Forrest Tucker, um criminoso que roubou 17 bancos, foi apanhado 17 vezes, foi para a prisão 17 vezes e escapou 17 vezes. O filme conta ainda com Sissy Spacek, Danny Glover, Tom Waits e Casey Affleck.
Quais as tuas apostas para a 91ª Cerimónia?
[tps_footer]
[/tps_footer]