Festival Literário 5L | © Câmara Municipal de Lisboa

5L | Festival Literário de Lisboa até dia 9

São cinco dias recheados de eventos em formato 5L que celebram a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura. E também podes assistir online.

Começa hoje, Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Festival Literário Lisboa 5 L, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa com um programa demonstrativo da relação da língua e literatura com outros ramos culturais como a música e o cinema.

Exemplo disso é o Ciclo “Filmar Literatura”, uma parceria com o IndieLisboa, que exibe cinco filmes representativos dessa simbiose entre realizadores e autores literários: Joseph Mankiewicz e uma peça de Tennessee Williams, Fernando Lopes e um romance de Carlos de Oliveira, Francis Ford Coppola e uma novela de Joseph Conrad, Michelangelo Antonioni e um conto de Julio Cortázar, Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud e uma novela gráfica da mesma Marjane Satrapi.

Lê Também:   Livros a não perder | Seleção de maio 2021 by MHD

Espaço também para os concertos de Sérgio Godinho e Filipe Raposo com Capicua e Camané como convidados, bem como o da Lisbon Poetry Orchestra, e o que conta com a direcção musical de Sickonce e as participações especiais de Amaura, Maze, Nerve, Perigo Público e Chullage.

Destaque para os debates e mesas de autor sobre temas como o mercado nacional do livro infantil, sobre a escolha da carreira de escritor, ou o livro com uma vida e um destino para além do seu primeiro leitor, entre outros.

Do restante programa consta igualmente o roteiro performativo “Bem Essencial” e duas exposições uma de Cartas e outra de Álbuns Ilustrados. Nota final para as emissões no Instagram das “Small Talk”, breves encontros de escritores como José Luís Peixoto, Afonso Cruz, José Eduardo Agualusa e Matilde Campilho com os seus leitores.

O festival pode ser acompanhado via streaming AQUI  e para as sessões presenciais é necessário efetuar uma reserva prévia online.

Desafiamos-te também a descobrir o Atlas das Paisagens Literárias de Lisboa. O que achaste?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *