7 Coisas que (Possivelmente) Não Sabias sobre Homem-Aranha

[tps_header]

Peter Parker está esta semana de regresso ao grande ecrã e aproveitamos para explorar alguns factos menos conhecidos sobre a mitologia do super-herói dos super-heróis: Homem-Aranha!

 [/tps_header]

[tps_start_button label=”Se estás pronto para sabes tudo sobre o Spidey, CLICA AQUI” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

 




1. Os pais foram funcionários da S.H.I.E.L.D.

Peter Parker sempre foi conhecido como órfão, mas no final dos anos 60 ficamos a saber um pouco mais sobre os seus pais verdadeiros: Richard e Mary Parker eram, na realidade, agentes do governo e heróis por mérito próprio! Curiosamente, durante uma das suas missões, os pais de Peter Parker acabaram por salvar Wolverine, tendo sido, mais tarde, mortos pela Caveira Vermelha.



2. Já morreu várias vezes

É quase um rito de passagem, pelo que tal como muitos outros super-heróis, o Homem-Aranha já morreu na banda-desenhada… várias vezes, ainda que nunca por muito tempo. A primeira ocorrência foi em 2005 em “The Other”, onde foi batido por um vilão chamado Morlun. Seis anos depois, no universo alternativo de Ultimate Spider-Man na edição 160 é eliminado pelo Duende Verde.  Em 2012, na 700ª edição do Amazing Spider-Man, Peter Parker morre numa batalha contra Doutor Octopus onde este, inclusivamente, possuiu o corpo do nosso herói e assumiu o seu papel durante mais de um ano!



3. Homem-Aranha não foi exatamente o primeiro Homem-Aranha

Como é de conhecimento geral, o Homem-Aranha surgiu na 15ª edição da saga Amazing Fantasy em 1962, mas o que talvez não soubesses é que Peter Parker não foi exatamente o primeiro “Homem Aranha” da Marvel – um mês antes de Stan Lee e Jack Kirby lançarem pela primeira vez o mais icónico super-herói da banda-desenhada, uma edição da Journey Into Mystery chamada “Where will you be, when The Spider Strikes!” que se focava numa aranha que foi transformada por radioatividade. Curiosamente, nem sequer esta versão mais monstruosa e animalesca de Homem-Aranha foi a primeira da história… 15 anos antes, em 1947, a Fawcett Comics lançou a 89ª edição da Whiz Comics que foi protagonizada pelo Captain Marvel e o seu antagonista peludo e assustador Spider Man (isso mesmo, sem hífen).



4. Ataque do Clone?

Os anos 90 foram um período difícil e profundamente estranho para os fãs de banda desenhada e as coisas não melhoraram muito com o lançamento da polémica Saga Clone, onde o Homem-Aranha descobre que, afinal, não é o verdadeiro Peter Parker mas sim um clone – sendo que o verdadeiro tinha estado a viver a sua vida noutro lugar sob o nome de Ben Reilly. Para piorar as coisas, outros clones acabaram por surgir, Mary Jane ficou grávida e, eventualmente, veio a saber-se que o clone era mesmo Ben no final de contas. Ufff… até ficamos cansados.




5. Um jogador de equipa

Sendo o grande herói da cidade de Nova Iorque, é natural que Homem-Aranha esteja habituado a dividir o palco com outras “estrelas”, o que já aconteceu por diversas ocasiões. Ele é provavelmente o personagem mais sociável da Marvel e além de ter dividido quadradinhos com outros super-heróis da casa, também já partilhou a ribalta com outros personagens menos óbvios como Transformers, Super-Homem e Batman (da rival DC Comics) e até… Barak Obama: em 2008 Peter Parker foi destacado para cobrir o evento da tomada de posse de Obama e acaba por salvar o dia quando um doppelgänger do Presidente ameaça estragar a festa.




6. Esperma radioativo

Spider-Man: Reign foi uma espécie de O Cavaleiro das Trevas Renasce para o Homem-Aranha, quando o encontramos envelhecido e afastado do seu alterego super-herói, mas sendo convencido a voltar a vestir o fato de lycra para salvar Nova Iorque das Trevas. Nesta narrativa, descobrimos que Parker é viúvo e que a razão da morte de Mary Jane Watson foi a radioatividade presente nos fluídos corporais de Spidey.




7. Michael Jackson quis ser o Homem-Aranha

A Marvel tem muitas histórias loucas e absolutamente mirabolantes: uma delas remonta aos anos 90 quando Michael Jackson tentou comprar a Marvel porque… tinha o desejo (pouco) secreto de interpretar Homem-Aranha no Cinema – afinal, para quem já tinha adquirido os direitos das canções dos Beatles acima de Paul McCartney, não parecia algo impossível. O Rei da Pop abordou Stan Lee várias vezes para adquirir os direitos para fazer o filme sobre uma das maiores figuras da Marvel, mas ao perceber que dificilmente conseguiria garantir o papel para si… resolveu tentar comprar a Marvel por completo – que na altura atravessava uma das suas várias crises financeiras. Não obstante o preço de custo de mil milhões de dólares acabou por afastar definitivamente Jackson do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *