Ricardo Santos, via © European Film Promotion

70º Festival de Berlim | Joana Ribeiro é uma das novas estrelas europeias

Os 10 actores e atrizes do futuro de toda a Europa foram apresentados sábado passado à indústria internacional na Berlinale 70. Entre os dez dos mais jovens talentos do programa European Shooting Stars 2020, está a portuguesa Joana Ribeiro.

Os caçadores de talentos da European Film Promotion selecionaram este ano 10 atores e atrizes do futuro para uma apresentação internacional na Berlinale 70. O grupo de Shooting Stars 2020 inclui à cabeça a jovem actriz portuguesa Joana Ribeiro, que está a filmar ‘Infinite’, ao lado de Mark Wahlberg e Chiwetel Ejiofor, uma nova série de televisão dirigida por Antoine Fuqua. Isto, depois do seu importante papel e reconhecimento internacional em ‘O Homem Que Matou Don Quixote’, de Terry Gilliam que tarda estrear em Portugal. Além disso Joana Ribeiro tem trabalhado no cinema português em ‘Linhas Tortas’ de Rita Nunes e recentemente em mais uma versão de ‘Fatima’, do espanhol Marco Pontecorvo.

Joana Ribeiro
©European Film Promotion

Além de Joana Ribeiro, neste grupo de estrelas emergentes estão. a atriz francesa Zita Hanrot, estrela de ‘School Life’, bem como a voz de Zunaira na animação ‘The Swallows of Kabul’, candidata ao Óscar na respectiva categoria; e o ator alemão Jonas Dassler, que interpretou o serial killer Fritz Honka em ‘O Bar da Luva Dourada’, de Fatih Akin, que estreia em breve em Portugal. Juntando-se a estes estão Victoria Carmen Sonne, da Dinamarca, que teve um papel de destaque no drama de ‘Sundance Holiday’ da realizadora Isabella Eklöf; o estreante Levan Gelbakhiani, da Geórgia, que foi bailarino clássico antes de ser escolhido para interpretar o drama de ‘And Then We Dance’, de Levan Akin; e Bartosz Bielenia, da Polónia, om protagonista de Corpus Christi’, de Jan Komasa, filme selecionados para o Óscar deste ano e recém-estreado em Portugal. A atriz suíça Ella Rumpf (‘Raw’), o ator holandês Bilal Wahib (‘Layla M.’), Martina Apostolova (‘Irina’), da Bulgária e o ator estoniano Pääru Oja (‘Mihkel’), completam este grupo de jovens estrelas em ascensão.

Lê Também:   70º Festival de Berlim | ‘Never Rarely Sometimes Always’: A Caminho de Um Urso

TRAILER DO SHOTTING STARS 2020

O programa European Shooting Stars, existe desde 1998 e, tem um histórico impressionante de valorização de talentos onde se incluem Alicia Vikander, Carey Mulligan, Riz Ahmed, Marwan Kenzari, George MacKay e o português Nuno Lopes, entre outros. Recorde-se que há vários anos que Portugal não estava representado no programa European Shotting Stars.

JVM (em Berlim)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *